
Hoje muito se fala sobre marketing digital e apesar do conceito parecer muito simples, há diversos detalhes que acolhem essa abrangência. Por exemplo: você sabe o que é o marketing digital? Como funciona, quais são os principais conceitos, as métricas e indicadores que o envolvem, as estratégias mais usadas e as principais vantagens?
Neste artigo vamos esclarecer de forma sucinta os pontos - chaves do marketing digital, e te ajudar a colocá-los em prática no seu negócio! Com o apoio de um parceiro tecnológico e de recursos em gestão e marketing para o nicho da estética e beleza como a FLOWww, todo esse processo será completo e mais acessível para você alcançar os resultados que almeja.
Marketing Digital: Entenda os principais conceitos e como funciona!
O marketing digital é uma forma de promover produtos, serviços e até mesmo marcas de forma online. Mais do que nunca, as pessoas usam do meio digital para se conectarem e para efetuar compras, já que é fácil, cômodo e acessível. Por isso, atualmente o marketing digital é a principal forma de fazer marketing, ainda mais numa era onde os canais digitais estão cada vez mais ativos e voltados para as vendas, como o Facebook, Instagram, E-mail e outros.
Antes de tudo é preciso que estejam claras as objeções que você tem para o seu negócio, para que por meio dessas concepções você possa desenhar estratégias reais e que façam sentido para o seu negócio. Por exemplo, pensando no nicho da estética e beleza, deve-se considerar a grande rotatividade de pessoas, e por isso o maior objetivo é trabalhar no funil de conversão e fidelização dos clientes.
Existem diversas formas de colocar o marketing digital em ação, mas para isso, você precisa entender os principais conceitos e como estes funcionam na prática. Visto isso, preparamos essa lista, com concepções básicas:
#1 Público-Alvo:
Para que suas campanhas de marketing tenham resultados melhores, você precisa se certificar de que está atraindo as pessoas certas. Por isso procure entender quem é seu público-alvo, em quais canais estão presentes, quais serviços são mais procurados!
#2 Funil de Conversão:
O funil é sobre a fase do ciclo de vida do cliente em seu negócio, entendê-lo irá direcionar quais ações você deve tomar para que ele seja convertido e fidelizado, além de otimizar sua gestão de clientes. Por exemplo, usando um software especializado em gestão e marketing, você pode acessar um filtro de busca avançada, e segmentar sua base de dados, para entender em qual etapa estão seus clientes.
A FLOWww possui recursos para manter o fluxo do seu funil de conversão ativo, por meio de táticas específicas. Por exemplo, para leads você pode utilizar formulários de captação, colhendo os dados básicos do seu potencial cliente e dando espaço para que ele possa expressar dúvida ou interesse em seus serviços. Depois disso, você pode fazer ligações, e oferecer seus serviços de forma atrativa, utilizando pacotes personalizados ou descontos.
Para aqueles que já são clientes, você pode realizar listas de trabalho, nessa você selecionará os clientes que você deseja alcançar com sua campanha de marketing. A partir disso você pode enviar mensagens automáticas, e-mails oferecendo bônus e pacotes, programa de pontos e de desconto para aqueles que trouxerem um amigo.
#3 CRM - Customer Relationship Management
O CRM é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com seus clientes e potenciais clientes. Por meio dessa ferramenta é possível realizar o cadastro de clientes, armazenamento de suas informações, histórico de contatos entre outras funcionalidades.
Há diversas vantagens em contratar um software de gestão, como a FLOWww, por exemplo: armazenamento seguro de dados, informações sempre atualizadas e disponíveis, otimização da gestão de clientes, recursos que facilitam a captação, nutrimento e fidelização de clientes.
#4 Métricas e Indicadores
A abrangência do marketing digital torna os dados supervalorizados e para que eles sejam cotados a fim de que os resultados sejam mais palpáveis, utilizamos métricas e indicadores. Por exemplo, ao criar uma campanha de marketing, você provavelmente terá que investir um valor determinado, e o esperado é que você obtenha o retorno do mesmo. Para isso, acompanhamos o ROI (retorno de investimento) , para entender se as métricas alinhadas a ele, como o CAC (custo de aquisição de clientes) e o CAL (custo de aquisição de leads) obtiveram o valor imaginado, para que se tenha lucro.
Além disso, analisamos o quanto cada cliente gasta em média, ou seja, o ticket médio. Por meio desse dado, você pode investir mais em vendas cruzadas ou em pacotes com maior duração, para que seu cliente se torne mais rentável. Contudo, se você deseja prever o lucro líquido futuro do seu cliente em sua empresa, basta avaliar o “Valor Vitalício do Consumidor” ou CLTV.
É extremamente importante acompanhar os valores das suas campanhas, é por meio deles que você saberá se suas estratégias de marketing tem gerado um resultado concreto e quais pontos ainda podem ser alinhados. Pensando nisso, no seu sistema FLOWww, você encontra relatórios de rentabilidade.
Estratégias do Marketing Digital
Há várias formas de desenhar estratégias de marketing digital, utilizando ferramentas como: o inbound marketing, marketing de conteúdo, blog, sites institucionais e por fim redes sociais. Apesar de tantas opções online, é importante focar não só naquelas em que seus clientes estão presentes, mas também nas que fazem sentido para o seu negócio.
Uma das ferramentas que mais tem sido usadas para vendas e obtido um retorno concreto, são as redes sociais. Bilhões de pessoas acessam diariamente plataformas como o Facebook e o Instagram, logo com tamanha visualização e possibilidade de alcance, são meios que devem ser investidos.
Trace estratégias de marketing para colocar em ação em suas redes, e utilize dos formulários de captação para aumentar seu engajamento com seus potenciais clientes. Veja dicas rápidas de como desenhar uma tática eficaz:
- Entenda os objetivos e metas: visualize de forma clara qual a finalidade e objetivo do uso das redes sociais e estude o funil de vendas presente nelas.
- Escolha a rede social correta: cada rede social possui sua particularidade, entenda seu nicho, conheça seu público-alvo e então estude a melhor rede para promover seus serviços e produtos.
- Crie um perfil nas redes: esse é o momento de você apresentar seu negócio para o mundo, por isso é importante criar um bom perfil. Deixe as informações claras, separe os feedbacks de clientes fidelizados e construa uma boa identidade visual da sua marca. Dessa forma você criará memória em seus clientes para que se recordem dos seus serviços quando precisarem.
- Defina um cronograma: esse é o momento de criar conteúdo para rechear suas redes e torná-la atrativa. Planeje suas ações de marketing, analise suas oportunidades de investimento, e coloque seus planos em ação. Para tornar esse momento de organização mais simples e fácil, use o planejador mensal da FLOWww!
3 vantagens de utilizar as estratégias do marketing digital!
- Maior alcance e possibilidade de captação de leads
- Interatividade e conversão de vendas
- Mensuração e análise de métricas
Coloque em prática suas estratégias de marketing digital e otimize seus resultados! Com uma solução tecnológica como a FLOWww, você terá acesso a diversos recursos e lançar campanhas de marketing será muito mais simples. Peça uma demonstração gratuita agora!