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Por que as vendas caem em sua clínica estética em algumas épocas do ano?

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Por que as vendas caem

 

PT_BLOG_Por que as vendas caem em sua clínica estética em algumas épocas do ano

Em qualquer negócio há épocas em que as vendas vão de vento em polpa - contamos com um fluxo de caixa constante e uma captação de clientes considerável - entretanto, existem outros períodos do ano em que as vendas caem, os clientes deixam de vir com tanta frequência e a atividade se reduz sem que você tenha feito nada de diferente do que fazia quando os números eram positivos. Você sabe porque isso acontece? Pode ser alguma falha na sua estratégia? 

É bem provável que essa queda nos números seja fruto da época de baixa, mais precisamente a temporada de inverno, quando poucos clientes se atrevem a sair de casa para fazer tratamentos de estética e cuidar da beleza. A boa notícia é que se trata de um período passageiro e é perfeitamente possível contornar essa tendência com os reajustes em suas estratégias! Continue lendo:

Por que as vendas caem no seu centro de estética em algumas épocas do ano?

O primeiro passo é ser realista e encarar o período de inverno como uma oportunidade para colocar à prova a solidez do seu negócio, assim como ser criativo e experimentar novas táticas capazes de superar estes períodos de sazonalidade. O objetivo aqui é manter um ritmo constante durante o ano todo e minimizar os efeitos que esta época pode provocar na gestão do seu negócio de estética ou beleza.

No Brasil, o setor da estética e beleza conta com uma grande demanda durante os meses de verão esticando-a até o Carnaval. Passado este período, de março a setembro, as vendas tendem a cair e a procura pode ser bem menor.

O primeiro que você deve fazer é detectar estes picos de sazonalidade, ou seja, as épocas que as vendas e clientes no seu negócio diminuem e criar um plano de marketing anual que leve em conta a baixa temporada e também as datas especiais que poderá usar como pretexto para lançar ofertas irresistíveis.

Por exemplo, o Dia dos Namorados e o Halloween são ótimas “desculpas” para lançar uma campanha de marketing que chame a atenção dos seus clientes e os estimule a visitar seu centro de estética ou salão. Ofereça um serviço grátis ao realizar um tratamento completo, ofereça sessões de presente ao comprar um pacote.

Invista em um software completo de gestão e marketing online que acompanhe e  sustente o seu crescimento  Solicite uma demonstração personalizada da FLOWww!Outra grande ideia é criar eventos especiais, como por exemplo, “Noite de beleza”, um evento solidário para arrecadar fundos para uma associação local. Poderá criar uma festa temática e até um concurso de beleza ou concurso de selfie.

Outra alternativa é aproveitar este período de maior tranquilidade para redecorar seu negócio de estética e beleza e convidar seus clientes a reinauguração. Também poderá lançar novos tratamentos que refresquem seu menu de serviços e atraia a atenção dos clientes.

DICA: Aproveite o frio para colocar um aquecedor na sala de espera e salas de atendimento! Você também pode oferecer bebidas quentes, como chocolates, cappuccinos, chás e cafés expressos, para que seus clientes se sintam confortáveis e tenham uma experiência agradável.

Veja como a FLOWww pode te ajudar nas épocas de baixo atendimento:

  • Fortaleça o relacionamento com seus clientes para que nestes ciclos de menor fluxo de vendas, você possa convidá-los para agendar um horário ou aproveitar uma promoção especial em sua clínica. Para isso, é fundamental fortificar seus canais de comunicação, e contando com um software como a FLOWww, você poderá criar Workflows específicos e programar envio automático de: mensagens SMS, mensagens push por meio do app (como a FLOWwwer), e-mail marketing e mensagens via WhatsApp

  • Crie promoções de vendas e invista no Cross Selling: para estimular seus clientes a retornarem em seu negócio, ou a conhecerem sua clínica pela primeira vez, lhes dê benefícios! Faça promoções criando pacotes com dois ou mais serviços e crie um agendamento múltiplo em sua agenda da FLOWww! Além disso, você pode utilizar técnicas de vendas cruzadas, combinando serviços similares ou produtos que sirvam como complemento, para oferecer um tratamento ainda mais completo

  • Gere códigos promocionais para fomentar os agendamentos! Com a FLOWww você pode criar em seu sistema, códigos promocionais e oferecer aos seus clientes descontos especiais na primeira visita a sua clínica ou em tratamentos express. 

Se você gostou dessas ideias e está disposto à colocar em prática um plano de marketing anual, recomendamos a leitura deste e-book gratuito de FLOWww “Como criar um plano de marketing para sua clínica de estética ou salão de beleza”.

Neste e-book você conhecerá chaves e conselhos para desenhas suas próprias campanhas de marketing, identificar seu público alvo e medir a eficácia de cada ação realizada durante o ano todo. Assim, você poderá se preparar para os períodos de menor fluxo de atendimentos, dedicando-se a minimizar os efeitos negativos no invernos no seu faturamento.

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