
A fidelização do cliente vai além da satisfação. Esta prática, ligada ao marketing de relacionamento, tem o objetivo de criar mais valor para o produto ou serviço, de forma que a empresa consiga gerar uma série de sentimentos positivos que façam o cliente retornar e lembrar-se dela. Credibilidade, conforto, bem-estar e alegria são algumas destas sensações que queremos despertar no público para que ele se apaixone por uma marca. Confira hoje sete táticas que não custam nada e que podem lhe ajudar a conseguir este efeito no seu centro de estética.
Sete super táticas para fidelizar o cliente
1) Conheça bem o seu cliente
É fundamental saber as preferências, comportamentos de compras, gostos, contatos e detalhes. Crie formas de ouvir seu feedback e fique atento às “pistas” que os clientes deixam, seja com comentários na internet ou ao vivo, entre os profissionais do seu salão de beleza. Saiba os produtos, serviços e profissionais que eles mais procuram e registre tudo isso em uma plataforma de gestão da informação. Assim, você poderá entender o comportamento e preferências de cada um dos seus clientes e estar sempre um passo à frente dos seus desejos e necessidades.
2) Crie uma experiência única de atendimento
Com base nas informações adquiridas, invista no atendimento. Isso depende de poder contar com uma equipe de profissionais bem treinados e de processos estabelecidos a partir de uma estratégia. O fluxo do atendimento deve ser realizado de forma personalizada, sim, mas a equipe que o desempenha deve ter os processos claros; saber utilizar a gentileza, o sorriso, as perguntas e as ações desempenhadas a fim de garantir uma entrega completa. O cliente do seu centro de estética deve sentir que ele é único e que você se preocupou com todo o cuidado para entregar um atendimento especial, sempre que ele precisar.
3) Construa mais valor agregado oferecendo vantagens
Entregue mais valor por um preço justo para que seu público tenha uma percepção única do seu centro de estética. Isso é possível por meio de ações diferenciadas que vão além do serviço procurado: atenções, brindes, mimos por aniversário ou datas especiais, atendimentos diferenciados, uma oferta personalizada são algumas das possibilidades. Otimize o tempo do cliente, mostre que você o conhece, ofereça-lhe aquilo que está de acordo com seu perfil. Também ajuda criar um ambiente onde o seu consumidor se sinta em casa. Um espaço agradável e bem decorado, internet grátis, um lanche ou café para quando ele precisar esperar sem pagar nada por isso, contribuem com a sensação de que é muito mais agradável escolher a sua empresa do que a concorrência.
4) Meça a satisfação do público do seu salão de beleza
Gerenciar implica contar com informações e estatísticas mensuráveis: saber quais fatores impactam no aumento das vendas, quais os tratamentos mais procurados, o que deixa seu público mais satisfeito, o funcionário que está se destacando, entre outros dados valiosos para a gestão do seu centro de estética. Se houver falhas, tenha um protocolo que o auxilie a contorna-las e estabeleça uma comunicação eficiente para resolver o problema, humilde e tranquilamente. Meça o sucesso das suas ações de marketing com ferramentas especializadas.
5) Esteja presente antes, durante e depois da venda
Antes, conte com as ações de relacionamento e divulgação dos seus serviços. Aposte no marketing para centros de estética a fim de ganhar clientes, e conte com ferramentas como o e-mail marketing, newsletter, site e blog da sua clínica de estética, redes sociais e publicidade para fazer-se lembrar. Durante as sessões e tratamento, aposte no bom atendimento e no diálogo. Confira nossas dicas para manter ótimas conversas com os clientes do seu centro de estética. Depois, aproveite que você já o conhece bem e esteja presente por meio de ações de marketing personalizadas e captação de testemunhos. Acompanhe os comentários nas redes sociais, adote mecanismos para avaliar e gerar resenhas sobre os seus serviços: pode ser um formulário de papel, uma entrevista ou mesmo uma sessão de gravação de vídeo onde o público pode contar sua experiência.
6) Tenha programas de fidelidade e recompensa
Voltar ao seu centro de estética e indicá-lo devem representar uma vantagem. Algumas ideias são implantar programas de fidelidade, como o Programa de Pontos de FLOWww: quanto mais fiéis sejam seus clientes, mais pontos ganharão para trocar por novos tratamentos e produtos. Além disso, os pontos poderão ser usados como forma de pagamento. O Programa “Convide um Amigo” também é interessante para fidelizar o cliente, pois ele poderá obter descontos e pontos enquanto cresce seu número de novos usuários. São várias as possibilidades em termos de ações de fidelização de clientes para centros de estética; escolha a melhor para seu negócio. Utilize um software para salão de beleza para lhe ajudar na criação destas campanhas.
7) Conte com as ações de marketing de relacionamento
Utilize-se da tecnologia como uma aliada para promover seu negócio e chegar ao coração dos clientes conhecidos e novos. As campanhas de marketing SMS para negócios de estética ou por e-mail são uma excelente ferramenta, assim como a funcionalidade FLOWww de Promoções Especiais, que elabora promoções simples e efetivas, dentro do perfil de cada cliente. Incremente suas vendas oferecendo a compra de bônus e pacotes online, oferendo a seu público os tratamentos que mais se identificam com suas preferências. Entre em contato no aniversário, em datas especiais e mantenha-o informado de promoções e novidades que possam ser de seu interesse.
Esperamos que nossos conselhos os ajudem a aumentar suas vendas e a encantar seus clientes! Se ainda não tem um sistema de gestão para seu centro de estética, não deixe de experimentar FLOWww. Contamos com uma equipe especializada, 365 dias por ano, pronta para atendê-lo e lhe ajudar a vender mais e a encantar seu cliente.