
Garantir qualidade dos serviços de um estabelecimento demanda que seu gestor tenha uma visão ampla de vários aspectos. Se, por um lado, contar com um sistema para salão de beleza ajuda o gerenciamento das atividades-chave, é preciso também cuidar da gestão de pessoas e comunicação entre colaboradores.
Comunicação garante alinhamento
Quando se tem uma equipe trabalhando em conjunto, é necessário ter certeza de que todos estejam sempre na mesma página no que diz respeito a assuntos importantes para o dia a dia do salão de beleza. Promoções, produtos, horários e procedimentos são alguns exemplos de informações que devem ser niveladas ao mesmo nível de conhecimento de toda a equipe.
Contar com o time alinhado é saber que as pessoas sabem o que deve ser feito, como deve ser feito e porque deve ser feito. Isso ajuda com que a gestão do salão de beleza ou SPA seja organizada, garante que o sistema de gestão dos processos de dia a dia do estabelecimento ocorra da maneira adequada e faz com que as pessoas que trabalham juntas no local sintam-se envolvidas totalmente no gerenciamento do negócio.
Como o cliente percebe a comunicação?
Pequenos gestos e ações mostram esse cuidado do salão ou SPA em manter a comunicação alinhada. Seja no atendimento com padrão sempre mantido, na capacidade de todos os colaboradores do salão de saber descrever os produtos e serviços do estabelecimento, seja no atendimento atencioso e correto por parte de toda a equipe.
Além de contar com um software para salão de beleza, gerenciar seu estabelecimento como um todo demanda tantos aspectos e cuidados que, muitas vezes, essa questão da comunicação fica em segundo plano. Porém, um estabelecimento que tenha comunicação alinhada e funcionários “falando todos a mesma língua”, encanta a clientela.
Que tipo de ferramentas posso utilizar?
Há muitas formas de manter todos alinhados. Uma primeira ação simples e de baixo custo é a realização de reuniões de equipe idealmente semanais para que todos possam se informar sobre novidades, contar sobre eventuais casos de sucesso ou pontos de atenção e, dessa forma, garantir que as informações foram disponibilizadas a todos.
Além das reuniões, outras ferramentas úteis podem compor o dia a dia do salão como por exemplo um bom quadro de avisos que em um local onde o time frequenta como a copa ou espaço do café. Lá se pode ter noticias do segmento, avisos comuns à todos, entre outros dados. Se preferir descontrair um pouco, convites para happy hour e aniversariantes do mês também podem aparecer.
Grupos de Facebook ou Whatsapp: redes sociais assim como aplicativos permitem criação de grupos fechados onde vocês podem divulgar informações de interesse comum, dicas do setor, agenda de eventos, melhores práticas entre os profissionais ou até mesmo envio de mensagens urgentes ou avisos importantes.
Independente da ferramenta escolhida, o essencial é garantir que todos os colaboradores do espaço estão com o mesmo nível de informações sobre o salão de beleza ou clínica de estética. Essa transmissão de conhecimentos e dados é a responsável por manter a equipe em sintonia a atendendo melhor os clientes, gerando encantamento, fidelização e diferenciação para seu estabelecimento.