
Uma das grandes dificuldades que enfrentamos no dia a dia do nosso centro de estética ou salão de beleza é garantir a permanência dos clientes, conseguir que voltem a marcar uma hora conosco e que terminem aqueles tratamentos de estética que exigem a realização de diversas sessões para conseguir os resultados esperados.
Quantas vezes um novo cliente realiza sua primeira sessão de depilação laser, por exemplo, e nunca mais volta? Ou aquela cliente, que saiu encantada com o design de sobrancelha que fizemos, desaparece por completo? Hoje falaremos sobre uma solução a esse problema que garantirá a frequência dos clientes e fluidez de dinheiro em caixa.
Como fazer o cliente voltar à sua clínica de estética ou salão de beleza com as inscrições
Sempre falamos que captar um cliente é algo relativamente fácil, porém manter sua fidelidade é algo mais complicado. Além dos recursos de marketing que utilizamos diariamente como - programa de pontos, promoções, descontos, packs de tratamentos - há uma opção pouca usada pelos negócios de estética e que podem dar um impulso enorme no seu faturamento: as inscrições.
As inscrições nada mais são que uma adesão, uma assinatura (semanal, mensal, anual) aos seus produtos e serviços. É bem parecido com o que as academias oferecem aos seus clientes, mas levado ao nosso mundo da estética e beleza.
Ao comprar uma inscrição, o cliente pagará um valor fixo para desfrutar de um serviço quantas vezes queira (o quantas vezes você tenha estipulado) durante um tempo concreto (por exemplo, uma inscrição poderá ser mensal ou anual ou ter uma data de validade: “inscrição válida até 10 dezembro de 2018”).
Vamos pensar como aplicá-la no nosso dia a dia. Se temos uma clínica que oferece tratamentos faciales poderíamos oferecer uma “Inscrição mensal Facial - Hidratação”. Definimos que nossa inscrição conta com 25 usos durante un mês (você também poderia oferecer usos ilimitados!). Assim, seu cliente poderá ir ao seu centro realizar uma hidratação facial quando e como quiser, dentro de estas condições. No caso de centros de Yoga, Pilates ou academias, poderá oferecer por exemplo uma inscrição com acesso livre durante um mês ou a uma determinada quantidade de classes.
Pense que indo ou não seu cliente realizar as 25 hidratações que tem direito, você sempre ganhará! Por outro lado, se o cliente pagou pela inscrição mensal é bastante improvável que decida fazer seus tratamentos faciais em outro centro de estética ou que marque hora e não vá. Com as inscrições, você sempre ganha mesmo!
Outro truque fantástico é oferecer a renovação automática da sua inscrição/adesão. Assim, nossa cliente que adquiriu a “inscrição mensal Facial - Hidratação” será cobrada a cada mês por ela automaticamente e seguir usufruindo dos seus tratamentos. É dinheiro em caixa para você e clientes muito mais satisfeitos com a liberdade e possibilidade de contar com tarifas especiais ao comprar uma inscrição, ao invés de tratamentos soltos.
Em FLOWww você poderá criar quantas inscrições queira e trabalhar com elas da forma mais conveniente para você e para seus clientes. Escuche suas necessidades e adapta as inscrições ao que buscam.
Você pode usar nossas ferramentas de marketing para divulgar suas inscrições, por exemplo, enviando um email marketing, diretamente do seu sistema, oferecendo um desconto ao adquirir uma inscrição anual ou envio de uma mensagem push através do seu aplicativo de agendamento FLOWwwer (grátis em todas as versões) oferecendo um código promocional para que um comprar uma inscrição em até uma semana.
Se você gostou dessa dica, não pense mais e coloque-a em prática já. Se você quer ver como funciona e experimentá-la no seu negócio, registre-se aqui e experimente grátis FLOWww por 10 dias. Administre seu negócio, apaixone seus clientes e chegue onde quiser chegar!