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Protocolo de vendas: Aprimore a habilidade de vendas do seu negócio!

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Protocolo de vendas: Aprimore a habilidade de vendas do seu negócio!

PT_BR_Protocolo de vendas

Todos somos vendedores, seja qual for a nossa vocação. Mas nem todos somos mestres! Essas palavras são de Napoleon Hill em seu livro - Quem vende Enriquece - e de forma simples é possível interpretar que vender é uma arte - que necessita de técnicas, conhecimento, liderança e um dom nato que envolve generosidade, convencimento e uma imaginação fértil

Parece óbvio, e talvez seja mas sempre é bom relembrar: o setor de vendas é um dos mais fundamentais para o crescimento e a lucratividade do seu negócio. Por meio deste setor, seu cliente terá o primeiro contato real com sua empresa, terá a chance de julgar a qualidade do tratamento, e estará suscetível a ser convertido em um cliente fidelizado. 

As vendas possuem um grande peso para seu negócio de estética e beleza, e por isso o setor deve ser bem estruturado, ordenado e desenvolvido. Dessa forma, você deve ter em mente criar um protocolo de vendas que seja efetivo, contextualizado a realidade do mercado, bem como as expectativas do seu negócio, e as necessidades e anseios do seu público-alvo! Entenda mais: 

Crie um protocolo de vendas que seja efetivo para o seu negócio de estética e beleza!

Como criar um protocolo de vendas que seja efetivo e completo?

Para que o setor de vendas da sua clínica ou salão de beleza tenha um funcionamento orgânico e saudável, você deve projetar alguns pontos que irão direcionar o seu protocolo. Como por exemplo:

#1 Entenda as necessidades dos seus clientes, segmente sua base de dados.

O que seus clientes mais precisam que seu negócio tem a oferecer? Você tem a solução para suas necessidades? Quais são as necessidades dos seus clientes? O que eles mais consomem em sua clínica estética? Qual o procedimento mais realizado em seu salão de beleza? Quais são os comentários feitos durante o tratamento? 

Todos esses questionamentos, irão gerar dados que estimularão seu negócio a vender uma experiência única, onde necessidades serão supridas, desejos serão cumpridos e expectativas serão mais do que alcançadas. MAS para que tudo isso ocorra, você deve conhecer seus clientes.

Segmente a base de dados dos seus clientes! Com o sistema FLOWww, basta você entrar na seção "Busca Avançada" e aplicar os filtros que deseja para construir um protocolo de vendas que atenda todos os anseios dos seus clientes e potencialize suas vendas! 

#2 Defina as metas por mês e estime quanto tem sido o ticket médio dos seus clientes. 

Para que seu protocolo de vendas seja efetivo, você deve ter uma expectativa sobre ele, por isso é relevante que você defina com base nos gastos e lucros, quais serão as metas por mês. 

As metas devem ser consistentes com o potencial do seu negócio, para que ao invés de cumprirem o papel de estímulo não signifiquem frustração. Por isso, estude quanto o seu negócio tem lucrado, quanto tem gastado e considere as dívidas (caso as tenha), e estime conscientemente a meta que deve ser alcançada.

Coloque sua equipe a par dessa meta e estimule-os a conquistá-la! Não com pressão e medo, mas com garra e honra pelo trabalho, além disso, você pode beneficiá-los com comissionamento ou um presente especial para quem mais obtiver atendimentos, por exemplo. 

Um ponto que influenciará em sua lucratividade de vendas, é o valor do ticket médio dos seus clientes. Você deve entender qual o valor médio que seus clientes gastam em seu negócio e quais ações precisam ser colocadas em prática para aumentar esse número.

#3 Analise quais são seus procedimentos e produtos mais rentáveis e mais consumidos.

Para que suas vendas sejam fluidas você deve entender como têm sido a resposta do mercado aos seus serviços e produtos, por isso deve avaliá-los como quais são mais consumidos. Usando a seção "Lista" em sua plataforma FLOWww, você terá acesso ao filtro de buscas, que mostrará quais são os serviços mais marcados.

Feita a análise e classificação dos seus serviços e produtos, busque estimular o consumo daqueles com menor saída, entenda o motivo da baixa e combine-o com outros procedimentos, oferecendo ao seu cliente um tratamento completo e único. 

Crie pacotes personalizados, onde tratamentos menos rentáveis sejam combinados a produtos com maior saída e assim vice-versa. Caso essa não seja uma opção, crie um desconto ou uma promoção especial em um dia da semana para que esses procedimentos e produtos menos rentáveis recebem maior atenção e maior estímulo de compra.

#4 Desenhe estratégias de vendas que tenham nexo com suas projeções. 

Pontuar metas, investimentos, e público-alvo fará com que suas estratégias sejam mais assertivas e não coloque seu negócio em apuros causando prejuízos. Com todos os dados em mãos, una-se com sua equipe e utilize todo o conhecimento prático de vendas que possuem para desenhar ações.

Se suas projeções visam o aumento do ticket médio, você deve considerar a implementação de vendas cruzadas, combine diferentes tratamentos em um único agendamento, crie pacotes personalizados e treine sua equipe para sempre oferecer um complemento nos procedimentos prestados. 

Se o objetivo é o estímulo a recorrência e fidelização dos seus clientes, você deve considerar colocar em ação programas de pontos, programa convide um amigo, bônus, assinaturas mensais dos serviços mais consumidos e workflows!

Para dar continuidade a conversão de clientes, esteja atento aos orçamentos que ainda não foram encerrados, aos formulários de captação, ao envio de mensagens push e e-mail marketing e toda nutrição que seu potencial cliente necessita para caminhar no funil de conversão.

#5 Avalie o desempenho de atividade do seu negócio e da sua equipe. 

Seu negócio é representado por sua equipe, ela é sua linha de frente e também deve ser composta por grandes vendedores! O desempenho não deve ser medido pela agressividade em vender e sim pela gentileza e expressão de disponibilidade da sua equipe. 

O horário de trabalho tem sido produtivo para os seus funcionários? Eles fazem parte do seu protocolo de vendas? Entendem a essência do seu negócio e desempenham sua função baseada nessa ou pressionados por metas? 

Segundo Napoleon Hill, "Não importa quem você é ou quanto sabe; para vencer, precisa vender! Vender seus serviços, seus conhecimentos. Vender você e sua personalidade."  Esteja atento ao ritmo da sua equipe e do seu negócio, acessando a seção "estatística" em sua plataforma FLOWww você terá uma análise de desempenho de atividade  por horário.  

#6 Planeje ações de marketing pontuais, a fim de que seu negócio não perca o timing.

A rotina de negócios do nicho da estética e beleza pode ser bastante movimentada, mas quando não, possui um grande potencial de estar, isso se ações de marketing forem traçadas e executadas sem perder o timing

Datas comemorativas ou ações pontuais devem ser trabalhadas com antecedência, para que se tenha tempo de: definir o público-alvo que atingirá, o capital que pode ser investido, quais promoções e descontos podem ser estabelecidos, criação de pacotes personalizados e outros detalhes que farão a campanha acontecer.  

Visto isso, use um planejador mensal como apoio! Você e sua equipe poderão desenhar quais ações desejam que ocorra, a data que ocorrerá, o tempo para desenvolver, como será comunicado em suas redes sociais, metas para o dia entre outros pontos que devem ser alinhados.

Invista em um software completo de gestão e marketing online que acompanhe e  sustente o seu crescimento  Solicite uma demonstração personalizada da FLOWww!Para que seu protocolo seja ainda mais assertivo e desenvolvido conte com um software como a FLOWww!

Digitalizar seu protocolo de vendas será uma forma de potencializar sua gestão e otimizar o tempo gasto em atividades básicas, entenda os benefícios de conciliar seu protocolo de vendas a um software de serviço (Saas) como a FLOWww:

  • Acesso a ferramentas que auxiliam no processo de marketing e vendas, como formulários de captação, filtros de buscas para tornar as campanhas e ações de marketing efetivas, relatórios e estatísticas.
  • Uso de ferramentas que facilitam a comunicação com o cliente, como aplicativo de agenda e venda online, envio de mensagens push e e-mail automatizados.
  • Organização dos dados dos seus clientes por ficha, passíveis de comentários individuais sobre preferências e restrições, bem como histórico de serviços e produtos consumidos. As informações são armazenadas em segurança e não compartilhadas, segundo a lei LGPD.
  • As informações do seu negócio, desde a gestão de vendas e clientes até o setor financeiro, estarão disponíveis a todo momento e sempre são atualizadas.  

Potencializar as vendas do seu negócio de estética e beleza deve ser um objetivo consistente e alcançado por meio de um protocolo de vendas completo e efetivo! A FLOWww possui todas as ferramentas para te acompanhar nessa jornada e informações ricas para direcionar o desenvolvimento da sua empresa. Peça hoje uma demonstração personalizada do nosso software, clicando no botão abaixo!

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