
Como fazer ótimas fotos para divulgar seu salão de beleza na internet
Uma parte importante dos conteúdos produzidos para sites e redes sociais são as imagens, sobretudo para negócios de beleza, em que a visão é um dos sentidos que mais se estimulam sob o apelo do marketing. Estas imagens precisam ser bonitas, bem feitas e atraentes para chamar a atenção e conseguir likes e compartilhamentos. Confira nossas dicas de como você pode usar uma câmera simples, mesmo aquela do celular, para fazer ótimas fotos do seu salão de beleza para promover-se na internet!
1) Há muitos temas interessantes em seu salão de beleza
Dentro das clínicas de estética, há uma infinidade de temas possíveis para você fotografar e colocar no seu Facebook ou Twitter. Se ainda não tem um perfil nestes sites, confira nosso post sobre as melhores redes sociais para salões de beleza. As novidades do seu espaço, a decoração do salão de beleza, seja em detalhes ou fotos amplas, tratamentos sendo realizados, profissionais de estética em ação, fotos de antes e depois dos clientes (sempre com a sua autorização por escrita, é claro!), produtos novos, eventos, mimos oferecidos aos clientes podem render um ótimo conteúdo. Dê preferência a fotos naturais, em vez das clássicas “poses da equipe”.
2) Tire o melhor possível da sua câmera
Atualmente, muitos smartphones têm câmeras de muitos MP (mega-pixels), que podem trazer uma resolução adequada para redes sociais com a luz correta. Neste caso, use câmera da parte de trás do celular. Se for utilizar uma câmera digital, evite o zoom manual, que faz perder resolução. Como um salão de beleza é um espaço limitado, aproxime-se você mesmo do objeto fotografado se quiser um plano detalhe ou use o recurso macro, simbolizado por uma flor. Ele serve para tirar fotos de objetos que estão muito próximos das câmeras.
3) Configure o ISO e os megapixels segundo sua necessidade
O ISO, na câmera digital, controla a quantidade de luz e a velocidade do disparador. O ISO deve ser maior para lugares de pouca luz ou objetos em movimento, mas a imagem perde um pouco da definição. Um ISO mais baixo serve melhor para áreas muito iluminadas, com objetos parados e a câmera fixa. Ajuste também os megapixels necessários. Você não precisa utilizar resoluções muito altas para tirar fotos para redes sociais, pois elas ocupam muito espaço na memória do seu aparelho. Você pode tirar boas fotos para este fim com até 5 MP.
4) Tire várias fotografias e escolha as melhores
Quando os objetos ou as pessoas estão em movimento, é sempre mais complicado. Neste caso, o truque é fazer várias fotos. Quando seu cabeleireiro estiver trabalhando e você achar que é uma ótima ideia fazer uma foto sua, peça para ele continuar como se você não estivesse ali, com sua câmera na mão. Tire várias imagens, pois a maioria certamente vai sair “estranha” – olhos fechados, em movimento, etc. E depois, escolha a melhor pose com calma.
5) Use mais luz ambiente e menos flash
O flash de pequenas câmeras e celulares costuma dar um efeito de perda de profundidade, olhos vermelhos e uma luz artificial. Quando for fotografar seu salão, abra as janelas, acenda as luzes e evite o flash. Se vai fotografar um detalhe, jogue uma luz de abajour sobre ele. Assim, você evita ao máximo ter que utilizar o recurso do flash da sua câmera e cria uma bela iluminação para a imagem. Lembre-se também que objetos na contraluz, ou seja, com a luz por trás, são difíceis de visualizar, então escolha a luz direta.
6) Tenha muito cuidado com o enquadramento
Não necessariamente seu objeto precisa estar no centro da foto. Algumas câmeras já dividem, com linhas imaginárias, a sua foto em 9 partes iguais. Coloque o objeto em um dos cantos da câmera e observe se as outras partes têm bons elementos como pano de fundo. Antes e depois de fotografar, contemple a imagem toda – há coisas que não deveriam estar ali? Lixo, bagunça ou uma pose estranha de alguém? Então, esta foto não serve. Fique muito atento, pois um detalhe como este pode se tornar um viral de brincadeiras ou até mesmo depor negativamente sobre seu negócio de estética.
7) Você pode sempre editar suas fotos
No caso das câmeras de celular, o aparelho costuma ter um editor de imagens básico, que já ajuda muito. Você pode melhorar a luz e o contraste. Se uma foto ficar muito escura, jogue um pouco mais de luz, por exemplo, ou vice versa. Aproveite filtros gratuitos, mas tenha cuidado ao exagerar – seja discreto e evite as distorções que fazem a foto parecer um desenho. Não utilize filtros que modificam muito a imagem natural. O ideal é que a imagem tenha um bom equilíbrio entre cores quentes e frias e demonstre bem seu espaço de beleza e suas atividades. Nada de figurinhas e molduras, por favor.
Depois, é só publicar! Para promover-se ainda mais, tenha sempre um bom plano de marketing online para sua clínica estética. Você pode criar planos de vendas interessantes, medir sua eficiência e saber exatamente o perfil do cliente que quer conquistar com a ajuda do seu sistema de gestão para salão de beleza FLOWww. Se ainda não conhece, experimente grátis por 10 dias! Até a próxima!