
As assinaturas são uma das melhores soluções que você pode proporcionar aos clientes do seu negócio de beleza, estética ou bem-estar. Por quê? Porque você permite que eles tenham a possibilidade de acessar um plano de tratamento completo a um preço fixo, dando-lhes a flexibilidade que precisam para comparecer às suas sessões e consumir o que necessitam dentro de um número limite. Por exemplo, uma assinatura pode funcionar tanto para um tratamento de anti acne quanto para uma oferta fixa de manicure.
Por que oferecer diferentes tipos de assinaturas para seus serviços? Entenda a relevância deste recurso e como funciona!
Para obter o design correto de suas assinaturas, pense sempre no tipo de serviços que você vai realizar, nos prazos e horários que podem ser repetidos durante o mês, no trimestre, no semestre ou no ano, e proponha um preço médio, que se encaixe no número aproximado de sessões que o cliente precisará. A ideia é definir um máximo para poder manter a rentabilidade e usá-la para orientar as visitas do cliente ao centro.
Por exemplo: 2 vezes por mês, 6 vezes no trimestre ou distribuindo um total de 12 agendamentos, de acordo com o plano de tratamento (6 nos primeiros 2 meses e o restante distribuído durante o ano, com uma média de 1 ou 2 por mês, de acordo com a evolução do cliente).
Pagando à vista, com cartão ou por débito direto (mês a mês), eles terão a flexibilidade de pagamento que desejam, enquanto seu negócio garante uma renda regular e recorrente.
Com este método, você faz com que o cliente pague antecipadamente, fique atento durante o período de assinatura dos agendamentos de que precisa e, o melhor de tudo, você pode rastreá-los ou fazer ajustes no preço. Quer saber mais? A seguir, damos mais dicas e ideias para você aproveitar as vantagens dos diferentes tipos de assinaturas:
#1 Assinaturas mensais: A fórmula perfeita para conseguir recorrência e regularidade.
Neste caso, os serviços de estética e beleza ideais a serem coletados em uma assinatura mensal são aqueles que exigem uma repetição a cada poucas semanas, seja por indicação do profissional (início intensivo de um tratamento) ou por necessidade da cliente. Por exemplo:
- Limpeza e hidratação facial (até 2 por mês).
- Esfoliação facial e corporal (até 2 por mês, 3 se combinadas).
- Massagens de diferentes tipos por áreas: pequena, média, grande (até 4 por mês).
- Manicure e pedicure (até 4 por mês se for um serviço único , e até 6, se forem combinados).
- Depilação de sobrancelha (até 2 por mês).
- Depilação (até 2 por mês se for para a mesma área). Por exemplo, para pelos faciais e axilas, a cada 2 semanas (até 3 por mês combinando áreas); para o resto do corpo, a cada 3 ou 4 semanas, podendo assim fazermos assinaturas mensais ou trimestrais.
Assim, os clientes podem vir a uma ou duas sessões, de acordo com as suas necessidades, fazer revisões e ainda recorrer a taxas fixas por áreas no caso de depilação ou massagem para combinar as sessões e rentabilizar a assinatura. Por exemplo: axilas e virilhas pelo mesmo preço na depilação, assim como costas ou pernas, mas nunca massagem corporal completa na mesma assinatura.
#2 Assinaturas trimestrais/semestrais: A melhor solução para tratamentos com prazos e repetições.
Neste caso, os tratamentos requerem sessões mais distanciadas, mas que são programadas para repetição no trimestre ou semestre. Aí, você pode oferecê-los em um formato anual ou compactá-los em uma assinatura mais curta, renovável por mais 3 ou 6 meses. A diferença entre eles é o valor a ser pago, a duração necessária do tratamento ou os critérios que deseja aplicar ao seu plano.
Por exemplo, para este tipo de assinaturas de 3 ou 6 meses renováveis, você pode apostar em tratamentos estéticos, que exigem menos recorrência, como:
- HIFU facial ou corporal (2 sessões por trimestre / máx. 5 por semestre).
- Dermapen (você pode optar por um plano semestral ou anual, colocando 1 sessão a cada mês ou mês e meio, com média de 5 ou 6 sessões).
- Carboxiterapia (neste caso, o número total recomendado é de 16 a 20 sessões com pelo menos 1 por semana. Assim, você pode criar um plano semestral com uma sessão semanal ou uma assinatura trimestral com 16 sessões).
- Depilação a laser (por ser um serviço que costuma ser realizado a cada 5 ou 8 semanas, dependendo da área, você poderá planejar assinaturas semestrais com no máximo 5 sessões).
Embora existam algumas assinaturas que você pode renovar, como o HIFU ou o laser, existem outras em que você deve manter o seu plano de tratamento de acordo com o número total de sessões recomendadas.
#3 Assinaturas anuais: Ideais para um plano estético anual.
Finalmente, temos as assinaturas anuais, que podem ser a solução ideal para traçar um plano de tratamento anual, que requer sessões que serão distribuídas de forma desigual ao longo do ano. Temos um número limitado de sessões, mas a aplicação e os tempos de espera das sessões são diferentes.
Por exemplo, você pode concentrar suas assinaturas anuais na formação de seus tratamentos de medicina estética, tais como:
- Botox e ácido hialurônico + sessões de retoque incluídas (você pode combinar áreas ou trabalhar apenas uma área, permitindo pelo menos 6 meses de intervalo entre as sessões).
- PRP e mesoterapia com vitaminas (uma sessão a cada 4 a 6 meses), para que você possa criar um plano combinado ou realizar os serviços separadamente, colocando entre 2 ou 3 sessões por ano).
- Dermapen (aqui você pode realizar entre 5 ou 6 sessões por ano, concentrando-as no início e espaçando-as posteriormente).
- Radiofrequência (neste caso, pode-se vender uma assinatura anual com no máximo 10 sessões, concentrando 6 nos primeiros dois meses e depois espaçando-as durante o resto do ano para fazer manutenções, de acordo com a necessidade do cliente e a plano de tratamento criado por você).
Quais são as principais vantagens de oferecer diferentes tipos de assinaturas no seu negócio?
- Você garante uma renda fixa e segura todos os meses durante o período de assinatura. Quer eles venham ou não, como é um pagamento antecipado ou automático mês a mês por débito direto, você terá rendimentos garantidos.
- Flexibilidade para irem quantas vezes quiserem dentro dos usos estipulados e recomendados por sua equipe para oferecer-lhes os melhores resultados e a melhor experiência do cliente.
- Você garante a recorrência e permanência de seus clientes, fazendo com que eles procurem com frequência um serviço que já pagaram e para o qual podem ir em um determinado número de sessões. Assim, aproveitando o fato de que irão visitá-lo com frequência, você pode incentivá-los a participar dos seus programas de fidelidade, trabalhando também na venda cruzada de produtos e serviços mais simples e complementares.
- Você pode tirar partido da sua recorrência e desenhar um plano de tratamento personalizado para fazer um acompanhamento minucioso dos seus clientes , com base em agendamentos de avaliação, aconselhamento entre sessões, resolução de dúvidas, bem como a recomendação de rotinas de cuidados para complementar o tratamento recebido durante a sua assinatura: desde manicure até tratamento com injeções de Botox e ácido hialurônico.
O que achou dessas ideias? Se pretende implantar / lançar as suas próprias assinaturas e adaptá-las ao tipo de tratamento, às necessidades do cliente e à sua forma de trabalhar, aposte num parceiro tecnológico como a FLOWww. Para saber mais sobre assinaturas e como trabalhar com elas na FLOWww, peça já uma demonstração personalizada dos nossos serviços.