
Ideias de marketing para sua clínica estética: a prática com um orçamento acessível!
Para que sua clínica estética alcance novos resultados você precisa investir em ações de marketing que visam otimizar seu relacionamento com o cliente, gerar valores, fortalecer sua marca, e usar de táticas eficazes para atração, conversão e retenção. Você tem investido em marketing? Ou não separou um capital para isso porque acredita que para implementar ações que produzam resultados precisa de uma quantia exorbitante?
Para dar início aos seus planos de marketing, desenhe ações que sejam adequadas a sua realidade e que não venham descapitalizar a sua empresa, pelo contrário, que sejam acessíveis. Elas devem potencializar suas vendas e consequentemente a rentabilidade do seu negócio.
Neste artigo te deixamos ideias que levam em conta, estes dois pontos: eficácia e um orçamento baixo. Continue lendo e anote o que julgar necessário.
Idéias de marketing para sua clínica estética. Como praticar com um orçamento acessível!
O avanço da tecnologia e do mundo digital, propicia diversos planos de marketing, a fim de satisfazer diferentes propósitos, como: aumentar o alcance de pessoas que consomem o conteúdo que você gera, captar novos potenciais clientes, estimular o consumo dos seus serviços e produtos, e consequentemente potencializar a rentabilidade da sua empresa. Cumprir com seus objetivos é possível sem que você tenha que se deslocar.
O marketing é abrangente, independe do canal e meio que você utilizará para implementá-lo, com tantas opções de fazer marketing para dar início a suas ações e focar no crescimento da sua empresa, separamos ideias para que seu investimento seja baixo contudo assertivo. As ideias a seguir são direcionadas em parte para o meio digital e em parte para o meio off-line, contudo não pecam em ser efetivas e convenientes aos seus investimentos, veja:
#1 Torne seus produtos e serviços atrativos: Faça um bom “cardápio”!
Quais procedimentos e tratamentos são oferecidos em sua clínica estética? Quais linhas e marcas de produto você escolheu para trabalhar e vender em seu negócio? Essas duas escolhas são extremamente importantes, porque são elas que irão afetar em grande parte a decisão de compra do seu cliente.
Esteja certo que você oferece qualidade tanto nos serviços prestados quanto nos produtos vendidos. No momento de contratar profissionais, teste o procedimento realizado por eles, e certifique-se que é bom e faça o mesmo com os produtos. Também esteja atento aos tratamentos e serviços que mais tem demanda, para que se possível eles sejam implementados em seu “cardápio”.
Para tornar seus produtos e serviços atrativos após se certificar da qualidade dos mesmos, aprimore-os sempre buscando novas técnicas e formas mais atualizadas para executá-los! Registre os resultados fazendo um comparativo entre antes do procedimento e o depois.
As redes sociais são um excelente canal de vendas, isso porque através delas é possível realizar uma vitrine digital do que seu negócio tem a oferecer, compartilhar resultados dos procedimentos realizados, interação com o seu público e potenciais clientes, alcançar novas pessoas e por fim aumentar suas chances de venda e conversão de clientes. Para isso, atente-se em:
- Expor um conteúdo que revele a qualidade, essência e a beleza, da sua clínica estética em geral, portanto a competência dos seus profissionais, como eles têm domínio sobre as técnicas, o espaço da sua clínica estética e o conforto oferecido, o tratamento com os clientes, e todo o resto que torna sua empresa atrativa e gere o sentimento de necessidade, como ”preciso ir neste lugar”.
- Publicar boas fotos, por isso escolha um ambiente luminoso, com um bom fundo, e usando ângulos que favoreçam o que você deseja que as pessoas vejam e prestem atenção. Lembre-se que para montar uma vitrine digital atrativa, o produto tem que ser desejável.
- Produzir reels e posts carrossel nos quais seus profissionais explicam a eficiência dos procedimentos, em quais casos são indicados, como pode ser vantajoso para saúde e estética do cliente e mais informações úteis.
- Interagir com o seu público, sendo rápido em responder às dúvidas frequentes, mensagens enviadas no direct ou caixa de mensagens e comentários feitos em suas publicações. Essa interação com seus clientes é preciosa para nutri-los, informá-los de novidades da sua empresa como promoções e eventos, e também para efetuar vendas.
- Usar a prova social, antes das pessoas decidirem ir a sua clínica, vão pesquisar e buscar saber o que as demais pessoas que frequentam acham, por isso compartilhe feedbacks de seus clientes, diferenças nos resultados alcançados e tudo que possa servir como prova social.
- Agendamento e venda online são indispensáveis. Seus clientes precisam ter a facilidade e comodidade de reservarem um horário ou comprarem o produto que desejam a qualquer hora e em qualquer lugar! Com um software de gestão e marketing como a FLOWww, essa função é simples, já que por meio de aplicativos como a FLOWwwer seu cliente poderá agendar o serviço desejado, e pela Área de Clientes efetuar a compra do seu produto e programar a entrega em seu domicílio. E o melhor, você estará no controle disso!
#3 Foque no SEO
O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Essa ferramenta se trata de um conjunto de técnicas que visam inserir a página de destino entre os melhores resultados dos motores de busca. Mas por que isso é importante? E por que você deveria focar nisso?
Caso o site ou blog da sua clínica estética tenha um conteúdo de alta qualidade e seja atrativo, as chances da sua página web aparecer nas primeiras páginas de resultados dos principais motores de busca, como o Google, será grande. Isso é importante, porque os sites e páginas dispostos entre os primeiros resultados representam maior confiabilidade, além disso, poucas pessoas continuam buscando as páginas que não estão nessa posição.
Portanto, focar no SEO, aumentará as chances das pessoas encontrarem seu negócio em meio a suas pesquisas, quando buscarem “ Clínicas estéticas na região X”, ou “As melhores clínicas estéticas de tal cidade”. Aumentar o reconhecimento da sua clínica, também potencializará seus agendamentos e vendas, logo sua lucratividade.
#4 Publicidade nas redes sociais: Facebook, Instagram, Google.
Faça uma publicidade dos seus posts mais ricos em conteúdo e também mais interativos. Por exemplo, escolha um post em que tenha um de seus profissionais explicando ou discorrendo sobre um procedimento que vem sendo muito realizado e o diferencial que o cliente encontrará na sua clínica.
Invista um pequeno valor como R$5,00 para promover essa publicação e a rede em que você optou, aumentará a entrega do seu conteúdo, alcançando pessoas de regiões próximas, ou até o raio que você desejar, por um período “x” de dias. Essa publicidade te ajudará a ganhar mais seguidores interessados pelos seus serviços e produtos, sendo assim, suas chances de vendas serão expandidas!
Antes de investir em promover uma publicação, certifique-se que sua rede social está pronta para receber visitas e que quando recebê-las despertará interesse e atratividade, a fim de provocar uma ação.
Por isso, é relevante sempre dispor de forma clara as informações básicas, como: cidade em que sua clínica está localizada, o nicho do seu empreendimento (estética), número de telefone para contato ou link do WhatsApp, e endereço.
Também é válido criar destaques com tour pela clínica, lista de quais procedimentos são realizados, fotos de antes e depois, e a prova social acompanhada de feedbacks.
#5 Foque no relacionamento com seu cliente, criando campanhas e enviando mensagens e e-mails automáticos!
Planeje campanhas de marketing e vincule a elas formulários de captação como aqueles que estão no sistema FLOWww! Com os formulários de captação, os clientes que se interessarem pela campanha e promoção oferecida, deixarão seus dados básicos e entrarão em contato, para sanar dúvidas ou marcar um horário.
A partir disso, você poderá enviar mensagens e e-mail automáticos, dando as boas vindas, chamando para uma consulta gratuita, parabenizando, caso seu cliente tenha faltado ao procedimento pergunte se tudo está bem e se ele deseja remarcar o horário!
Nutra seus potenciais clientes, use desse meio para mandar as novidades da sua clínica como novas promoções, eventos, pacotes personalizados e mais.
#6 Use Programas de Fidelidade: Programa de Pontos e Programa Convide um Amigo
Programas de fidelidade, como o programa de pontos da FLOWww, aumentarão: a constância do cliente em sua clínica, o consumo, o conhecimento que ele terá dos serviços e produtos, aumento das vendas e a recorrência do mesmo! Ofereça pacotes, serviços e bônus que permitam ao seu cliente o acúmulo de pontos e posteriormente a troca deles em novos agendamentos.
Com o programa convide um amigo, seu cliente será beneficiado ganhando desconto nas próximas sessões e sua clínica ganhará um novo potencial consumidor que experimentará seus serviços de uma forma descontraída. Use uma solução tecnológica como a FLOWww, para gerir seus leads e clientes!
#7 Promova eventos e workshops
Desenhe campanhas de marketing que sejam dinâmicas e permitam ao seu cliente uma experiência única. Aproveite datas comemorativas, lançamentos de produtos, aprimoramento de serviços para realizar eventos em sua clínica estética. Seja perspicaz em suas vendas, ofereça um brunch e as vantagens de consumir seus procedimentos.
Foque também em eventos com cunho profissional, como Workshops! Torne seu centro estético referência, levando profissionais de qualidade para ensinar novas tendências, técnicas, para oferecer palestras e mini cursos.
3 Ferramentas disponíveis na FLOWww que vão te ajudar em suas estratégias de marketing
- Buscas Avançadas: Com os filtros certos, você será ainda mais assertivo em sua ação. Usando a ferramenta buscas avançadas da FLOWww, você terá acesso a informações de todos seus clientes de forma segmentada e com enfoque. Caso você queira saber, quantas mulheres de 20-35 anos frequentam sua clínica para uma campanha de dia das mulheres, por exemplo, o sistema te fornece a informação exata e atualizada sobre.
- Listas de Trabalho: para trabalhar os contatos da campanha de marketing criada, basta criar uma lista de trabalho referente a essa. Nesta lista de trabalho, você poderá nutrir os potenciais clientes, fazendo ligações, oferecendo pacotes e promoções, marcar horários e segmentar os contatos (aqueles que pediram para ligar em outro momento, aqueles que estão pendentes para confirmar o orçamento passado e aqueles que confirmaram o orçamento).
- Relatórios analíticos como ROI e KPI’s Chaves: como saber se seus investimentos estão dando o retorno esperado? Use os relatórios FLOWww! Dados analíticos dos indicadores de performance chave quando comparados são excelentes para você medir o sucesso de suas campanhas de marketing. O cálculo do ROI é feito de forma rápida e automática pelo nosso sistema, para que você esteja sob controle da rentabilidade da sua empresa.
Com um software completo como a FLOWww, a gestão de clientes e ações de marketing serão muito mais aprofundadas e simples de levar. Não sabe como alcançar novos clientes e aumentar suas vendas? Leia nosso e-book completo com 22 ideias de promoções, ofertas e campanhas de marketing!
Não perca mais tempo, peça hoje uma demonstração personalizada e gratuita! Leve sua empresa a outro nível, escolha uma solução inteligente, escolha a FLOWww!