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Como gerenciar um salão de beleza?

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Como gerenciar um salão de beleza?

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Não é segredo que salões de beleza são negócios lucrativos, e que este setor do mercado permanece em constante ascensão. Contudo gerenciar um salão de beleza, pode ser bastante desafiador, é necessário timing, atenção aos detalhes, pro atividade, automação de tarefas simples e otimização de tempo. Sua gestão tem alto desempenho utilizando meios práticos?

Por se tratar do nicho da beleza, é importante considerar que a recorrência do cliente é a base desse tipo de negócio, sendo assim, gerenciar um salão de beleza exigirá ações estratégicas para o cuidado do relacionamento com o cliente, desde a captação até a fidelização. Mais quais são as principais ações e ferramentas que te ajudarão a ter um gestão efetiva e ágil? Continue lendo e saiba mais! 

Conheça as ações e ferramentas fundamentais para gerenciar salões de beleza:

Um erro bastante comum cometido por proprietários de salões de beleza, é manter-se no bom e velho papel e caneta. Há programas para gerenciar salões de beleza que oferecem facilidade para que as tarefas mais simples sejam cumpridas e disponibiliza usabilidade para seus usuários. 

Das tarefas mais detalhistas e fundamentais até ações simples que podem mudar a gestão do seu salão de beleza, listamos as ferramentas disponíveis em um software de serviço (SaaS) voltado ao nicho da beleza que te ajudarão à aprimorar o desempenho do seu negócio e conquistar ainda mais vendas. Veja: 

#1 Tenha controle sobre os principais dados do seu salão, por meio de relatórios, estatísticas e balanços.

  • Controle suas finanças, tome conhecimento sobre os lucros e as despesas: uma excelente forma de ter sob controle os valores e a saúde da sua empresa, é realizando balancetes e o balanço anual. A fim de obter alinhamento entre sua gestão financeira e a administração do seu negócio, de forma que desenvolvam-se saudáveis e atingindo as metas desenhadas, alguns pontos devem ser estudados mensalmente e por fim anualmente.

  • Acompanhe suas vendas, e mantenha o fluxo de caixa saudável: é por meio dessa administração contábil importante que você desenvolverá as movimentações financeiras básicas do seu salão de forma ordenada, realizando o pagamento dos funcionários e fornecedores, propiciando reformas e melhorias no espaço, investindo em novos aparelhos mais avançados tecnologicamente e investindo em campanhas de marketing. Por essa razão, é bastante relevante contar com uma base de dados completa como o caixa do dia da FLOWww.

  • Gerencie seu estoque, saiba quais itens são mais consumidos: considerando que a relevância de oferecer um momento único para seus clientes está atrelada a qualidade dos seus produtos, é importante que os mesmos sejam bem armazenados com rastreabilidade, que seja sabida a hora de repô-los, quais são os itens mais e menos consumidos, e se estes atendem as necessidades dos seus usuários. Por todas essas causas, a gestão de estoque é imprescindível tanto para pequenas quanto para grandes empresas.

  • Segmente sua base de clientes, estude suas necessidades, desejos: para que seu salão de beleza seja atrativo, ele deve suprir necessidades e solucionar as queixas dos seus clientes. Por essa razão, você deve buscar conhecer sua base de clientes e para te ajudar nessa jornada, a FLOWww disponibiliza de filtros na seção "Busca Avançada". Saiba o que oferecer, quando oferecer e por quanto oferecer

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#2 Cuide da experiência do cliente e aprimore seu relacionamento com os mesmos.

  • Envie mensagens de acompanhamento: crie Workflows de boas- vindas, faça com que seu cliente se sinta especial e lembrado. Pensando nisso, lembre-se de surpreender seu cliente assim que ele sair do seu salão de beleza - após sua primeira sessão, recepcione-o com uma mensagem de boas - vindas. Pergunte como foi sua experiência e convide-o a agendar um novo horário.

  • E-mail marketing sobre as promoções: nutrir seu cliente é uma tarefa diária, e nada melhor do que ter uma comunicação consistente e ativa. Lembre-se de criar workflows para suas promoções especiais, o envio é automatizado e você também pode optar por outros canais como mensagens push e SMS! O importante é sempre manter o contato.

  • Ações que fidelizam como programas de pontos: programas que geram a sensação de benefício são excelentes motivadores de fidelização, bem como os programas de indicação. Consumir seus serviços prediletos, e acumular pontos que mais tarde renderão uma nova sessão com tratamentos de qualidade, é um boost para estimular a recorrência em seus clientes. 
#3 Ofereça um tratamento diferenciado e de alta qualidade.

  • Agenda online e aplicativos para agendamento e vendas: para que as informações mais importantes estejam sempre disponíveis e em mãos, você precisa de uma área compartilhada (interface) bem ordenada, completa e que seja prática a fim de que, clientes não sejam perdidos. Além disso, ações simples como agendar um horário pode ser simples e flexível, através de um aplicativo para salões de beleza, que inclusive permita a compra dos seus produtos online como a FLOWwwer. 

  • Evite deixar seus clientes em um longo período de espera: um tratamento de alta qualidade exige que sua equipe esteja pronta para as situações ordinárias do dia a dia, por isso é extremamente relevante ter uma boa organização no tempo de duração de cada procedimento. A fim de que seus clientes não fiquem entediados na sala de espera.

  • Tenha a atenção de armazenar informações relevantes sobre seus clientes: na ficha cadastral dos seus clientes na FLOWww, você pode adicionar comentários para que o próximo profissional que atender seu cliente saiba de informações importantes para ele, como por exemplo, a intensidade preferida na massagem, ou a unha do pé que mais causa dor.

  • Disponha de um ambiente agradável: a experiência única também está na sensação causada, por isso proponha uma música gostosa no ambiente de espera, ofereça cafés, chás, água e quem sabe até snacks. Seu cliente precisa se sentir relaxado e reconhecer que o momento que vive no seu salão é necessário para o seu bem estar.
#4 Saiba agregar valor em seus produtos e serviços.

Uma vez que sua base de clientes é do seu conhecimento, estude quais serviços e produtos são mais valorizados para os seus clientes, e avalie a possibilidade de oferecer um preço que seja justo e atrativo. Pensando nisso, converse com seus clientes, ou prepare uma enquete no Instagram do seu salão, perguntando quais serviços preferem e quais são os produtos preferidos. 

Feito isso, estude os produtos e serviços que mais tem sido consumidos, e compreenda quais deles representam maior lucratividade para o seu negócio. Aproveite o momento, para movimentar os itens estagnados do seu estoque por meio de vendas cruzadas.  

#5 Faça parcerias que sejam valiosas e sábias para o seu empreendimento.

  •  Talvez existam diferentes procedimentos que você como profissional não está apto a realizar, e essa é uma boa oportunidade para realizar parcerias. Por exemplo, talvez o design de unhas em fibra seja um procedimento desejado pelos seus clientes, desta forma, você pode fechar uma parceria com um profissional que seja design e em determinados dias ela poderá atender em seu negócio, e você receber um valor pré-estipulado por ceder o espaço.

  • Outra forma de realizar parcerias, é oferecer descontos para que seus serviços sejam conhecidos quando o cliente consumir em outro negócio. Por exemplo, você conhece uma loja de roupas "x", você pode oferecer um voucher com 15% de desconto em seus serviços, quando as compras que o cliente fizer na loja "X" ultrapassar R$100. O reconhecimento da sua marca será fortalecido e você terá a chance de aumentar a captação de novos clientes.
#6 Crie campanhas de marketing que sejam efetivas, como promoção de vendas.

  • Promoções 2x1: o benefício de oferecer o leve 2 pague 1 com serviços complementares, é que seu cliente terá uma experiência completa e encontrará um resultado notável e diferenciado. Esta sensação única, tende a fidelizar e estimular a recorrência do cliente, e também irá gerar agendamentos múltiplos para o seu negócio!

  • Descontos em pacotes personalizados: combine seus serviços e produtos em pacotes personalizados, e beneficie seus clientes com descontos especiais. Por exemplo: Pacote verão, nele o cliente poderá consumir drenagem linfática + creme com cânfora com um desconto de 30% off. Estes descontos podem ser dados em dias específicos em que você nota que o movimento está fraco, ou como forma de estimular clientes que há muito tempo não retornam em seu negócio.   

Com a FLOWww gerenciar seu salão de beleza será um processo ordenado e ágil, além do mais um software de gestão traz o conforto de solucionar diferentes necessidades em um único programa, por um preço ainda mais acessível. Otimize o tempo gasto em tarefas simples do dia a dia, e foque em traçar planos e estratégias de vendas que aumentem sua rentabilidade. 

Não perca mais tempo, tenha a gestão dos seus clientes, das compras, do estoque, e das vendas em suas mãos. Utilize nosso software para estar a frente nas tomadas de decisões e para agir no momento certo. Peça uma demonstração personalizada e gratuita dos nossos serviços e comprove você mesmo.  

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