12, Junho 2017 - Fernanda Guerzoni

A cada dia mais centros de estética e beleza optam por alugar algum dos seus espaços, cabines de tratamentos ou cadeiras à um profissional de estética independente. A Lei “Salão Parceiro-Profissional Parceiro” apoia esta prática e regulamenta a atuação de profissionais que trabalham como autônomos dentro dos salões de beleza e que recebem parte do faturamento do serviço prestado.
Mas, essa nova tendência no nosso setor é rentável?
Compensa mais ter profissionais fixos contratados ou contar com profissionais de estética e beleza autônomos, que dediquem algumas horas do dia a atender seus clientes (e paguem um aluguel ou comissão por serviço realizado)? A seguir detalharemos as vantagens de trabalhar com cada tipo de profissional:
Primeiramente estamos diante de dois perfis de trabalhadores bem diferentes. Um profissional fixo pode ser contratado para uma jornada de trabalho completa, meia jornada ou por horas (como um reforço extra para os momentos de maior movimento). A empresa deverá pagar salário, férias e tudo aquilo que rege as leis trabalhistas. Normalmente tem um horário estabelecido e seu trabalho depende dos recursos, materiais e clientes que o seu negócio de estética e beleza possui.
Para controlar toda a atividade dos seu trabalhadores, como hora de chegada, saída, hora do almoço e descansos, dá uma olhada na ferramenta de Controle de Presença e tenha relatórios completos sobre a jornada diária dos seus profissionais.
Dependendo da política do seu negócio, estes profissionais receberão comissões pela realização dos tratamentos e pela venda de produtos, bônus e pacotes de sessões. As comissões sempre são uma excelente forma de manter seus profissionais motivados e suas vendas em constante crescimento.
Por outro lado, temos as esteticistas autônomas, profissionais que decidiram alugar uma das suas cabines de tratamento, cadeiras ou algum espaço em concreto para oferecer seus serviços especializados, com seus próprios materiais e recursos.
Normalmente estes profissionais já contam com uma clientela própria, porém a grande vantagem deste tipo de profissional no seu negócio é que poderá complementar a atividade do seu centro de estética e beleza sem que você tenha que realizar algum tipo de investimento. Por exemplo, se a moda agora é o microblanding de sobrancelhas e você ainda não conta com o equipamento ou técnica para oferecer este serviço aos seus clientes, poderá contar com um profissional autônomo que o faça. Da mesma forma, se você tem um salão de cabeleireiros poderá contar com os serviços de um barbeiro para atender aos rapazes ou oferecer os serviços de uma nutricionista autônoma para complementar seus serviços de redução de medidas.
De qualquer modo, os profissionais autônomos devem ser totalmente independentes e não deveriam fazer do seu negócio sua principal fonte de dinheiro.
O ideal é que o valor que ganhe através do seu negócio não superem os 75% de toda a sua atividade como esteticista.
Para que este profissional seja rentável para seu negócio, tenta negociar um aluguel pelo espaço que irá ocupar e também uma porcentagem do que ganha em cada serviço. Se o profissional autônomo trabalha com seus próprios produtos e equipamentos, seu negócio poderia ficar com 15% de cada serviço faturado. Caso o colaborar utiliza os materiais e equipamentos do seu negócio, esta porcentagem poderia subir até um 40%, deixando um lucro de 60% por cada serviço.
Lembre-se que tudo o que vocês chegaram a negociar deverá estar em um contrato de prestação de serviços, onde figurará preços, comissões, aluguéis, uso de produtos e equipamento, etc. Nao se esqueça também de definir se este profissional trabalhará com clientes próprios, com os clientes do seu negócio ou ambas as coisas. Da mesma forma que este profissional complementa os serviços que você oferece, seu centro de estética e beleza poderá complementar os serviços que o profissional oferece e isso se traduz em mais clientes para você.
Agora você estará pensando: “mas como vou controlar a jornada de trabalho deste profissional autônomo, como saber o que fatura e não fatura, como manter o controle do seu desempenho?"
Com a funcionalidade “login multi-usuário” de flowww, você poderá criar um login individual para cada um dos profissionais que trabalha com você, assim eles poderão acessar o sistema de qualquer lugar, já seja dentro da cabine de tratamento, tomando um café na esquina ou da sua recepção. Com este login eles poderão agendar horários, faturar serviços, criar formulários médicos com total independência e sem atrapalhar os demais trabalhadores. O melhor de tudo é que toda sua atividade fica registrada e você poderá gerar relatórios sobre tudo: carga horária, produtos e tratamentos faturados, satisfação do cliente com esses serviços, etc.
Quer experimentar esta ferramenta? Faça clique aqui para experimentar flowww grátis.
Já decidiu se contar com um profissional independente poderia funcionar no seu negócio? Antes de tomar qualquer decisão, faça uma investigação dos profissionais que há no mercado, estuda os tratamentos e serviços que seus clientes estão pedindo e analiza a viabilidade dessa alternativa.
Você sempre poderá experimentar essa ideia por alguns meses e depois gerar um relatório sobre o desempenho deste profissional no seu FLOWww. Os clientes do seu negocio atendidos por ele voltaram a agendar? Houve crescimento ou nao na venda de produtos? Quantos novos clientes este profissional trouxe para sua clínica?