
Se o seu negócio é de estética, beleza ou do setor da saúde e bem-estar, com certeza começou a treinar orientada pela paixão e pela vocação para servir ao cliente e fazê-lo sentir-se bem, através dos cuidados físicos e emocionais. Você quer que seus clientes tenham uma aparência bonita e saudável e, além disso, saia do seu centro com uma autoestima reforçada. Não há nada mais motivador e emocionante do que isso!
Você adora ajudar, cuidar e mimar, mas quando se trata de uma profissão, isso não pode ser desinteressado, nem sempre pode ser cobrado ao preço de um amigo. Você não está fazendo um favor a si mesmo! Seu tempo, seus conhecimentos e habilidades devem ser valorizados e traduzidos em um benefício econômico, que permite manter seu negócio aberto por muitos anos e ajudá-lo a crescer, evoluir e melhorar a cada dia.
É por isso que é tão importante canalizar sua paixão para uma profissão lucrativa . Como? Para ajudá-la a encontrar seu Ikigai, seu propósito de vida e encontrar o equilíbrio entre sua paixão, vocação, missão na vida e na profissão, hoje vamos compartilhar com você 5 chaves para a mentalidade empreendedora, que lhe permitirão trabalhar no que você gosta o máximo e melhor você faz, enquanto ajuda seus clientes e ganha dinheiro. Anote!
5 segredos para transformar sua paixão em um negócio verdadeiramente lucrativo!
Sabemos que você toma muito cuidado ao atender seus clientes. Você adora o seu trabalho, cuidando dos detalhes e vendo como os clientes aproveitam a experiência de se colocarem nas mãos e partirem tão bem dispostos. Isso é ótimo, mas a verdade é que a satisfação deve se traduzir em um benefício econômico proporcional ao seu esforço, ao tempo que você dedica, aos conhecimentos e habilidades que coloca em prática e à qualidade dos produtos e equipamentos que utiliza.
Assim, para defini-los você deve levar em consideração:
- Duração média do serviço.
- Nível de complexidade do tratamento e grau de especialização do profissional que o executará. Por exemplo, um cosmético.
- Qualidade e preço dos produtos que você usa.
- Equipamentos que você utiliza, margem de amortização da compra ou aluguel e consumo de energia elétrica, por exemplo.
Com isso, por exemplo, você pode definir o preço correto para serviços curtos, mas com produtos de ponta como a aplicação de Botox e outros mais longos, que incluem técnicas manuais e produtos baratos, como uma massagem relaxante de 60 minutos. O primeiro serviço, apesar de ser mais curto, terá um custo superior (por exemplo, 130 euros para uma sessão de 15 minutos), enquanto o segundo terá um preço mais barato (cerca de 45-50 euros para uma sessão de massagem de 60 minutos).
- * Além de tudo isso, você deve levar em consideração a quantidade de serviços que possui em sua carta. Procure oferecer uma proposta clara, bem trabalhada e específica, baseada no que você domina ou que poderá dominar com treinamento adicional. Especialize-se para se tornar uma referência em seu setor. Ter uma oferta muito ampla e geral causará confusão para o cliente e problemas para escolher a melhor solução.
#2 Identifique o seu cliente ideal e aprenda a cuidar dele, a retê-lo e a fazer com que volte com frequência.
Uma das melhores formas de fidelizar os clientes é fazer com que se sintam acolhidos e proporcionar-lhes sempre uma experiência irrepreensível, sob critérios de qualidade de serviço e atendimento, preço e duração da visita .
Mas você acha que pode atender a todos eles? Todas as pessoas são provavelmente seus clientes ideais? Sempre se disse: "quem cobre muito aperta pouco". Este provérbio não poderia vir mais carregado de razão. A chave do sucesso é segmentar muito bem o seu público , conhecê-lo muito bem e oferecer o que ele precisa no momento certo.
Para fazer isso, você pode levar em consideração fatores como sua idade, seu sexo, o dinheiro que eles estão dispostos a investir em média em seu centro e até mesmo seu local de residência. Ser claro sobre isso o ajudará a definir corretamente sua carta de serviço, seus protocolos de ação e até mesmo suas estratégias de vendas, aquisição e retenção.
Quanto mais e melhor você souber, mais fácil será atendê-los antes, durante e depois da visita , fazer recomendações sob medida e trabalhar na sua fidelização e retenção , com a ajuda de ações de marketing e programas de fidelização como aqueles oferecidos FLOWww à sua disposição.
#3 Perca o medo das vendas! Conheça seus clientes e aprenda a vender exatamente o que eles precisam no momento certo .
As vendas são um dos pilares mais importantes de um negócio lucrativo! Sem vendas, o seu negócio só pode subsistir. Muitos profissionais da indústria têm medo de vender ou se sentem envergonhados ou com pressa porque sentem que estão forçando os clientes a gastar mais do que podem pagar. Não é verdade de forma alguma! Tudo depende do quê e como.
Vender é uma arte e para isso exige segurança e confiança. Você sabe que seus serviços e produtos são bons, eles funcionam e podem ajudar seus clientes. Por que você se esconderia ou pararia de oferecer algo que poderia ser útil? Por exemplo, se você sabe que seus produtos de hidratação facial estão entre os melhores que existem, por que o cliente iria querer continuar usando os que compra no supermercado, se eles podem ser melhores para eles e também podem ajudá-lo a melhorar os efeitos do tratamento, melhoram sua satisfação e agregam valor?
Para se apresentar a este campo fascinante, você poderá treinar em vendas e colocar em prática conselhos como os que lhe damos neste curso expresso da FLOWww. Um sistema de gestão e marketing online como o FLOWww oferece-lhe todas as ferramentas necessárias para o ajudar a vender mais e a conseguir um negócio mais rentável: desde os produtos relacionados disponíveis na bilheteira, um e-commerce integrado na app e no portal da reservas, bem como a realização de pesquisas cruzadas e ações de marketing específicas, até à análise de estatísticas e relatórios para conhecer o estado das suas vendas e a sua evolução ao longo do tempo.
#4 Comece a medir seus resultados de faturamento, vendas, reservas, bem como aquisição e retenção de clientes .Para saber se o seu negócio é lucrativo, se evolui positivamente e se você está atingindo seus objetivos, é necessário contar com estatísticas e relatórios, que oferecem um visual completo dos principais resultados do seu negócio. Por exemplo: Quanto eu faturei este mês? / Quanto eu vendi? / Quantos novos clientes eu tenho? / Quantos novos clientes consegui reter neste tempo? / Quantos serviços de cada eu fiz este mês? / Quais trabalhadores venderam mais? Etc.
Ter todas essas informações acessíveis em apenas alguns cliques o ajudará a tornar os números mais rápidos e ágeis, sempre tendo a certeza de que são dados reais, corretos e atualizados, extraídos da atividade do seu negócio.
Se você sabe como funciona o seu negócio e como está seu estado atual, além disso, poderá mantê-lo sob controle, tomar melhores decisões e traçar uma estratégia com maior sucesso, para ajudá-lo a melhorar esses resultados mês após mês, crescer e rentabilize toda aquela paixão que você coloca no seu trabalho no dia a dia.
#5 Reinvestir parte de seus lucros em itens que o ajudem a melhorar e crescer a cada mês.Enfim, à medida que você obtém mais benefícios e cresce, você poderá desfrutar de uma maior capacidade de investir em novo pessoal especializado, treinamento de toda a sua equipe, novas máquinas, móveis e decoração, bem como em novidades, tecnologias e sistemas que ajudem você digitaliza. sua gestão.
Reinvestimento é o que o impedirá de ficar preso, enquanto outros crescem. Para continuar a evoluir e a melhorar, tem de saber quanto gastar, quando e porquê, de acordo com as necessidades que vão surgindo, os seus objetivos e as suas expectativas, tanto a curto como a médio prazo.
Modernizar seu negócio também ajudará você a aumentar sua atratividade para seus clientes, ser mais eficiente e melhorar seu índice de produtividade-lucratividade. Por exemplo, um dos seus investimentos futuros mais decisivos pode ser um software online especializado + aplicativo de reservas e vendas online, o que você acha?
Concentre sua paixão com essas 5 dicas e comece a trabalhar para transformar seu centro ou clínica em um negócio verdadeiramente lucrativo. Para começar bem, conte com um sistema online como o FLOWww, que permite iniciar e controlar a aplicação destas dicas de forma mais profissional, ágil e eficiente. Aprenda como transformar sua paixão em um negócio lucrativo com a ajuda de FLOWww. Marque uma consulta para uma demonstração personalizada!