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Quanto custa para você atrair um novo cliente?

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Quanto custa para você atrair um novo cliente?

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Pense nisso por um momento. Muitas das tarefas que você desempenha diariamente estão relacionadas com a promoção do seu negócio e a concretização de determinados objetivos, através da realização de ações específicas, focadas na venda, na fidelização do cliente e até na aquisição e reforço da marca. Sim, mesmo que você não saiba, você está fazendo marketing. A partir do momento em que você monta seu negócio, sua meta é conseguir clientes, reservas na sua agenda e um nível de receita que permita fazer frente às suas despesas e continuar crescendo a cada dia.

Mas o que é marketing? Como você pode quantificar seu investimento neste trabalho? E com isso, não nos referimos apenas ao dinheiro que você gasta diretamente, mas também ao tempo que você dedica e às áreas que você reforça para atingir seus objetivos. Identificar esses itens permitirá que você saiba quanto está gastando direta e indiretamente e se o investimento que está fazendo está ajudando você a conseguir novos clientes.

E vamos um passo além: você não só saberá se seu esforço está valendo a pena, mas também quanto custa atrair cada novo cliente. De posse dessas informações, você terá uma visão mais completa do funcionamento de sua estratégia: desde a aquisição até a retenção, fidelização e recuperação de clientes. Entenda mais, continue lendo!

Novos clientes: Quais são as suas despesas de marketing?

  • Papelaria: neste caso, é o valor que você investe na criação e impressão de seus cartazes (sua lista de serviços e suas promoções do mês), folders promocionais, cartões de fidelidade para marcar pontos e próxima consulta de seus clientes, bem como seus vales-presente e vouchers.

  • Experiência do cliente: aqui você deve considerar quanto gasta para tornar a visita do cliente ao seu salão ou centro de estética o mais agradável possível. Para isso, deve levar em consideração os gastos com bebidas (refrigerantes, sucos, cafés, chás etc.), a música que você toca (direitos autorais, discos especiais para empresas, licenças de plataforma de streaming etc.), bem como a decoração sazonal e os detalhes que você oferece em datas especiais (um doce, uma pulseira, um broche, uma flor etc.).

  • Equipe: contratação de profissionais especializados, tanto na realização de tratamentos, vendas, e ainda na publicação nas redes sociais. As habilidades e o treinamento de sua equipe ajudarão muito a reter sua clientela.

  • Ferramentas e equipamentos especializados: os melhores equipamentos para o atendimento do cliente e para oferecer sempre a mais alta qualidade. Ter eletrodomésticos inovadores e potentes, somado ao bom trabalho da sua equipe, serão fatores decisivos no atendimento às necessidades e expectativas dos seus clientes.

  • Produtos de alta qualidade: escolher os produtos que utiliza e vende no seu negócio é fundamental para oferecer os melhores resultados ao cliente. Da mesma forma, para oferecer valor agregado, você pode apostar nos distribuidores, que oferecem amostras de produtos que você pode oferecer aos seus clientes para que eles possam experimentá-los e serem incentivados a comprar o produto completo e até mesmo kits de produtos (baús, cestas, caixas), ofertas especiais para comprar e distribuir em datas especiais.

  • Estratégias de vendas e marketing: você pode não investir ainda em anúncios, mas investe tempo nas redes sociais, na atribuição de pontos como incentivos e recompensas, na realização de promoções e você pode até mesmo destinar uma parte ou porcentagem para oferecer descontos nos seus produtos e serviços. Aqui, também, você deve adicionar o que gasta em SMS, em uma licença premium da plataforma de design online Canva, em uma plataforma de envio de e-mail como o Mailchimp ou na promoção de posts fora do Facebook e Instagram, por exemplo, como parcerias com influencers, mesmo sendo com permutas.

  • Tecnologia + Software para o seu negócio: estes dois fatores te ajudam a oferecer uma imagem mais moderna e benefícios adaptados às necessidades atuais do cliente. Você precisará dos equipamentos que utiliza no seu centro (computadores, tablets, celulares, todos ligados à Internet) e, claro, um software online, como a FLOWww, que te ajudará na gestão, no controle e na execução de campanhas e ações de marketing, bem como um aplicativo de agendamentos e vendas online.

Como calcular quanto você gasta por cliente e saber se sua estratégia de marketing é lucrativa?

Assim, você pode fazer uma estimativa de quanto custa para você atrair cada novo cliente. Por exemplo, se você investiu R$ 2.000,00 neste mês em todas as suas ações de marketing e recebeu dez novos clientes, cada novo cliente terá custado R$ 200,00. Agora, você deve avaliar o retorno do investimento, analisando seu nível de recorrência, bem como o que eles gastam em seus serviços e produtos.

A forma ideal de tirar o máximo proveito do seu investimento é que estes R$ 2.000,00 que você gasta todos os meses se transformem em muitos clientes e agendamentos, para que o custo por cliente seja menor e a despesa realizada seja mais rentável. Para isso, será vital ter um plano e uma estratégia de marketing bem desenvolvidos, focados nos seus objetivos e nos meios adequados para alcançá-los.


Quer começar hoje a implementar um plano e uma estratégia de captação profissional adaptado ao seu investimento e tipo de negócio? Baixe nosso e-book, no qual você aprenderá tudo o que precisa para começar do zero! Além do mais, peça hoje uma demonstração personalizada do nosso software de gestão e marketing, e coloque suas ações estratégicas contando com uma solução efetiva.

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