Em negócios de estética e beleza é bastante comum a rotatividade de clientes, é a tal da mescla de leads e clientes fiéis no mesmo dia, contudo na próxima semana sua agenda enfrenta lacunas de horários sem atendimentos.
Você já percebeu que frequentemente pessoas visitam seu salão de beleza, ou clínica estética uma única vez e depois não retornam? Ou ainda, aqueles clientes que antes eram recorrentes passam meses sem consumir procedimento algum? Isto ocorre por falhas em sua gestão de clientes!
Para que seu negócio mantenha um bom fluxo de atendimentos, e cresça cada vez mais, sua gestão de clientes deve ser eficaz, tanto no momento de captar quanto nos momentos seguintes de nutrir, reter e fidelizar. Mas como tornar sua gestão bem estruturada e articulada? É o que vamos discutir no artigo de hoje, continue lendo.
Como ter uma gestão de clientes que seja estruturada e que tenha eficiência na conversão?
A gestão de clientes é uma prática que visa ordenar todos os contatos a fim de oferecer soluções específicas, aumentando as chances de se tornarem clientes fidelizados. Mas como tornar essa prática estruturada e fazer com que estes dados organizados representem eficiência na conversão? Acompanhe algumas dicas e processos valiosos:
#1 Conte com um parceiro tecnológico, e trabalhe sua gestão de clientes, desenvolvendo pontos desde a captação à fidelização.
Normalmente este é o último item citado nas listas de "O que fazer para ter uma gestão eficiente", isto porque frequentemente é o ponto que possibilita o argumento de venda do software, que o blog busca vender. Mas decidimos listar essa dica antes de qualquer outra, com o intuito de que você reflita sobre como contar com um sistema ERP pode tornar sua gestão mais avançada, estruturada, controlada, ágil, e segura e não para que você necessariamente compre nosso software. Não é um apelo, mas um bom conselho.
Para começar, uma das principais vantagens de contar com um parceiro tecnológico, é a chance de obter todos os dados sob controle, de forma organizada e disponível a qualquer momento. Por exemplo, quais dados você tem sobre seu cliente?
Você reconhece suas informações básicas, possui formulários médicos, como fichas de anamnese que tornem as indicações de procedimentos mais seguras e assertivas ? Você sabe qual é o histórico de consumo desse cliente em seu negócio? Seu cliente fez comentários relevantes na última visita que teve em seu salão? Como está disponível a ficha cadastral dos clientes?
Esta disposição de informações é fundamental para sua gestão de clientes, portanto busque armazenar os dados de maneira que estejam ordenados para você criar ações estratégicas. As três ações que são como uma base para o funil de conversão, são: captar, nutrir e fidelizar, e você deve ter um plano para cada uma delas, e aí está a importância de contar com recursos completos. Acompanhe algumas dicas muito relevantes para obter uma gestão de clientes que seja eficiente:
- Pensando na captação e no conhecimento que você tem dos seus clientes: segmente as informações, conheça quem é o público-alvo que deseja ter, em quais canais essas pessoas estão ativas -consomem conteúdo, efetuam compras e recebem mensagens - quais são suas principais procuras, necessidades e mais.
- Crie campanhas de marketing que sejam atrativas e que deem a chance de você desenvolver uma relação com o cliente no negócio. Você deve considerar criar ações de vendas que sejam chamativas para o o seu público-alvo e para os seus clientes, e que a partir dessas, uma porta de contato seja aberta para você aproximar o cliente ao seu negócio.
Como anda sua gestão de marketing? Neste momento de atração, conte com recursos que facilitem essa construção, como um formulário de captação, uma lista de captação que reúna os contatos que se interessaram pela promoção de vendas, e que você possa tomar uma ação a partir dela, como ligar, mandar mensagens e nutrir.
- Pensando em seus clientes e nas ações que você toma para desenvolvê-los: você deve buscar conhecê-los, compreender quais são suas demandas e necessidades. Nutri-los, e beneficia-los proporcionando uma experiência única que seja um ponto decisivo na conversão. Eles recebem mensagens, como lembretes do dia em que possuem um agendamento? Promoções e ações especiais? Mensagens de agradecimento pela confiança? Mensagens parabenizando por seu aniversário?. Seus clientes são convidados a participarem de Programas de Indicação?
- Quem são seus clientes recorrentes? Quais são as vantagens que possuem por depositar confiança e lealdade em seus serviços?. Atrair novos contatos é muito importante para que seu negócio cresça, mas a recorrência de clientes é a base de negócios de estética e beleza. Se você se perguntar sobre qual o valor de um cliente, a resposta é simples: é inestimável, contudo conquistar novos clientes tem maior custo do que fidelizar aqueles que já frequentam sua clínica ou salão. Atente-se a estes clientes fiéis, e faça valer a pena a lealdade dos mesmos.
Uma gestão de clientes bem estruturada e que seja eficiente, terá muito bem esclarecido em qual fase do funil de conversão está cada contato da sua base, e a partir disso poderá se movimentar para agir de forma assertiva e condescendente com o momento. Sabendo o que oferecer, em qual momento oferecer e como será oferecido o serviço, produto, avaliação gratuita, ou ferramenta que parecer convir.
#2 Treine sua equipe de vendas e seus profissionais para que estejam alinhados nas ações estratégicas de conversão.
Para levar sua gestão de clientes de forma articulada e com uma fluidez natural, você deve contar com uma equipe bem treinada. Um atendimento educado, proativo, e gentil faz toda a diferença. Seus profissionais precisam estar empenhados em reter e fidelizar clientes.
Estimule sua equipe de profissionais a construírem sua própria agenda de clientes, conquistando e fidelizando aqueles contatos desde a primeira vez que visitarem o negócio. Os profissionais podem utilizar um espaço para armazenar comentários interessantes realizados pelos clientes, como preferências e expectativas. Também devem estar atentos, as últimas vezes que seus clientes estiveram na clínica, para que possam enviar mensagens convidando para uma nova visita.
#3 Trabalhe a comunicação do seu negócio, lembre-se que este é principal canal de vendas.
A forma como a comunicação é realizada é fundamental, bem como a frequência e os canais utilizados. De nada adianta disponibilizar o WhatsApp do seu negócio, ou criar redes sociais, se o seu cliente não recebe conteúdo de qualidade - que seja informativo e atrativo - ou ainda, se suas mensagens levam dias para serem respondidas. Por fim, a comunicação deve ser constante e presente.
Como tornar a experiência do cliente única e quais são as dicas para uma boa captação, retenção e fidelização?
- Ambiente e atendimento agradáveis: a experiência do cliente em contato com a sua equipe, com a qualidade dos serviços e com o ambiente é muito relevante. Por vezes, só a forma como seu cliente se sentirá, será o necessário para que ele retorne mais vezes. Por isso capriche no atendimento, na limpeza e organização do local, pense em tornar a espera pelo procedimento o mais confortável possível.
- Organização das informações e atenção aos detalhes: ter os dados dispostos de forma ordenada, fará com que o tempo seja otimizado, tanto para equipe de profissionais, quanto para os clientes. Além do mais, isto evitará possíveis confusões e poderá aproximar a relação do cliente com o seu negócio.
Por exemplo, na última visita da sua cliente, ela lhe contou que sentia muita dor quando a massagem era de maior intensidade no ombro esquerdo. Nesta próxima sessão, você lerá a ficha de cadastro com o comentário armazenado da outra vez, e colocará menor intensidade na massagem, questionando se sua cliente se sente melhor. Isso mostrará atenção e cuidado com suas necessidades. - Facilidade e comodidade para ações simples, como agendar um horário ou comprar um produto. Com toda a correria da rotina, facilitar a decisão de compra dos seus clientes, é um ponto positivo e torna a experiência ainda melhor. Pensando nisso, oferecer um aplicativo para agendamento online, e que também permita realizar compra de produtos, deixará tudo mais prático e confortável para o cliente, inclusive este pode ser um ponto que o fidelizará.
- Promoções de pacotes e serviços, focados na captação de clientes. Para atrair seus clientes, crie uma campanha de marketing, com promoções de pacotes e serviços, focado na captação de novos clientes. Por exemplo: "Ganhe 10% de desconto no pacote verão realizando seu primeiro agendamento". Para que esta campanha tenha retorno, você precisa ter suporte para captação desses leads, é necessário colher dados básicos, entrar em contato oferecendo um orçamento ou um agendamento, e realizar um acompanhamento do processo de conversão.
- Desenvolver uma comunicação constante e atenciosa, retendo clientes de forma nutritiva. Como você tem se comunicado com seus clientes? Em quais canais eles estão ativos? Uma boa dica para que seus clientes tenham uma experiência única em seu negócio, é estender o excelente atendimento presencial aos seus canais de comunicação.
Seja rápido em responder por WhatsApp, comunique sobre eventos e promoções, convide para um agendamento, agradeça pela confiança. Crie conteúdo de qualidade nas redes sociais, faça publicações informativas, mostre os resultados dos seus serviços, compartilhe feedbacks. Aproxime-se do seu cliente, seja humano. - Fidelizar clientes com ações especiais: com toda certeza a relevância do cliente recorrente para o seu negócio, já ficou bastante esclarecida, por isso é hora de você pensar em recompensá-los. Ofereça uma sessão gratuita de um dos seus serviços mais consumidos, brindes na próxima sessão que for realizada, preços especiais para pacotes personalizados, e demais ações que venha beneficiá-los!
Para ter uma boa gestão de clientes, é imprescindível contar com um software de gestão e marketing que ofereça recursos completos para captação, retenção e fidelização de clientes. Dados ordenados em fichas cadastrais, buscas avançadas, estatísticas e mais são ferramentas que otimizarão tempo e permitirão que tanto você como gestor, quanto sua equipe estejam 100% focados nos clientes.