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Gestão de Marketing: ferramentas que irão torná-la mais efetiva!

> Gestão de Marketing: ferramentas que irão torná-la mais efetiva!
Gestão de Marketing

Quando você pensa em marketing provavelmente você visualiza ações de publicidade, como lançamentos de produtos, oferecimentos de descontos e promoções e tudo mais que estiver relacionado a comunicação, com um intuito principal: gerar lucratividade para a empresa. Esta visualização não está errada, mas possui uma perspectiva superficial.

 

Gerar lucro e desencadear um aumento de vendas são duas movimentações que não se sustentariam apenas com uma ação pontual. Por exemplo, se você deseja aumentar o fluxo de atendimentos no seu salão de beleza, não basta implementar promoções, é necessário ter ações estratégicas para captar, reter (nutrir) e fidelizar seus clientes. Sendo assim, a gestão de marketing corresponde ao controle dos processos, métricas, táticas, ferramentas e meios que o marketing utiliza para caminhar em busca das vendas. 

 

O Brasil é bastante desenvolvido nesta área de marketing e comunicação, criatividade e perspicácia são praticamente dons genuínos de boa parte dos brasileiros. Mas para o seu negócio de estética e beleza alcançar novos resultados e o sucesso desejado, você precisará ter uma gestão de marketing efetiva e para isso poderá contar com ferramentas tecnológicas!

 

Continue lendo, para entender mais sobre. 

 

Por que ter uma gestão de marketing é importante para o seu negócio de estética e beleza?

 

Se você está no processo de abertura de um negócio, ou se já tem o seu negócio em operação sabe da importância de divulgar seus serviços e produtos. Inclusive com o uso massivo das redes sociais, não expor e engajar a sua empresa de forma online, te coloca em posição de atraso comparado aos seus concorrentes. Contudo, apenas criar redes sociais para o seu negócio, e fazer cartões e vouchers para deixar no balcão da recepção não fará do marketing a ferramenta que trará os resultados que você almeja. 

 

Também é verdade que não adianta você atender seus clientes, ser simpático e apenas torcer para que eles retornem e no dia de baixo fluxo de atendimentos se desesperar em promoções e liquidações de produtos. O marketing não se limita a divulgação do seu negócio, mas abrange:

  • O preço que será aderido aos seus serviços e produtos;
  • A comunicação e o relacionamento com os seus clientes;
  • O planejamento de ações estratégicas em redes sociais e canais de mensagens;
  • A identidade visual da sua empresa e como ela impactará inclusive no atendimento e comportamento da sua equipe. 

Compreender a profundidade e o alcance do marketing é a resposta do porque você precisa ter uma gestão de marketing e como ela será relevante para o crescimento do seu negócio. Todas essas funções que compõe o marketing precisam ser orquestradas em sintonia, para que juntas direcionem sua clínica ou salão a conquistar novos resultados a curto, médio e longo prazo. Para obter uma gestão de marketing efetiva é fundamental contar com ferramentas tecnológicas, que sejam ágeis, completas e automatizadas. 

 

 

Como as ferramentas disponíveis em um software de gestão e marketing como a flowww poderão tornar sua gestão mais efetiva?

 

#1 Campanhas de marketing para divulgação de serviços, produtos, promoções e eventos. Tenha acesso a recursos que oferecem processos completos.

  •  Criar uma campanha no sistema: para que você inicie o processo de divulgação é importante que antes você trace quem é seu público-alvo, em qual intervalo de tempo esta campanha ocorrerá, quais serão as promoções ou descontos oferecidos, se haverá algum investimento ou não, e dados que deixem os objetivos ainda mais esclarecidos. Feito isso, crie a campanha no sistema.

  • Criar promoções ou descontos específicos para essa campanha: um sistema de gestão oferece principalmente a organização de dados. Pensando nisso, crie em seu sistema descontos e promoções que sejam específicos da sua campanha, para que quando seu cliente visitar sua clínica ou salão, gaste menos tempo no momento de pagamento. 

  • Estabelecer um meio estratégico para que o novo cliente entre em contato com o seu negócio, inclusive utilizando as redes sociais: para isso, a flowww possui Formulários de Captação. Por meio deste é realizada a colheita de dados básicos do cliente, e dá a oportunidade do mesmo entrar em contato direto com seu negócio. Através do preenchimento de dados do formulário, seu cliente já aparecerá em seu sistema flowww automaticamente.

  • Conheça quais são os meios de captação mais fortes do seu negócio e quais precisam ser fortalecidos: para que você saiba por qual canal de comunicação o cliente encontrou o seu negócio, o sistema dispõe da seção "Origens". Além da oportunidade de reconhecer este meio de captação e fortalecê-lo.

  •  Segmente sua base de dados da campanha criada e comece a trabalhar nestes novos contatos, em rumo a fidelização de clientes! Na seção de clientes > Aquisição de Clientes > você poderá selecionar a campanha criada e trabalhar nestes contatos que estão disponíveis em seu sistema, inclusive segmentando-os pela sua etapa de vida dentro do seu negócio. Por exemplo, a pessoa que deixou um comentário utilizando o formulário é apenas um novo contato, um contato qualificado (lead), ou cliente? Para que você possa ser ainda mais assertivo na comunicação, no que irá oferecer e como deverá proceder é imprescindível entender o ciclo de vida do cliente.

  • Esteja atento se o contato captado pela sua campanha está sendo cuidado constantemente, caso contrário você não obterá resultados: para o controle de captação, ou seja, para que você saiba se o contato foi nutrido por meio de uma ligação ou mensagem, se é preciso retornar em outro momento ou ainda se não há interesse do cliente, você poderá acessar essa lista de aquisição que trará estes dados de forma ordenada. 


 

#2 Comunicação ativa, atenciosa e consistente!

  • Workflows: não basta apenas captar um contato, é preciso retê-lo e para isso você precisa utilizar a comunicação a favor, sendo presente, ativo e consistente. Os workflows podem ser criados com objetivos específicos, seja para desejar boas vindas ao novo cliente, agradecer pela confiança após a realização de um tratamento, informar sobre sua campanha de marketing e assim por diante! Com estes Workflows, você poderá selecionar os contatos, programar o envio automático de mensagens, e-mails marketing e até mensagens PUSH por meio de um App e escolher o período em que essa comunicação estará ativa.

  • WhatsApp diretamente da ficha cadastral do cliente: na flowww seus profissionais podem deixar comentários nas fichas cadastrais dos clientes logo após a realização de um tratamento, por exemplo. Para que você possa ter contato direto com este cliente, é possível que ao entrar em sua ficha você envie uma mensagem WhatsApp, oferecendo um novo agendamento, ou questionando se está gostando dos serviços ou produtos adquiridos.  

 

#3 Fique de olho nas estatísticas e acompanhe seus resultados acessando os relatórios disponíveis no sistema:

  • Relatório da Ferramenta de Captação: acesse e entenda qual fim tiveram os clientes captados na sua campanha de marketing, qual deles realizaram agendamento, um orçamento, quais não responderam ou ainda permanecem recebendo chamadas. Para isso acesse a seção estatística > relatórios > e o relatório em questão.

  • Listas de Novos Clientes, primeiras compras e primeiros procedimentos realizados: acompanhe quem são os clientes que precisam ser conquistados e estimulados para permanecerem em recorrência. Para isso, acesse a seção estatística > listas > selecione entre os filtros.

  • Acompanhe o retorno de investimento (ROI) que sua campanha obteve: acessando a seção marketing > campanhas > campanha em questão > ROI, você terá informações detalhadas do quanto você lucrou, quanto custaram os novos clientes e também os leads. Dessa forma, você poderá se preparar para as próximas campanhas e selecionar quais ações geraram sucesso ou o oposto.


Quais são os benefícios de ter uma gestão de marketing em seu negócio?

  1. Conhecer profundamente o seu público-alvo e o comportamento do mercado.
  2. Fortalecer a relação com os seus clientes e ter uma comunicação poderosa em conversão.
  3. Ganhar eficiência nos processos, e ter uma base de dados ordenada e segura.
  4. Focar em resultados ainda maiores com ações mais assertivas para o seu negócio, graças a otimização de tempo e automação de tarefas.
  5. Gerar insights para os demais setores do seu negócio de estética e beleza, como para gestão de estoque e compra, por exemplo.
  6. Tornar sua equipe ainda mais motivada e com expectativas reais.


A gestão de marketing do seu salão de beleza ou da sua clínica estética deve contar com ferramentas tecnológicas para obter o sucesso que você deseja. Para isso é imprescindível se apoiar em um software de gestão e marketing voltado para o nicho da beleza como é o caso da flowww

 

Experimente como é prático utilizar os recursos citados e colocar em ação suas campanhas. Não perca mais tendo adiando o aumento das suas vendas e dos agendamentos em seu negócio.

 

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