
O crescimento e rentabilidade do seu negócio estão intimamente relacionados com a fidelização dos seus clientes, e o quanto eles rendem durante sua vida útil. Para que ocorra a recorrência e as vendas aumentem, você provavelmente deve investir na captação de novos clientes e no cultivo daqueles que já são fidelizados. Mas afinal de contas, qual desses representa maior gasto: os clientes novos ou os clientes recorrentes?
Para responder essa pergunta, e estar a par dos gastos e lucratividade do seu negócio, bem como desenhar campanhas de marketing mais rentáveis e colocar em ação boas estratégias de vendas, conheça o relatório de rentabilidade da FLOWww!
Compare os dados dos seus clientes, baseado em seus comportamentos, receita, ano, e indicadores importantes como o ticket médio! Com um parceiro tecnológico como a FLOWww tudo fica mais simples! Leia mais e entenda como as nossas ferramentas podem te ajudar a aumentar sua lucratividade.
Relatório de Rentabilidade: Interprete os indicadores e melhore suas estratégias!
Como saber quais fases do ciclo de vida dos seus clientes têm gerado mais gasto e mais lucratividade? É simples, basta compará-los! Por isso você precisa de um recurso que te ofereça dados segmentados e indicadores.
Assim você poderá fazer um balanço de informações, e interpretá-las a fim de concluir como suas estratégias podem ser melhoradas e quais ações podem te gerar mais retorno. Visto isso, conheça os indicadores que estão presentes no informe de rentabilidade, para te ajudar nessa jornada:
- Faturamento: Com este indicador você pode analisar os valores gerados por período, mês, ano, semestre ou trimestre. Use-o também para comparar com valores anteriores e ainda com objetivos que você pretende alcançar. Aqui você poderá redesenhar suas metas e entender quais são os empecilhos que te impedem de alcançá-las.
- Clientes: Utilizando de porcentagens, este indicador expressa a quantidade de novos clientes e clientes recorrentes, e novamente realizando uma comparação entre períodos. Além disso, você também terá acesso ao faturamento gerado pelos clientes recorrentes e os gastos que seu negócio obteve. Ao interpretar essas métricas você poderá concluir, em quais fases do ciclo de vida dos seus clientes você precisará melhorar sua gestão, e quais campanhas geradas resultaram em um bom retorno.
- Número de Vendas: Entenda quais os produtos e serviços que mais são vendidos e quais possuem menor demanda. Quantifique as vendas dos pacotes, bônus e assinaturas pois esses são recursos interessantes para cultivar a recorrência de seus clientes e por possuírem maior durabilidade, representam um retorno financeiro desejável.
- Valor do Ticket Médio: Graças a esta métrica você pode acompanhar a média de gastos dos seus clientes e por meio dela trabalhar o consumo deles. Utilizando do histórico de tratamentos e vendas, você pode oferecer pacotes personalizados que sejam ainda mais atrativos para seus clientes e assim aumentar o valor gasto por eles.
- Fluxo de Novos Clientes: Acompanhe o fluxo de seus clientes desde a captação até que sejam convertidos a clientes recorrentes. Este indicador funciona como um funil, ele quantificará os clientes que realizaram cadastro, que agendaram um horário, que compareceram ao serviço marcado, que realizaram uma compra e que por fim repetiram todo este processo. Este fluxo te ajudará a entender como você pode aprimorar as táticas de cada fase de conversão.
Neste vídeo rápido te mostramos como é fácil acessar o relatório de rentabilidade em seu sistema FLOWww! Basta entrar na seção “Estatísticas” e clicar em “Relatórios”. Na nova página, você encontrará o relatório de rentabilidade. Utilizamos uma clínica fictícia e por isso não temos dados suficientes, mas perceba como os dados estão bem dispostos na interface e a dinâmica é puramente intuitiva.
Como trabalhar os novos clientes e os clientes recorrentes para aumentar a rentabilidade do seu negócio!
Para que ocorra o aumento da rentabilidade, é preciso entender que cada fase do ciclo de vida do cliente funciona de forma diferente, e isso exige que ações específicas sejam tomadas, a fim de que todas as fases gerem conversão. Por isso veja, quais ações você pode trabalhar com seus clientes, a fim de manter o fluxo de conversão sempre orgânico e nutrido:
Novos Clientes
Tratam-se de pessoas que tiveram contato com alguma informação relacionada ao seu negócio e apresentaram interesse sobre, por exemplo, você fez uma campanha oferecendo um pacote de hidratação para cabelos cacheados nas redes sociais e a pessoa “x” interagiu e mostrou ter uma dúvida. Esse é o momento de focar na captação! Pensando nisso, veja ações que podem potencializar a conquista de novos clientes:
1# Campanhas
Na seção “Marketing” do seu sistema FLOWww você pode criar ações como o exemplo citado agora pouco. Isto aumentará o seu alcance propiciando uma maior captação.
2# Formulários
Crie junto a suas campanhas formulários, dessa forma a pessoa que demonstrar interesse pode realizar o cadastro em sua clínica e enviar um comentário, ou até mesmo pedir por uma demonstração gratuita. Essa é uma excelente forma de trabalhar esse potencial cliente, sua equipe pode ligar, oferecer por uma avaliação gratuita, enviar e-mail de serviços que estão na promoção e buscar aproximação.
3# Reserva online
Ofereça facilidade e comodidade. Por vezes, a pessoa interessada pode não apresentar dúvida e optar por agendar o serviço oferecido na campanha. Apresente a possibilidade do agendamento ser feito pelas redes sociais, pelo site ou ainda pelo app FLOWwwer e permita que este potencial cliente agende o seu horário de onde estiver e quando quiser.
4# Nutrimento
Uma vez que o agendamento foi realizado, relembre a essa pessoa a data e o horário e mostre que você faz questão de recebê-la! Lembre-se: pessoas compram experiências.
5# Persistência
Ao receber o potencial cliente em seu empreendimento trate-o de forma especial, conte sobre seus serviços, e ofereça produtos que façam sentido com suas escolhas aproveitando o momento para realizar vendas cruzadas. Persista no pós-venda, procure saber como foi a experiência dele em seu centro, se o produto comprado é de seu agrado a fim de que o ciclo se repita e logo ele opte por marcar um novo horário.
Clientes Recorrentes
São aqueles clientes que já repetiram o ciclo de agendamento e compra em seu negócio, sendo assim já conhecem seus serviços e seus produtos e possivelmente podem ser seu porta-voz. Esses clientes precisam ser nutridos e mantidos, afinal de contas os clientes recorrentes são a base do seu negócio e favorecem seu retorno de investimento. Por isso, faça com que sintam únicos, como:
1# Nutrição
Continue nutrindo seu cliente para que o contato não seja esquecido ou perdido na pior das hipóteses. Com mensagens e e-mail automáticos agradeça pela confiança em seu trabalho, questione se não há serviços que gostariam de repetir, envie um link para que possam agendar o horário online e envie cuidados complementares ao procedimento realizado caso o tenha.
2# Ofereça pacotes personalizados e bônus
Uma forma de continuar fortalecendo e amadurecendo a relação com seus clientes, é manter o interesse deles vivo. Por isso ofereça pacotes personalizados dos seus serviços preferidos e com uma duração mais longa, ou bônus para as próximas sessões. Estes recursos aumentarão o gasto do cliente e consequentemente potencializará seu ticket médio.
3# Programa de pontos
Estimule seu cliente a voltar sempre com mais frequência, dispondo de acúmulo de pontos em seus serviços mais usuais, por exemplo: “acumule 10 pontos nos serviços de manicure” ou até mesmo nos produtos que já consomem. Com o sistema FLOWww os pontos são contados automaticamente!
Com o relatório de rentabilidade FLOWww você poderá ter controle dos gastos e lucros que seus clientes novos e recorrentes propiciam e além disso aprimorar suas táticas de marketing e venda a fim de tornar seu fluxo de clientes mais eficiente! Ordene seus dados com um parceiro tecnológico infalível e torne seu negócio ainda mais consistente, o lucro será consequência! Peça uma demonstração personalizada e gratuita hoje.