
Talvez uma das maiores inquietações das clínicas de estética, salões de beleza e esteticistas é a correta gestão do estoque dos seus produtos de venda. A compra de produtos representa uma parte fundamental dos seus custos e também dos seus lucros, razão pela qual faz-se necessário sempre dispor de todos os items possíveis que complementam os tratamentos dos seus clientes.
Para consegui-lo, o controle do seu estoque merece grande parte de tempo e dedicação.
O primeiro passo é saber transmitir a disciplina no controle dessa área do seu negócio. É de grande importância contar com algunas normas e ser bastante rigoroso nesse processo, principalmente no que se diuz a respeito de inventários, relatórios, pedidos, controle de produtos de consumo interno. so se quere ter uma boa margem, o controle do estoque de produtos pode, e deve ser, uma área para você trabalhar e otimizar constantemente. Conheça, a seguir.
5 dicas "vapt-vupt" para melhorar a gestão e controle do seu estoque
1. Esqueça-se de acumular grandes estoques de produto. Grandes estoques são sinónimo de dinheiro estagnado, algo pouco rentável para qualquer negócio. Em muitos casos acabamos acumulando produtos em estoque de marcas que já não trabalhamos ou de fornecedores com os que já não contamos.
2. Uma boa previsão das nossas necessidades. Nosso objetivo é trabalhar com um estoque equilibrado e para isso devemos ter uma boa previsão do fluxo de produtos. Não podemos conceber a idéia de perder uma venda ou não realizar um tratamento corretamente devido a falta de produtos.
3. Bons fornecedores. Contar com fornecedores de qualidade é sinónimo de tranquilidade e compra a bom preço. Crie um vínculo professional e bilateral, no qual ambos cumprem seu papel; você por um lado realiza bons pedidos e realiza o pagamento em dia e o fornecedor se compromete a oferecer tendências e novidades em produtos, negociar melhores tarifas e entregar no prazo estipulado.
4. Boa política de marcas. Aposte por marcas de produtos que se encaixam no perfil e na estratégia do seu salão de beleza, clínica estética ou serviço de home care. A qualidade de produto tem uma relação muito estreita na nossa definição da tabela de preços. Pense bem no que está oferendo, no que está cobrando pelo serviço e qual é o tipo de produto que se adequa.
5. Revisão periódica de inventario e estoque. Defina os seus prazos de pedido em função das suas necessidades e características. Importantíssimo, defina rotinas de revisão e efetue o pedido quando chegue no ponto de pedido que definiu previamente no seu software de gestão.