
Como você realiza a compra de produtos que serão utilizados em procedimentos, no dia a dia e também para venda em sua loja, no seu negócio de estética e beleza? A gestão de compras, é um dos principais setores de uma empresa, já que ele responde por uma parte do lucro do seu negócio, igualmente a parte de despesas. Sendo assim, há formas eficientes de efetuar compras que gerem uma boa margem de lucro e mantenha seu orçamento saudável e equilibrado!
Não basta ter capital para efetuar uma compra assertiva, é preciso que seja feita uma análise apurada de diversos fatores, como: o que seu público-alvo consome e necessita; quem são os fornecedores e qual a qualidade da matéria prima; se o valor do produto comprado será condizente com o ticket médio dos seus clientes; qual verba terá que ser investida para a compra, e qual é a real situação do seu estoque hoje.
Para entender mais sobre a gestão de compras, bem como o conceito, a necessidade de ser um setor bem desenvolvido e como uma solução tecnológica como a FLOWww pode te ajudar nesta empreitada, continue lendo nosso artigo!
Entenda o conceito de gestão de compras e quais são as responsabilidades desse setor!
A gestão de compras é responsável pela eficiência do processo de compra para o benefício do negócio. Por meio dessa, diversas estratégias serão planejadas a fim de diminuir o custo do produto sem que a qualidade seja perdida, e evitar que a empresa sofra desfalque em seu estoque garantindo também que o estoque da mesma será saudável.
Viabilizar a aquisição dos produtos e insumos, evitar matérias-primas de baixa qualidade e um estoque desequilibrado - com faltas e excessos de itens - além do orçamento desperdiçado, caracterizam as principais funções de uma gestão de compras efetiva. Uma boa administração de compras, deve garantir o produto certo, no melhor valor com alta qualidade, na quantia mais próxima, estando disponível para favorecer o funcionamento normal do seu salão de beleza ou da sua clínica estética. A falta de produtos, pode gerar mais gasto e causar perda de vendas!
As responsabilidades desse setor, para que as compras sejam efetuadas de maneira eficiente, são:
- Planejamento da compra que será feita: seleção de fornecedores por especificação de produto (avaliando melhor custo benefício e tempo de entrega), quantidade que será adquirida, e locais onde serão armazenadas evitando perda do produto.
- Negociação dos termos e das condições de compra.
- Emissão dos pedidos de compra, e registro de notas fiscais, bem como das cotações.
- Realização de cálculos das despesas com a estocagem e também apontamentos sobre a depreciação dos produtos adquiridos.
- Realizar giro de estoque a fim de obter controle sobre a vida útil dos produtos, e se necessário realizar estratégias como a promoção de vendas para os produtos menos consumido.
- Listas de checagem no recebimento do produto e fornecer relatórios de uso para acompanhamento.
Por que você precisa da gestão de compras para o seu negócio de estética e beleza?
Para explicar a necessidade de uma gestão de compras bem feita em sua clínica, salão ou spa, vamos discorrer sobre algumas situações práticas e comuns no dia a dia:
#1 Produtos para venda em seu negócio + Controle do Estoque
Vamos supor que em seu salão de beleza, você venda linhas de cosméticos, como shampoos, condicionadores, máscaras, óleos, tintura, leave in, e até mesmo escovas. Você simplesmente compra diversos produtos, de um fornecedor X , e expõe os itens para venda.
Passado um mês, você encontra alguns itens em excesso, outros em falta e logo chega o momento de fazer pedidos. Você paga um alto custo para reposição do seu estoque, sem saber o lucro que o produto tem gerado (se é que tem gerado), desconhecendo as necessidades e desejos do consumidor para investir em novos itens, e com uma sobrecarga de produtos que possivelmente já foram pagos aos fornecedores e apenas juntam pó no seu estoque.
No setor de vendas, o estoque é o coração do negócio. É por meio dele, que seu negócio pode super faturar como pode estar emperrado, sem sair do lugar. Pensando nisso, a gestão de compras é fundamental para o caminhar diário do estoque e também para aumentar a rentabilidade do seu negócio através das vendas. Pensando em uma solução, para essa suposição, pode-se considerar:
- Ao implementar ações estratégicas da gestão de compras, você deve segmentar sua base de clientes, e compreender as necessidades e desejos dos mesmos. Por exemplo, boa parte das suas clientes tingem os cabelos e realizam outros procedimentos químicos, portanto investir em linhas de tratamento para cabelos ressecados, ou que sofram com quebra por química é uma boa sacada.
- Conheça seu estoque e utilize ferramentas que auxiliem a controlá-lo de forma automática, como um software de gestão e marketing como a FLOWww. Saiba quantas unidades estão disponíveis, há quanto tempo estão sem ser vendidas, quais dos seus produtos são mais consumidos e use os dados a favor da próxima compra.
- Estude seus fornecedores, e entenda se estes oferecem qualidade em seus produtos com um bom custo benefício. Faça uma pesquisa de mercado e busque entender os valores que estão sendo estipulados em média. Além disso, tenha um bom relacionamento com os fornecedores, e estude formas de pagamento que favoreça ambos, uma forma seria descontos para pagamentos à vista.
- Faça com que os produtos que possuem menor saída sejam rentáveis para o seu negócio. Uma vez que é do seu conhecimento todas as movimentações do seu estoque, ao perceber que o produto "y" não é vendido a mais de duas semanas, crie promoções de venda ou combine-o com um tratamento a fim de propiciar uma experiência ainda mais completa para os seus clientes, implementando o cross selling.
#2 Produtos necessários para o funcionamento do seu negócio de estética e beleza + despesas
O dia a dia de um negócio, exige que alguns artigos estejam sempre em uso. Como materiais de limpeza, itens para procedimentos como toalhas e utensílios, cafés, água e snacks. Contudo, se estas exigências não forem cotadas poderão representar um grande gasto para seu salão ou clínica.
Com a gestão de compra, você poderá estudar o gasto mensal destes itens, e planejar uma forma mais econômica de adquiri-los, buscando novos fornecedores, usando produtos multiuso e até mesmo criando um estoque com aqueles produtos não perecíveis. Para cafés e snacks, você pode inclusive considerar uma parceria com negócios locais, e dessa forma baratear o custo da alimentação.
Como uma solução tecnológica pode otimizar sua gestão de compras? Conheça as ferramentas disponíveis na FLOWww que te ajudarão nesta jornada!
- Conheça o histórico de vendas dos seus produtos: acessando a aba "histórico" na ficha cadastral do seu cliente, você encontrará um seletor múltiplo que te dá acesso tanto ao histórico de venda dos produtos, quanto ao histórico de serviços. Essa ferramenta tem como objetivo responder a questionamentos importantes: Quando, onde, qual, quantos, por quanto? Tendo em vista a rotina do seu negócio de beleza, é importante ter em mãos um serviço que filtre os principais dados a fim de direcioná-lo às melhores estratégias e decisões.
- Utilize a tarifa base do seu centro estético e obtenha controle do seu estoque, de forma automatizada: de antemão você deve utilizar a tarifa base para que você saiba não apenas os valores dos produtos, mas para que além da discrição rentável e legal deles (pensando em custo bruto, valor e impostos como ICMS) você possa entender a demanda dos serviços que oferece, traçar planos de venda para seus produtos e aumentar a rentabilidade dos serviços prestados, contando com um estoque ordenado e automatizado.
- Crie campanhas de marketing para os produtos com menor saída, utilizando ferramentas efetivas de comunicação e formulários de captação: para fomentar as vendas do seu negócio e movimentar seu estoque, você pode utilizar ferramentas disponíveis no sistema FLOWww. Crie sua campanha de marketing e vincule a essa formulários de captação, para que novos clientes possam entrar em contato e realizar cadastro em sua clínica, possibilitando nutrimento e conversão. Além disso, você pode utilizar as funcionalidades de comunicação, como Workflows específicos que permitem envio automático de mensagens SMS, push e e-mail marketing ou optar por um contato ainda mais direto enviando mensagens do WhatsApp.
Otimize a gestão da sua empresa com artifícios que a desenvolvam como um todo. Desde a compra de produtos, até as vendas, o cuidado com o cliente e as ações de marketing, podem encontrar um respaldo que seja inerente a falhas banais e que ofereça o ambiente necessário para o crescimento do seu negócio e o aumento das suas vendas. Basta contar com um software inteligente e completo.
Com a FLOWww todo os dados do seu negócio ficam sob seu controle. Para que a gestão de compras do seu spa ou salão de beleza seja efetiva e sempre atualizada, utilize as ferramentas disponíveis em nosso software de gestão e marketing e desenvolva estratégias que potencializem sua margem de lucro. Não perca mais tempo, experimente a FLOWww, peça uma demonstração personalizada e gratuita!