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Como motivar a equipe do seu salão de beleza?

> Como motivar a equipe do seu salão de beleza?

 

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Motivar a equipe do seu salão de beleza

Um bom líder escuta as pessoas e se esforça para tornar as equipes mais motivadas, pois só assim é possível tirar o que há de melhor em produtividade, concentração e comprometimento de seus colaboradores. No caso de negócios como os de estética, isso é ainda mais importante, pois os funcionários são o contato mais próximo do cliente. Você sabe como motivar a equipe do seu salão de beleza? Este é o tema do nosso artigo de hoje.

 

Não por acaso, um dos maiores problemas dos salões de beleza é a alta rotatividade, que faz com que ótimos profissionais às vezes “girem” no mercado rapidamente. Quem perde com isto é o cliente, que deixa de encontrar aquele profissional de quem gostava, e o negócio, que tem de investir novamente tempo e recursos na seleção e na preparação de um novo colaborador.

 

A motivação é um dos fatores que ajudam a reter talentos. Uma equipe motivada entende a missão do negócio, veste sua camisa e utiliza seu conhecimento a favor dos objetivos empresariais. Daí a importância de manter a fidelidade do seu funcionário: a cada gesto, a cada contato com o cliente, ele representa seu centro de estética. É essencial contar com pessoas bem preparadas, atualizadas e capacitadas. Mas, sobretudo, o entusiasmo e o espírito de time e de pertencimento ao negócio não podem faltar. FLOWww preparou quatro dicas que lhe ajudarão a manter seu funcionário mais motivado. Confira!

 

Valorize e estimule os bons resultados do seu time

 

Pagar em dia e acima da média, conceder os devidos benefícios e algo de extra, como uma cesta básica ou um programa de premiação, e prever um plano de carreira, com possibilidade de crescimento, fazem parte das orientações de RH das empresas que sabem reter seus talentos. Especialistas avaliam que dar uma parte dos lucros à equipe é mais econômico do que pagar altos salários e aumenta a sensação de reconhecimento. No caso de centros de estética, as comissões também são uma importante forma de reconhecer o esforço dos funcionários. A ferramenta Relatórios de Atendimento de FLOWww lhe permite conhecer os profissionais mais procurados e calcular o valor exato da comissão de cada um, segundo o  valor faturado e o tratamento realizado.  

 

Invista no melhoramento profissional das pessoas

 

O capital intelectual de uma empresa não tem preço. Por isso, é importante investir no aprendizado e aperfeiçoamento constantes de quem trabalha com você. Contratar um especialista para fazer uma consultoria, pesquisar por cursos, encontros ou workshops do setor e envolver seus colaboradores são ações que os ajudam a conhecer as novidades do setor estético. Compre um livro especializado, assine uma revista do seu setor, enfim, ajude-os a acompanhar as tendências e conhecimentos novos que surgem a cada dia. Pessoas mais bem preparadas produzem mais.

 

 

Construa um ambiente de diálogo e transparência

 

Hoje em dia, a ideia do chefe autoritário foi substituída pela imagem do líder que sabe ouvir e orientar. Crie uma hierarquia horizontal, que permita um contato franco e direto entre o funcionário e os gestores. Não dê ordens, compartilhe responsabilidades explicando o objetivo de cada ação. Estabeleça momentos de conversas durante as quais é possível trocar ideias para melhorar processos, ouvir feedbacks, dúvidas e sugestões da equipe. Nestas reuniões, fale sobre a política de carreira do seu negócio e explique os objetivos. Oriente seus funcionários com relação às metas da empresa, a fim de que todos saibam a direção para onde se está caminhando. Assim, é possível caminhar juntos.

 

Estimule momentos de descontração e criatividade

 

Uma equipe que está em sintonia naturalmente conversa entre si, troca ideias, constrói um ambiente tranquilo e alegre. Em uma atmosfera como esta, a criatividade é estimulada e o envolvimento aumenta. O líder pode ser proativo e estimular o surgimento destes momentos: é o que especialistas em Recursos Humanos chamam de “ações de clima”. Um almoço em equipe para celebrar uma conquista, um dia de workshop com orientações de um consultor sobre um bom atendimento, a lembrança do aniversário de com um mimo ou uma concessão, um dia de portas abertas para familiares da equipe são algumas ações que ajudam a criar laços mais fortes entre o funcionário e seu centro de estética.

 

Gostou das dicas? Para mais orientações sobre estratégias de gestão e marketing para centros de estética, conte com um programa para salão de beleza e um time de especialistas de primeira linha, como FLOWww. Clique abaixo e conheça também nossa plataforma de treinamento online e saiba como tirar o maior proveito possível de nossos recursos:

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