
As publicações e anúncios do Facebook são uma das melhores maneiras de atrair novos clientes para o seu negócio de estética e beleza. Utilizando esta ferramenta, você aumentará a visibilidade e a consciência de marca (brand awareness), tanto para os seguidores que já são seus clientes quanto para aqueles que ainda não são.
Além disso, suas campanhas no Facebook são ideais para exibir seus produtos e serviços, permitindo que você fale com seu público em potencial sobre os benefícios de um determinado produto ou tratamento e os resultados que eles podem esperar quando tratados por você!
Possivelmente você já utiliza sua página no Facebook para divulgar seu negócio, ainda assim você pode potencializar a captação de novos clientes e impulsionar agendamentos e vendas, criando anúncios estratégicos. Planejar uma campanha e investir no alcance é uma maneira bastante efetiva de aumentar sua base de contatos! Com a FLOWww, você terá todas as ferramentas para entender o sucesso da sua campanha, bem como gerir todos seus clientes. Continue lendo!
Consiga novos clientes através do Facebook com a FLOWww!
Pode parecer muito complicado conquistar novos clientes por meio de uma rede social, mas com a ajuda da FLOWww, será mais fácil e dinâmico do que você pensa. Para ajudá-la nesta tarefa e conseguir que os clientes agendem um horário em seu negócio, a FLOWww oferece a ferramenta de "Reserve aqui seu horário".
Com ela, você poderá integrar sua agenda ao Facebook - também ao seu site, blog ou landing page - através do seu anúncio. Por exemplo, se o seu anúncio oferece um desconto nos tratamentos de estética facial, você poderá acrescentar o link da sua agenda e o seguidor poderá imediatamente agendar um horário online com você.
Como criar sua primeira campanha no Facebook para fomentar a captação de novos clientes:
Alguns pontos que são chave para a construção da campanha, são:
- Escolha o objetivo da sua campanha, quem é o público alvo que você deseja atrair: localização, gênero, idade, etc.
- Segmente seu público.
- Defina o orçamento e a duração.
- Crie a publicação.
- Adicione a URL do seu site, agenda ou ainda do Formulário de Captação da FLOWww, e defina o CTA.
- Analise as estatísticas.
#1 Qual é o primeiro passo?
O Facebook tem um gerenciador de anúncios com um processo orientado, no qual será muito fácil criar sua ação de marketing para atrair clientes do Facebook. Para encontrá-lo, você deve acessar: sua página >> barra lateral >> clicar em “Gerenciador de anúncios”. Você terá acesso a uma tela com todas as publicações que você promoveu e logo abaixo, um link que levará você ao "Gerenciador de anúncios". Veja a interface da nossa clínica health&beauty:
Depois de entrar neste painel de controle, você deverá procurar a guia "Anúncios" e clicar em "Criar" (botão verde no canto superior esquerdo). A partir disto, você encontrará a primeira fase de criação do anúncio: a Nova Campanha. Após isso, você deverá escolher: o "Nome" da nova campanha, a "Categoria" da sua campanha, e preencher os detalhes da campanha que abrangem o tipo e o "Objetivo" (reconhecimento, tráfego, engajamento, cadastros, promoção do aplicativo, vendas).
#2 Estabelecendo os detalhes estratégicos.
Esta é a segunda fase de criação do anúncio, nela você estabelecerá pontos estratégicos para sua campanha, como: o Nome do Anúncio, a Conversão (ou seja o canal, podendo ser site, Messenger, aplicativo, WhatsApp ou ainda site+app) onde você quer que a ação do cliente seja executada, o Orçamento e a Programação e ainda selecionar quem é seu público-alvo.
Para que você entenda na prática, criamos um exemplo: o nome do nosso anúncio é "Pacotes de tratamentos para o Outono". A ação do cliente será executada através do nosso site, e nosso público-alvo está por toda região do Brasil, abrange todos os gêneros e atinge a faixa etária dos 18 aos 65 anos. Optamos pelo idioma português (Brasil).
Você ainda pode optar por detalhar as "Conexões", adicionando ou eliminando o público que você deseja atingir. Todos estes dados selecionados são estratégicos porque tornam sua campanha de marketing personalizada e mais assertiva quanto aos objetivos designados.
Outro ponto fundamental que deve ser estabelecido é o Orçamento e a Programação. Você deve optar por realizar um orçamento diário ou total e informar o valor, dependendo do alcance, visibilidade e duração da sua campanha. Se você ainda não tiver uma conta de anúncio, deverá criá-la e adicionar um cartão como forma de pagamento.
Defina uma quantia apropriada para o tempo que estará em circulação e o número de pessoas que você quer alcançar para que você seja lucrativo. Como você sabe, nem todos os usuários que passam pelos anúncios acabam clicando neles, portanto calcule em média, que eles só farão entre 1 e 5%. Se você está começando e não quer gastar muito, tente cerca de 25 reais por uma semana ou 10 dias, por exemplo.
Informar estes valores é essencial, para que ao decorrer da sua ação e até mesmo ao final, você possa acompanhar o retorno de investimento da sua campanha (ROI) e demais estatísticas. Lembre-se de programar o intervalo de datas em que sua ação estará ativa.
#3 Projete seu anúncio.
Esta é a terceira fase de criação do anúncio, e também a última. Este é o momento de criar seu anúncio, para isso você deve selecionar uma mídia podendo ser uma imagem atraente ou até mesmo um vídeo. Aconselhamos optar pela imagem com link e procurar uma imagem de 600 x 315 pixels sem muito texto. Além disso, você deve adicionar a URL da sua agenda da FLOWww, um título de no máximo 25 caracteres e uma descrição de no máximo 90.
Para alcançar novos contatos e captar mais clientes para o seu negócio, você também pode adicionar um link que direcione os contatos para o Formulário de Captação da FLOWww. Neste, dados básicos do contato serão colhidos e a ação tomada será automaticamente sincronizada ao seu sistema, para que sua equipe possa trabalhar na conversão, ligando e oferecendo um agendamento, ou enviando uma mensagem questionando se há desejo de que um orçamento seja realizado.
#4 Avalie os resultados e estatísticas da sua campanha.
No Facebook, você pode obter estatísticas sobre sua campanha e alguns dados sobre o custo por clique, o alcance do anúncio e os usuários que clicaram em seu anúncio, mas com eles você não terá informações suficientes para avaliar o sucesso de sua campanha.
Para conhecer todos os detalhes, no final da campanha, você pode confiar na FLOWww e em suas estatísticas e listas internas. Aqui você poderá conhecer dados valiosos como quantos novos clientes procedem da campanha através dos formulários de captação, acessando: Estatísticas > Listas > Filtro > 1.2 Discriminação de respostas, como nos conheceu?. Não se esqueça de colocar o intervalo de datas para ser ainda mais exato! Veja:
Conhecendo a origem dos novos clientes, você será capaz de saber se o retorno sobre o Investimento (ROI) da sua campanha de marketing está correto e se foi lucrativo. Para ter estes dados em mãos, acesse a seção "Marketing" > "Campanhas"> Clique no $ para ver o detalhamento do ROI. Veja:
Se você quiser impulsionar sua campanha no Facebook, configurar a URL para seu calendário de agendamentos online e, em seguida, analisar os resultados da campanha, avaliando dos números refletidos nas estatísticas, você deve contar com um software de gestão e marketing como a FLOWww. Suas ações serão mais efetivas e completas!
Tenha as ferramentas necessárias para criar campanhas de marketing estratégicas e recursos para uma gestão de clientes ordenada e efetiva. Explore agora todas os serviços que mencionamos e muito mais, de forma personalizada e gratuita, clicando no botão abaixo.