
Quais estratégias você tem usado para aumentar a fidelização de clientes? Boas táticas para o aumento da recorrência estão voltadas à implementação de recursos efetivos em seu plano de marketing, como o Programa de Pontos e o Programa Convide um Amigo. Por meio destes, você aumenta a frequência dos seus clientes em seu negócio e também suas vendas.
Mas como funcionam esses programas de fidelização? E se os pontos foram acumulados por seus clientes, o que fazer? Esses recursos realmente geram retorno? Como implementá-los? Neste artigo traremos a solução para potencializar suas conversões e rentabilidade, continue lendo!
Pontos Acumulados por seus clientes? Aproveite a chance, e aumente suas vendas!
Pontos acumulados significam que uma boa quantidade de serviços foram consumidos, ou que as ações que você colocou como parâmetro foram cumpridas. Contudo, esses pontos podem ser acumulados pelos seus clientes, o que representaria perda de fidelização e prejuízo em seu investimento. É importante, que você não permita que estes pontos fiquem parados, e use dessa ocasião para aumentar suas chances de venda. Entenda como funciona o programa de pontos e assuma o controle da sua estratégia de marketing!
Como funciona o Programa de Pontos da FLOWww?
O principal objetivo do programa de pontos é manter o consumo de seus serviços e produtos de forma contínua e concisa, uma vez que essa frequência gera fidelização para o seu negócio. Oferecer pontos como uma recompensa, é uma forma de agradecimento ao seu cliente, por ter escolhido seu negócio e também uma forma de dizer que deseja vê-lo novamente! Para que seu cliente ganhe pontos alguns parâmetros foram desenhados e estabelecidos, tais quais:
- Realizou um serviço ou efetuou a compra de um pacote, produto ou bônus: selecione quais dos seus serviços renderão pontos, assim quando o cliente aceder a um desses você poderá configurar a quantidade de pontos que o cliente receberá.
- Colaborou com o programa “Convide um Amigo”: clientes que ajudam a atrair novos clientes, são importantes para o seu negócio e por isso devem ganhar pontos à medida de sua indicação. Usando uma solução tecnológica como a FLOWww, esses pontos serão liberados de forma automática, por meio de um Workflow que gera pontos cada vez que um novo cliente é atraído ou um marco é atingido.
- Faz parte dos clientes fidelizados: clientes recorrentes são a base do seu negócio! Sendo assim, sua fidelidade deve sempre ser estimulada, por meio de pontos. Por exemplo: clientes que estão fidelizados há um ano, gastaram mais de uma quantia “x” no mês, frequentou mais de “x” vezes o seu empreendimento, realizou a compra do produto ”y” muitas vezes, entre outras ocasiões. A ferramenta Workflows além de indicar os clientes que devem ser pontuados permite que aqueles que se destacam com uma condição concreta sejam recompensados.
- Datas comemorativas e aniversários: no caso de datas comemorativas você pode gerar pontos na conta daqueles clientes que participaram da campanha criada ou compraram algum dos serviços que faziam parte da ação. Para comemorar o aniversário dos seus clientes, em nome da empresa, você pode presenteá-los colocando novos pontos em suas contas, para que posteriormente sejam usados em seus serviços preferidos.
- Estimule seus clientes que gastam menos a comprarem seus serviços e produtos: um kit de pontos dado de presente aos seus clientes, os incentivarão a conhecer mais tratamentos e gastar naqueles que são mais completos.
Como saber quantos pontos estão sendo acumulados pelos seus clientes? Use as ferramentas disponíveis na FLOWww!
É importante que além de colocar em ação os planos de fidelização, você tenha controle sobre a saída deles, e seu acúmulo. Também é válido que você esteja atento aos clientes que acumulam os pontos, procure entender se houve algum inconveniente ou se trata de um hábito. Assim você poderá analisar se o programa tem cumprido os objetivos traçados, em aumentar suas vendas e o consumo.
Na seção estatística em seu sistema FLOWww, você encontra o item “Listas”. Clicando neste, você terá acesso a um filtro que segmenta diversos dados analíticos, inclusive a quantidade de pontos acumulados por cliente, chamado de “Listado de pontos obtidos por clientes”.
Configure seu motor de busca, e no final você poderá exportar a tabela com as informações geradas ou pedir para que o sistema calcule de forma automática! Veja, como a interface de busca de listas é completa:
Usando seu sistema FLOWww, você pode decidir como funcionará para seu cliente juntar pontos, portanto você pode deixar livre o acúmulo por um ano, ou estabelecer um limite, colocando um prazo para que aquele ponto seja trocado.
Se ao utilizar os dados dispostos nos listados, você perceber que boa parte dos clientes acumulam pontos por hábito, colocar um prazo de validade seria interessante. De certa forma, seu cliente seria “obrigado” a retornar a sua empresa dentro do tempo previsto.
O entendimento dos pontos obtidos e acumulados irá direcionar suas ações para incentivar seus clientes a gastarem esses pontos e potencializar sua chance de realizar uma nova venda.
Manter os pontos parados seria no mínimo um prejuízo para o seu negócio, já que seu investimento em fidelização não estaria rendendo nada. Por isso use nossas listas ao seu favor e não perca mais clientes!
Como fazer com que os clientes gastem os pontos acumulados? E como eles podem resgatar esses pontos?
Como já dito os pontos parados são um prejuízo para o seu negócio e para o seu investimento na ação de marketing, por isso reunimos algumas estratégias que você pode utilizar para estimular seus clientes a gastarem os pontos acumulados.
#1 Crie uma campanha atrativa que ofereça a opção de pagamento com pontos
Desenhe pacotes com serviços e produtos que tenham sido menos rentáveis para sua empresa ou pacotes de serviços com alta demanda com desconto acessível e possibilite o pagamento com pontos acumulados. Faça uma campanha de marketing atrativa para eles, a fim de criar um senso de curiosidade e urgência!
#2 Coloque um prazo para que os pontos sejam usados
Com uma data limite seus clientes serão “obrigados” a gastarem os pontos que estão acumulando, além disso é uma ótima oportunidade de impulsionar o regresso deles em seu negócio e fidelizá-los novamente.
#3 Envie mensagens push para recordar de sua campanha atrativa e do prazo para realizar troca dos pontos acumulados
O envio de mensagens é uma forma de nutrir seus clientes, e relembrá-los de seus presentes. Recorde-os da quantidade de pontos que tem em suas contas, quais produtos e serviços fazem parte da ação para troca de pontos e quanto tempo possuem até que o prazo expire. Para que seus clientes estejam a par dessas informações, incentive-os a baixar o aplicativo da FLOWww e terão estes dados a qualquer momento.
#4 Vendas cruzadas com o serviço de pontos
A chance de aumentar suas vendas é casá-las com os serviços e produtos pagos com pontos, por exemplo, seu cliente trocará seus pontos por um peeling facial. Ofereça a esse cliente, produtos que complementam o procedimento, como um protetor solar, hidratante facial e uma água micelar refrescante.
Como seus clientes podem resgatar ou gastar seus pontos, antes que sejam acumulados?
- Usando os pontos como pagamento total ou parcial de suas compras físicas e online
- Podem gastar comprando um cartão presente para amigos, familiares ou para ele mesmo.
- Podem converter esses pontos como pagamento imediato sendo uma alternativa ao cartão de crédito, para realizar reserva de horário pelo App ou pela Área do Cliente, ou comprar um produto, bônus e pacotes.
6 vantagens de utilizar programas de fidelização com a FLOWww
- Fortalecer a recorrência de clientes em seu negócio
- Ter domínio de suas estratégias e acompanhar os dados analíticos de forma apurada
- Aumentar a captação de novos clientes, com a vantagem de indicação por confiança
- Otimizar as oportunidades de venda e trabalhar o ticket médio dos clientes
- Estimular a criatividade da sua equipe em criar campanhas de marketing e pacotes atrativos
- Potencializar a demanda dos serviços e produtos menos rentáveis, e a saída de produtos que estão levando mais tempo no estoque
Aumente a recorrência de seus clientes usando programas de fidelização efetivos, como o Programa de Pontos da FLOWww! Não perca mais clientes, e aproveite cada oportunidade para otimizar suas vendas. Venha experimentar um novo universo de gestão e marketing, peça uma demonstração personalizada e gratuita agora mesmo!