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Como tornar seu cliente mais satisfeito? Leia sua mente e atenda suas necessidades!

> Como tornar seu cliente mais satisfeito? Leia sua mente e atenda suas necessidades!
Como ter um cliente mais satisfeito? Leia sua mente e dê a ele o que precisa!

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Como ter um cliente mais satisfeito? E por que é importante que ele se sinta assim? A satisfação está diretamente relacionada ao suprimento de necessidades e desejos!  E por isso, você precisa "ler a mente" de seus clientes e buscar entender como seu negócio pode favorecê-lo. A importância de tornar seu cliente cada vez mais satisfeito está na recorrência que será estimulada ao prover soluções.

A recorrência é a base dos negócios do nicho da estética e da beleza, e por isso você deve se preocupar em fidelizar seu cliente, com ações atrativas e que sejam do seu interesse. Ler a mente, parece magia, não é mesmo? Não temos bola de cristal, nem telepatia, mas temos algumas dicas infalíveis que vão ajudar você a surpreender seus clientes e fazê-los pensar: “Era exatamente disso que eu precisava!".

5 dicas para tornar seu cliente mais satisfeito! Saiba como ler a mente de seus clientes e oferecer a eles exatamente o que precisam! 

A recorrência é a base dos negócios do nicho estético, e para que um cliente seja leal a sua clínica, ele deve ser um cliente satisfeito! Quando falamos em ler sua mente, não nos referimos a ouvir em tempo real o que o cliente está pensando ou ter livre acesso aos seus desejos mais profundos. É algo muito mais simples: a intuição e o suporte de um sistema de gestão online, que permite trabalhar com a vantagem de estar sempre um passo à frente.

Antecipar as necessidades do cliente pode ser muito fácil se você tiver as informações certas e os conhecimentos fundamentais. Você só tem que ouvir, anotar tudo e saber exatamente que tipo de tratamentos e produtos mais se adequam a cada necessidade e tipo de cliente.

Listamos 5 dicas, que te ajudarão a surpreender seus clientes, fazer recomendações melhores e retê-los, cuidando deles e fazendo com que se apaixonem todos os dias pelos seus serviços. Anote:

#1  Investigue durante a realização do serviço, as necessidades e desejos dos seus clientes, para que posteriormente você possa anotá-los em seu sistema.

Quão importantes são essas conversas que você tem com seus clientes ou pacientes durante o procedimento! Além de falar sobre temas divertidos, sempre vêm à tona comentários sobre o que ele espera do tratamento, como gostaria que sua pele ficasse e até mesmo sobre os produtos que mais usa e gosta. Isso dará a você muitas pistas valiosas!

Basta ouvir e fazer anotações em um local onde seja fácil registrar comentários, preferências e gerar alertas. Escrever em um papel, planilha no Excel ou em um arquivo no Word pode parecer a opção mais fácil, mas a verdade é que você precisa de um sistema de gestão online. Utilizando um software, as informações colhidas serão bem armazenadas e ordenadas, além disso estarão sempre acessíveis!

Por exemplo, ao trabalhar com um sistema online como o FLOWww, você poderá contar com uma ficha cadastral completa para cada cliente. Nesta você poderá adicionar comentários, levando em consideração os pontos que o agradaram e desagradaram no procedimento, as expectativas e necessidades, e até mesmo um resumo com dados específicos sobre o estado atual da sua pele, seu cabelo, seus pés ou a área do corpo que o preocupa. Além disso, se julgar necessário, você pode ativar um aviso específico para que você ignore cada vez que abrir o arquivo do cliente ou fizer um agendamento.

Um exemplo disso poderia ser: “O cliente tem a pele muito sensível. Ela tende a ficar irritada, vermelha e inchada facilmente. Antes de qualquer serviço, fazer teste de alergia e reação”.

#2  Aproveite tudo o que você sabe sobre o cliente para criar uma experiência única.

Após ter acesso a dados e informações relevantes sobre seus clientes, será muito mais assertivo e simples planejar experiências personalizadas e que venham a fidelizar seus clientes.

Pense como seria agradável atender seus clientes até nos mínimos detalhes, por exemplo, saber qual a bebida de sua preferência para oferecer durante a espera. Além disso, preparar o ambiente da sala de procedimento, tornar o momento relaxante, ajustar o equipamento de acordo com suas necessidades e deixar todos os materiais prontos - otimizando o tempo e a qualidade do serviço- proporcionará uma experiência única e aumentará as chances desse cliente ser fidelizado.

Quando o cliente perceber que não é necessário pedir ou fazer exigências sobre suas preferências, se sentirá surpreso e confiante com seus serviços. Depois da sessão, você pode sugerir a ele experimentar um produto que se encaixa com o que ele gosta e com os resultados que espera obter! Você pode dar a ele algumas amostras grátis para experimentar em casa e sugerir a compra, oferecendo um desconto especial de fidelidade, por exemplo.

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#3 Use a Pesquisa Avançada FLOWww para melhorar as recomendações de serviços complementares.

Aqui, damos mais um passo na experiência do cliente e nos aprofundamos no uso da FLOWww, usando uma de suas principais ferramentas: Pesquisa Avançada. Esta funcionalidade permite realizar pesquisas segmentadas, filtrando os resultados de acordo com uma série de condições: sexo, idade, local de residência, preferências, serviços preferidos etc.

Com isso, ao realizar a pesquisa você pode indicar como condição que ela lhe mostre os clientes que terminaram determinado tratamento e que não experimentaram outros relacionados que possam ser do seu interesse. Assim, você poderá detectar novas necessidades e começar a fazer um acompanhamento com base na recomendação dos respectivos tratamentos, concebidos para manter os efeitos que alcançou e até melhorá-los.

Para isso, você pode iniciar uma ação específica ou automatizada para que o sistema lhes envie uma mensagem push com uma oferta de compra online do voucher ou pacote de tratamento que possa interessá-los através do e-commerce de seu aplicativo. Assim, ao receber a mensagem com sua promoção personalizada, o cliente acessa o aplicativo, busca o tratamento e terá acesso ao arquivo do produto para saber mais sobre seus benefícios, custo e até mesmo as condições da oferta.

Fazendo isso, você surpreende os clientes, estimula seu desejo de compra e trabalha em sua recorrência de uma forma mais inteligente. 

#4 Faça recomendações inteligentes de produtos.

Com a FLOWww, você pode contar com dois recursos principais ao fazer recomendações de produtos:

  • Pesquisa Avançada: Com ela, você poderá saber quais produtos eles já experimentaram, de quais eles mais gostam e costumam comprar com frequência, e quais são suas necessidades específicas, de acordo com o sexo, idade, tipo de pele e tratamentos que geralmente são realizados. Será muito mais fácil para você acertar suas recomendações tendo estas informações. Assim como você envia mensagens push ou e-mails para seus clientes que oferecem seus serviços, você pode fazer o mesmo com seus produtos, sejam avulsos ou em kit. Ao receber a sugestão, poderão acessar seu aplicativo ou a nova Área de Cliente da FLOWww, o portal de reservas e vendas online, através do qual podem fazer a sua compra e indicar se pretendem receber os produtos no centro ou em casa.

  • Produtos relacionados: ao configurar sua taxa de serviço, o sistema permitirá que você associe uma série de produtos relacionados a cada um deles. Por exemplo: com um serviço de Radiofrequência Corporal ou Zionic, você pode combinar um creme anticelulite e firmador, e ainda um suplemento alimentar em forma de xarope concentrado para promover a eliminação de líquidos. Assim, quando o cliente estiver no box com o ticket aberto, você poderá consultar os produtos relacionados e fazer uma recomendação direta. Você vai estimular o cross-selling no ponto de venda, vai ajudar o cliente a cuidar de si em sua casa e reforçar o efeito do tratamento, realizando manutenções entre as sessões.

#5  Recupere o interesse de seus clientes com sessões de bônus pendentes e traga-os de volta.

Uma das melhores formas de reconquistar o interesse dos clientes que iniciaram os bônus e que não vão ao seu centro há algum tempo é antecipar e enviar uma mensagem, lembrando-os das sessões que têm disponíveis, dos resultados que obterão se eles retomarem seus tratamentos e até mesmo recomendando que agendem uma sessão de acompanhamento com você (presencial ou online) para saber quais são suas necessidades atuais, o motivo do desligamento, qual é a sua situação e se suas expectativas e desejos mudaram nos últimos meses.

Assim, você saberá o que pode ter falhado em sua estratégia, aprenderá com possíveis erros e poderá reconquistar sua confiança e recorrência, ao mesmo tempo em que o incentivará a finalizar o tratamento. Se conseguir recuperá-lo, você terá novas oportunidades de vendas, fidelidade e retenção à sua frente.


Com essas dicas seus clientes ficarão mais satisfeitos! Utilizando um software de gestão como a FLOWww, estimular a recorrência e satisfação dos seus clientes se torna muito mais fácil. Além disso, com nosso curso rápido você pode complementar o conteúdo desse artigo e aprender como a linguagem corporal pode te ajudar a vender mais, aproveite é gratuito!

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