
Como você tem administrado os produtos destinados ao uso interno do seu negócio de estética e beleza? Você sabe quais são eles, a quantidade que é comprada e utilizada por mês? E em relação aos itens que são para exposição e venda? Quais são os mais consumidos? Há quanto tempo estão parados em seu estoque? Quantas unidades tem disponíveis? Qual a sua validade?
Se você não tem domínio sobre essas informações, então possivelmente você está tendo prejuízos e perdendo a oportunidade de aumentar suas vendas! Se você está se perguntando, como pode mudar essa situação, a resposta é basicamente ter um gerenciamento de estoque eficaz e ordenado! No artigo de hoje, você encontrará todas as informações que precisa, para potencializar a gestão do seu estoque. Continue lendo.
O que é o gerenciamento de estoque em negócios de estética e beleza?
Em todo e qualquer negócio, há produtos que são utilizados para a rotina interna da empresa. Em negócios de estética e beleza o uso/consumo é ainda maior, considerando que há diversos procedimentos e tratamentos que exigem o uso de determinados materiais diariamente, como: luvas, toucas, gaze, toalhas, protetores de maca descartáveis e assim por diante.
Além destes itens que fazem parte do funcionamento do negócio, há produtos que são destinados a exposição para vendas. A venda destes produtos são uma fatia da lucratividade do negócio, e por isso também devem ser geridas, a começar pelo estoque.
Sendo assim, o gerenciamento de estoque é o controle sobre os recursos - desde o tempo, a armazenagem e até a mão de obra de produtos. Contudo pensando em um negócio de estética e beleza, a gestão de estoque estará relacionada a garantir um giro de estoque eficiente, impedindo que materiais sejam desperdiçados, vencidos ou até mesmo extraviados, além de certificar o tempo de vida do item no estoque, evitando que vendas sejam perdidas e que a empresa tenha prejuízo colecionando produtos estagnados.
Ademais, o processo de giro de estoque busca gerar um fluxo constante de entrada e saída de produtos de forma estruturada! Por exemplo, se em sua clínica estética a venda de protetor solar facial faz sucesso, você deve se planejar para que nunca falte e tenha um bom timing de venda entre a chegada do produto até a saída. Este método de giro, também procura reduzir os custos gerados, sendo assim seu orçamento estará sempre alinhado evitando inclusive o excesso de mercadoria.
Como funciona o gerenciamento de estoque?
A forma como o gerenciamento de estoque funciona depende muito das técnicas escolhidas por cada negócio. Há negócios que controlam o ambiente de armazenagem e os produtos de forma manual, utilizando cadernos ou planilhas no Excel. Entretanto, há clínicas e salões de beleza que já aderiram sistemas ERP sendo assim, a rotina de giro de estoque funciona de maneira ordenada e automatizada.
Comparando as duas formas de funcionamento citadas, obviamente que contar com um sistema de gestão é muito mais prático e até mesmo seguro. Por exemplo, em um sistema ERP você terá acesso a quantas unidades você possui do produto "x", qual a validade, e pode até mesmo registrar o lote. Além disso, quando o produto for utilizado ou vendido, a unidade será descontada automaticamente - assim você não corre o risco de esquecer e encontrar falhas no inventário futuramente. Também é possível que você acesse o histórico de venda dos produtos e entenda como tem sido o comportamento de compra dos seus clientes. Todos estes dados estarão armazenados em nuvem, ou seja, não serão perdidos e estarão protegidos.
Levando em conta que o estoque é simplesmente um espaço temporário para armazenar os produtos, e o objetivo é que estes tenham uma boa saída o mais rápido possível, há pontos que devem ser considerados para obter um fluxo saudável deste estoque - independente de qual forma será escolhida para gerenciá-lo. São eles:
- Qual o orçamento para compra dos produtos?
- A qual preço este produto será vendido?
- Qual é o momento certo para reabastecer o seu estoque?
- Há quanto tempo o produto tende a permanecer no estoque?
- Quanto aos produtos para uso interno: quanto é necessário para o mês?
Conheça as 3 principais vantagens de obter um sistema ERP no gerenciamento de estoque do seu negócio!
Que você já sabe que um sistema ERP torna a gestão mais ágil, prática e segura não é mais novidade, mas veja as principais vantagens que você pode ter em seu negócio ao obter um sistema de gestão integrado - abrangendo inclusive seu estoque e compra!
#1 Automação de Processos.
Otimizar o tempo automatizando processos simples, te dará a chance de focar nos dados obtidos e traçar ações estratégicas para impulsionar as vendas do seu negócio de estética e beleza. Com um sistema ERP, o controle dos seus produtos - entrada, saída, baixa a cada venda realizada e atualizações no volume de itens - bem como cálculos, históricos e relatórios serão gerados de forma automatizada.
#2 Integração de Informações.
Ao gerir seu negócio contando com um sistema ERP, você terá acesso a todas as informações de forma integrada. Portanto, você poderá compreender não apenas o seu estoque, mas o caixa do dia, qual foi o cliente que consumiu determinado produto, qual o foi o vendedor que o vendeu, e ainda poderá atribuir um valor ou porcentagem de comissão para o profissional que realizar vendas. Todos os setores funcionarão em conjunto, e você poderá acompanhar o desempenho de forma ordenada.
#3 Atualização em tempo real.
Operações manuais são muito mais passíveis de falhas do que contar com um sistema que flui de forma automática. Além disso, a atualização em tempo real te oferecerá o benefício de estar à frente de determinadas situações e evitar que certos conflitos existam. Além disso, sua equipe terá menos desgaste com tarefas simples e poderá focar totalmente na experiência do cliente.
Os erros mais comuns cometidos no gerenciamento de estoque!
Ao gerenciar um estoque, é possível que determinadas práticas e métodos acabem se tornando erros comuns. Estes erros por sua vez refletirão diretamente na lucratividade do negócio, causando prejuízo para o proprietário. Atente-se à alguns deles:
- Tratar o estoque como um setor independente: o estoque representa o armazenamento de produtos, o investimento que foi feito para adquiri-los e a expectativa de lucro projetada ao vendê-lo. Para que seu estoque tenha um bom fluxo, é necessário compreender as necessidades e desejos dos clientes bem como seu comportamento de compra - o quanto estão dispostos a pagar?. Também é preciso que sua equipe de profissionais saibam como vender o produto e entendam qual é o momento certo de oferecê-lo. Desta forma, tratar o estoque apenas como prateleiras que guardam produtos é um grande erro.
- Não cultivar um bom relacionamento com os fornecedores: há diversas chances de negociações com fornecedores que podem ser benéficas para o seu negócio. Trata-se de uma relação recíproca, você precisa dos produtos fornecidos e eles precisam vender o que produzem. Sendo assim, não manter uma boa relação te impedirá de propor um pagamento com desconto se realizado à vista, receber o produto com certa urgência ou ao menos sem perder o timing, saber quais são os novos produtos do mercado, entre outros fatores que poderão atrasar o seu negócio.
- Não ter atenção nas mudanças de demanda: é comum que em determinadas épocas certos produtos deixem de ser consumidos, ou ainda por estarem disponíveis em outros meios de venda online sua demanda caia. Por isso é importante se atentar antecipadamente de quais produtos estão sendo mais consumidos, quais são as tendências do seu nicho de mercado, e quais produtos já estão tendo uma saída mais lenta. Observar essa movimentação de consumo te ajudará a evitar excessos ou até mesmo faltas, caso a situação seja inversa.
- Não se preparar para as datas comemorativas: há datas comemorativas que naturalmente fomentam as vendas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Não preparar seu estoque e ter que lidar com a falta de produto representará um grande prejuízo e ainda mais - frustrará seus clientes que buscarão seu negócio em confiança! Este erro não faz com que seu negócio somente perca vendas, como também reduz a chance de conversão e fidelização de clientes.
- Não utilizar soluções tecnológicas: hoje contar apenas com uma operação manual é perda de tempo e dinheiro. Possivelmente os concorrentes da sua clínica estética ou salão de beleza já contam com a ajuda de um software, que garante que todas as tarefas diárias estão ordenadas e feitas automaticamente. Por exemplo, contar com um sistema ERP em sua gestão de compra e estoque - te dará domínio de informações relevantes que te capacitarão a tomar decisões antecipadas a fim de garantir lucro para o seu negócio.
Implemente boas práticas na gestão do seu estoque!
- Crie uma rotina e defina pelo menos um dia da semana para realizar o giro de estoque;
- Registre seus produtos à uma tarifa avançada, para isso conte com um sistema de gestão;
- Delimite a quantidade de produtos - máxima e mínima - compreenda sua demanda;
- Mantenha seu estoque mapeado e organizado;
- Treine sua equipe para que estejam capacitados a compreender um sistema de gestão e manter um funcionamento ordenado do seu estoque;
- Tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores;
- Realize monitoramentos constantes em seu estoque e compras.
Obter um gerenciamento de estoque efetivo apesar de ser trabalhoso, pode ser mais simples, caso você decida contar com um sistema ERP como a FLOWww! Mantenha o funcionamento do seu negócio fluído e o crescimento constante, tendo os dados mais relevantes em suas mãos. Peça hoje uma demonstração personalizada e gratuita e experimente tudo o que nosso software pode oferecer ao seu negócio de estética e beleza.