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7 desafios de um salão de beleza e como lidar com eles

> 7 desafios de um salão de beleza e como lidar com eles

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7 desafios de um salão de beleza

Todos sabemos que iniciar um negócio não é fácil e os desafios começam no momento em que surgem as primeiras ideias e motivações. Desde a elaboração do plano de negócios até a fidelização do cliente, gerenciar um centro de estética exige atenção 360 graus. As dificuldades são grandes, especialmente no começo. Como lidar com elas? No post de hoje, listamos sete desafios de um salão de beleza que está começando e sugerimos algumas maneiras de contorná-los para fazer seu negócio crescer cada vez mais.

 

1. Contar com profissionais de estética bem treinados

 

Dentro do setor de estética, o sucesso está diretamente ligado à qualidade dos serviços prestados e, por tanto, ao preparo e à atuação dos profissionais de estética que trabalham com você. Pessoas desmotivadas, despreparadas, que não gostam do que fazem são o pior cartão de visita que seu salão de beleza pode ter. É essencial investir não somente no treinamento e atualização permanentes de seus funcionários, mas também na fidelização destes, a fim de evitar uma alta rotatividade, que também é um aspecto prejudicial aos negócios de estética. É fundamental que seus funcionários saibam por que estão ali, compartilhem seus objetivos e lhe ajudem a reter os clientes. Controle sua frequência, produtividade e organize as comissões com um bom sistema de gestão online que tenha estas funcionalidades.

 

2. Controlar os dados financeiros e as comissões

 

O descontrole financeiro é um dos grandes motivos dos negócios que fecham suas portas. Por isso, o controle diário é essencial. É preciso sempre saber quanto se tem de reserva, quanto é necessário gerar no mês e quanto entrou no seu salão a cada dia. Utilize a tecnologia para ajudá-lo. FLOWww, por exemplo, oferece um sistema de controle do faturamento que se integra com a agenda online para salão de beleza, combinando todas as informações de horários, faturas, formas de pagamento e ficha do cliente. 

 

3. Fazer gestão de estoque e materiais

 

Estoque cheio ou vazio demais pode ser um problema, pois representa ou capital parado, ou falta de produtos essenciais para a venda de tratamentos. É preciso saber sempre o que falta e o que sobra no com um bom controle de estoque, a rotatividade, a validade dos produtos, a quantidade de uso de cada um. Lembre-se de que a receita do seu salão está ligada à quantidade de serviços que consegue oferecer e ao número de produtos que vende.  Um bom programa de gestão e marketing conta com ferramentas que permitem administrar a quantidade de produtos de beleza armazenados e avisar quando algum dele está a ponto de acabar. Saiba com antecipação quando é a hora de realizar um novo pedido, quais foram os pedidos que chegaram em promoção, os que tiveram maior rentabilidade ou melhor recepção entre os clientes.

 

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4. Encontrar bons fornecedores e materiais de alta qualidade

 

Além de saber o que comprar e a hora certa de fazê-lo, é fundamental saber onde. Comprar bem inclui escolher um produto de qualidade, com bom preço, prazo de entrega e condições de pagamento que lhe atendam. Negocie sempre e pesquise entre pelo menos três fornecedores de cosméticos ou equipamentos para estética antes de escolher. A eleição da compra também depende do seu conhecimento sobre os produtos, as exigências do cliente e as tendências. Busque conhecimento, entre em grupos de outros profissionais de estética nas redes sociais, converse, troque ideias. Busque o melhor custo-benefício e fuja de mercadorias de má qualidade, que depõem contra seu negócio. Também é recomendável ter sempre mais de um fornecedor com quem contar, para evitar problemas com falta de produtos em estoque.

 

5. Ter uma estratégia de marketing bem definida

 

Como sempre dizemos aqui no blog de FLOWww, o marketing para estética é o meio (essencial) pelo qual se vende um serviço ou produto. Uma estratégia equivocada representa clientes que não voltam, não aparecem, não lhe indicam a seus conhecidos, enfim: insucesso na certa. Conheça sempre o perfil detalhado de seu público-alvo, muito além de seus contatos e informações básicas. Saiba também suas preferências, gostos, contatos e comportamentos. A partir disso, busque soluções de vendas e divulgação adequadas para este grupo. Monitore e mantenha contato com os clientes mais fiéis. Crie ações e promoções direcionadas. Invista em programas de fidelização: quanto mais fiéis são seus clientes, mais vantagens devem ganhar em seu centro de estética.

 

6. Saber o retorno de cada tratamento de beleza

 

Este item também faz parte, de alguma maneira, do controle financeiro, tão essencial à atividade no setor de beleza. Quanto se gasta em termos de tempo, dinheiro e materiais em um tratamento? Qual o percentual de retorno financeiro sobre todo este gasto? Tenha este cálculo na ponta da língua ao criar e oferecer um tratamento, levando em consideração também o valor da hora de trabalho do funcionário que irá desempenhá-lo. Só assim será possível estabelecer um serviço que valha a pena, a um preço justo, com uma margem de lucro interessante e um benefício real também para o seu público. Conte com um bom software para clínica estética para ter todos estes números à mão.

 

7. Estudar o mercado e ficar por dentro das tendências

 

O que está em alta no mercado de estética? Quais as novidades em termos de tratamentos estéticos, produtos, maquiagens, cores, cortes? O que meu concorrente está fazendo? Saber tudo isto é fundamental para poder estar sempre um passo à frente, antecipar os anseios do consumidor e melhorar cada vez mais como empreendedor. Atualização e busca por conhecimento são itens que devem fazer parte da rotina do proprietário e dos funcionários de um salão de beleza. Ler publicações especializadas, acompanhar páginas e blogs de estética e comunidades relacionadas ao tema na internet, investir em cursos e atualizações, fazer pesquisas de satisfação com os clientes são formas de adquirir informações valiosas que lhe ajudarão a analisar o mercado e aprimorar seu atendimento.

 

Saber contornar todos estes desafios e muitos outros faz parte de uma gestão eficiente. Esta gestão está sempre atenta a todos os aspectos do negócio e acompanha sempre a situação dos funcionários, dos clientes, dos produtos, dos fornecedores, das vendas e dos números. É possível manter tudo sob controle sem desespero nem complicações, com um bom programa para centros de estética, como FLOWww. Clique e experimente gratuitamente!

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