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Cross Selling nos negócios de estética e beleza: aumente seu lucro!

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Cross Selling nos negócios de estética e beleza!

PT_BLOG_Cross Selling nos negócios de estética e beleza!

Quais estratégias você tem utilizado para ampliar os índices de vendas do seu negócio? Considerando as alterações na forma de consumo, as formas de venda também foram modernizadas e aprimoradas. Um exemplo bastante óbvio e atual, são as vendas pela internet, e ferramentas ativas da mesma, como redes sociais e sites, com apenas um clique você encontra o que precisa, e os algoritmos te apresentam opções similares!

Negócios de estética e beleza, tem a recorrência de clientes como peça fundamental para impulsionar o fluxo de movimento em suas empresas, sejam elas clínicas estéticas ou salões de beleza. Visto isso, as ações de vendas devem ser certeiras e efetivas, para captar, converter e fidelizar todo lead que adentra o funil de conversão. Para estimular o consumo dos seus serviços e produtos, oferecendo uma experiência única para o cliente, implemente o Cross Selling! Entenda mais, lendo nosso artigo completo:

Entenda o conceito de Cross Selling e saiba quando o método deve ser aplicado!

O conceito de Cross Selling fica ainda mais simples quando traduzido do inglês para o português, sendo assim, significa venda cruzada! Vendas cruzadas representam uma experiência única e completa para o cliente, uma vez que o serviço ou produto que está sendo vendido terá a possibilidade de ter um complemento. Dessa forma a venda de apenas um serviço, será a venda de um serviço + um produto, ou ainda de mais um serviço!

Este complemento não necessariamente deve ter um valor inferior, o objetivo deste é agregar à efetividade do que já está sendo vendido. Por exemplo, vamos supor que você seja dono de um salão de beleza, e sua cliente chega com o cabelo bastante desidratado e comenta que sofreu uma quebra química devido a uma tintura mal feita no passado. Seus profissionais irão indicar uma hidratação profunda e como a estratégia de cross selling já está alinhada, no momento do pagamento, um membro da sua equipe mostra sua linha de shampoo, condicionador, máscara hidratante, e um leave in próprio para cabelos danificados! 

Mais produtos podem ser indicados, ou de repente, outro tratamento pode ser indicado para que sirva como um boost no resultado esperado. No caso desta cliente com quebra química, seu profissional pode oferecer um tratamento paralelo que seja rico em vitaminas e proteínas! Nos casos citados, o complemento pode ter valor idêntico, inferior ou superior, contudo o objetivo será alcançado: surpreender seu cliente, propor uma experiência completa e servir com diferencial!

O cross selling também é utilizado em casos em que a empresa compreende que o cliente não irá comprar repetidamente o mesmo produto, principalmente se este tiver alto valor ou longa vida útil. Nestes casos, são oferecidos produtos secundários, a fim de fomentar a boa venda realizada, e aumentar ainda mais o fluxo de caixa. Mas quando o cross selling é aplicado? Veja:

  • Necessidade de aumentar os índices de venda e impulsionar a lucratividade do negócio.
  • Falta de estímulo de consumo para os clientes, bem como ticket médio baixo.
  • Produtos e serviços que possuem menor consumo e um estoque com baixo giro ou produtos que não saem há mais de duas semanas.
  • Tratamentos que podem ser combinados e irão gerar ainda mais resultados e melhorias, oferecendo uma experiência ímpar para o cliente. 
  • Negócios que visam se destacar com um diferencial: cultivar em seus clientes uma infinidade de possibilidades de resultados dentro da sua empresa.

O Cross selling pode ser aplicado a qualquer momento e em qualquer situação, contudo você precisa saber como aplicá-lo, a importância de conhecer seus clientes e como um software de gestão e marketing pode tornar esse processo ainda mais rápido e fácil! Continue lendo! 

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A importância de conhecer seu cliente para aplicar o método cross selling e o que deve ser evitado ao implementar a estratégia de venda!

A relevância de conhecer seu cliente, está não apenas no sucesso ao implementar o método em seu negócio, mas também nas possíveis falhas que devem ser evitadas, para que o mesmo gere o resultado dado como meta. Uma vez que você conhece seus clientes, presta atenção no que é consumido pelos mesmos, anota comentários em suas fichas cadastrais ou nas fichas de anamnese, listando preferências, desejos e gostos, indicar um produto/serviço como complemento, é mais fácil e assertivo

Além do mais, conhecendo seus clientes, você entenderá quais são os serviços e produtos que fazem sentido em ser oferecidos, qual a média de preço aceitável para os mesmos, e como o complemento pode ser indicado sem gerar desconforto ou parecer insistência. Para que a experiência do cliente seja vista como única e seu negócio de estética e beleza com um diferencial, atente-se e busque evitar:

  • Oferecer diversas vezes produtos e serviços sem estar próximo do momento de fechamento da compra, ou pagamento do serviço;
  • Oferecer um excesso de itens que por mais que possam servir como complementos, deixe o cliente confuso com a compra;
  •  Insistência e falta de atenção: o cliente não apresentou interesse, ou já expressou que o valor está fora de sua realidade no momento.

Como um software de gestão te ajuda a melhorar a venda cruzada e aumentar sua margem de lucro?

#1 Segmente sua base de dados e conheça o perfil dos seus clientes: Trace preferências e desejos!

Para identificar as necessidades e desejos dos seus clientes, é preciso conhecer o perfil deles e para isso você pode começar segmentando sua base de dados e utilizando o CRM para combinar informações: produtos e serviços consumidos, gênero, idade e demais preferências.

Utilizando a ferramenta "Busca Avançada" em seu sistema FLOWww, você poderá selecionar os itens da sua listagem de combinações de dados, e traçar o perfil dos seus clientes. Visto isso, suas ações de venda cruzada serão muito mais assertivas, você saberá o que oferecer e para quem oferecer, sendo assim as chances de aumentar o seu lucro são menos abstratas.

#2 Entenda quais são os itens mais consumidos do seu negócio! Saiba o que oferecer e certifique-se que está oferecendo o que procuram.

Não adianta oferecer itens em meio a sua venda cruzada, que não sejam do interesse dos seus clientes. Por isso, antes de aplicar o cross selling, sente-se e acesse sua plataforma FLOWww! Acessando a seção "Listas" você poderá pesquisar quais são os serviços mais agendados em sua clínica estética ou em seu salão de beleza.

Além disso, acessando as informações de consumo dos seus clientes e colhendo dados das suas fichas cadastrais, você poderá cruzar dados e valores, e listar quais são os produtos mais comprados! Uma vez que seja do seu conhecimento os itens mais consumidos, associe-os e potencialize as vendas cruzadas em seu negócio. 

#3 Avalie os preços e torne a estratégia atrativa! Compreenda o psicológico do consumidor.

Considerando que o método de cross selling se dá pela venda de itens complementares, é válido frisar que alguns dos seus clientes podem esperar que o valor também seja complementar e não superior, enxergando o complemento como um peso no orçamento final. Neste caso, há duas formas de combater a desarmonia das ideias:

  • Apresente itens com valores inferiores mas que sejam úteis como complemento;
  • Apresente os benefícios do item complementar e ofereça um desconto sobre ele;
  • Crie pacotes, kits ou bônus para a venda e compra de itens complementares que terão um desconto significativo em seus valores.

Com a FLOWww, é possível criar pacotes personalizados em seu sistema, e inclusive disponibilizá-lo para agendamento ou compra online através do aplicativo FLOWwwer ou na Área de Cliente. Além disso, você pode gerar bônus para aqueles clientes que efetuaram a compra cruzada. Como o bônus entra no sistema como forma de pagamento, um valor determinado poderá ser abatido, servindo como desconto. 

#4 Alinhe sua equipe para executar de forma efetiva o cross selling e os estimule: Habilite as comissões no sistema!

Para que a venda cruzada tenha sucesso, ela deve ser bem executada. Sendo assim, procure realizar um treinamento com a sua equipe, alinhando o conceito do cross selling, como aplicá-lo e o que deve ser evitado. A comunicação da sua equipe não deve ser agressiva ou insistente, mas deve apresentar gentileza em oferecer um item que tornará a experiência do cliente ainda melhor.

Supondo que o método de vendas cruzadas foi implementado visando um aumento no índice das vendas, desenhe uma meta real e possível com a sua equipe. Seja realista sobre sua expectativa com a ação de cross selling, e demonstre que aqueles que se esforçarem também serão beneficiados. Acessando o sistema FLOWww, quando na seção de tarifas - "Produtos" você poderá habilitar a função comissão e descrever a porcentagem, ou valor que será dado mediante a venda do produto. A cada venda realizada um profissional será selecionado. 

Avalie sua equipe e analise como tem sido o desempenho de atividade do seu negócio, acompanhando métricas que demonstrem como seus profissionais tem se esforçado e feito acontecer por hora.

#5 Ações de Marketing + Cross Selling

Utilizando uma plataforma como a FLOWww, suas campanhas de marketing serão muito mais assertivas, uma vez que você terá acesso a todas as ferramentas necessárias para uma comunicação efetiva e atrativa para os seus clientes. 

A fim de aumentar a possibilidade do seu cliente aceitar um item complementar a venda, busque explorar as opções apresentadas para o mesmo. Crie e-mails marketing e mensagens push que ofereçam as combinações de produtos e procedimentos, evidenciando os benefícios e o tratamento completo que seus clientes podem ter. Criando Workflows, você poderá programar o envio automático e selecionar quais clientes irão receber sua ação de venda cruzada, em qual período e por qual canal. Sem perder o timing!

Para fidelizar aqueles clientes que compraram o item complemento, você pode enviar mensagens personalizadas de WhatsApp diretamente das fichas cadastrais. Busque saber se estão satisfeitos com a compra, se o item foi útil e torne o pós venda especial, para que sempre exista a oportunidade de realizar uma venda cruzada confortavelmente para aquele cliente. 


Implementar ações de venda estratégicas como o Cross Selling, é ainda mais fácil e prático se você contar com uma solução tecnológica como a FLOWww! Acompanhe as estatísticas e os relatórios de suas campanhas de marketing e vendas, e esteja sempre a frente no alcance de suas metas. Peça uma demonstração personalizada do nosso software de gestão e marketing e comece a impulsionar a lucratividade do seu negócio hoje!

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