
A estética hoje representa um dos mercados mais promissores no Brasil! Clínicas estéticas, salões de beleza, estúdios de depilação, design de cílios e sobrancelhas, manicures especializadas em alongamento e artes, integram os destaques de negócios lucrativos no nicho. É por essa razão, que o mercado estético é tão competitivo, e por isso destacar-se é fundamental para ter sucesso!
Hoje abordaremos uma fatia dos negócios de estética, que é imprescindível: os estúdios de depilação! Os serviços de depilação não deixam de ser utilizados e são fundamentais na vida daqueles que se incomodam com os pelos, e compreendem que a retirada dos mesmos é sinônimo de limpeza. Com o tempo, a depilação foi aprimorada em sua forma de procedimento, como a inclusão de linhas egípcias, laser, ceras de tratamento e pinças! Mas como um (a) profissional da área, conquista mais clientes, se este assunto ainda pode representar tabu e constrangimento para algumas pessoas?
Se você está inserido neste nicho de mercado, ou pretende estar, deve estar a par de como se vender, e como promover seus serviços de maneira atrativa e confortável para aqueles que receberão a informação/conteúdo. Para isso, é necessário que compreenda como fazer marketing para a depilação, a fim de despertar nos potenciais clientes curiosidade e confiança. Leia nosso artigo, e entenda mais sobre:
Como fazer marketing para a depilação: A importância do profissional de alta qualidade!
Listamos 5 ideias que te ajudarão a atrair mais clientes, e também fidelizá-los - lembre-se que a recorrência é a base dos negócios do nicho da estética e beleza - além de promover seu trabalho no mercado estético, evidenciando seu diferencial e destacando seu empreendimento.
Contudo, antes dessa listagem de ideias, é válido ressaltar a importância de que você seja especialista na área, com estudos e cursos que o encaminhem para uma excelente capacitação. Inclusive, este é um dos maiores pontos de fidelização: procedimentos de qualidade, profissional idôneo, produtos diferenciados, por um preço que faça jus.
Para que seu serviço seja reconhecido, admirado e indicado, seus clientes precisam ter confiança na forma como você exerce sua profissão, deve ser notável o domínio de conhecimento que você possui. Além disso, este já é um grande diferencial: um profissional de qualidade, que domina técnicas e compreende do começo ao fim os procedimentos que exerce. Portanto, busque se especializar cada vez mais, e depois mostre como é que se faz com atenção, cuidado e sabedoria.
5 ideias que te ajudarão a promover seus serviços e atrair ainda mais clientes!
Estas 5 ideias listadas, levaram alguns pontos em consideração, como:
- A gama de negócios no mesmo nicho;
- A polarização de consumo de conteúdo e poder de compra ativo diariamente na internet;
- A exigência de destaque e diferenciação deste mercado;
- Profissionais recém chegados na área e que estão iniciando seu empreendimento próprio;
- A desvalorização dos profissionais que trabalham com estética e beleza, bem como os valores dos serviços.
Com todos estes pontos em consideração, listamos ideias que funcionam como o "arroz e feijão" do marketing, representam tarefas diárias ou que exijam maior frequência na execução, para que novos resultados sejam alcançados. É preciso manter consistência na comunicação com os clientes, nutri-los e fazer com que o funil de conversão caminhe de forma saudável.
A implementação de estratégias de marketing, visa fomentar as vendas e impulsionar a lucratividade do negócio, enquanto alcança novos clientes e fortalece o reconhecimento da sua marca. Veja as 5 ideias de como fazer marketing para depilação:
#1 Promova seus serviços, trabalhando as redes sociais do seu negócio!
Quais são os canais onde seus clientes mais acessam conteúdo e realizam compras? Seu negócio precisa estar presente ali! Com tantos acessos diariamente em redes sociais, você não pode perder a oportunidade de fazer seu negócio ser reconhecido, bem como seus serviços, produtos utilizados e tudo o que você tem a oferecer. Por isso, é preciso criar conteúdo de qualidade, e promover seus serviços e produtos de forma atrativa.
Supondo que a rede social mais utilizada, seja o Instagram, para começar desenvolva uma boa biografia, descreva seu principal nicho, a cidade em que está localizado e logo em seguida deixe dados básicos que julgar necessário nos destaques. Como uma rota de como chegar, contato do celular e telefone do negócio, e formas de pagamento aceitas.
Escolha um bom logo, onde tenha o nome do seu negócio e que possua uma identidade visual limpa. O logo deve utilizar a paleta de cores que faça sentido com a essência do seu negócio, para que seus clientes criem uma memória que correlacione a marca, com cores e formas. É importante, que o logo transmita uma mensagem visual aos seus clientes. Com logo, biografia e pelo menos três destaques, você terá um bom "esqueleto" do Instagram para trabalhar.
Empenhe-se em tirar boas fotos, preze pela boa iluminação e ângulo. Foque em expor seus serviços, durante a execução, os produtos sendo utilizados, acompanhamento de tratamento com fotos de antes e depois - por exemplo, mostrando como a área depilada ficou mais clara, lisa e sem alergias (prova social é um fator de convencimento). Faça publicações dinâmicas, instrutivas e interativas, com verdades e mentiras, tire dúvidas frequentes, ensine fatos sobre a depilação e técnicas.
Para o dia a dia, não se esqueça de responder seus clientes nas redes sociais, e facilitar o agendamento de horários! Usando um aplicativo inteligente como a FLOWwwer, seus clientes podem selecionar o horário, a profissional e o procedimento que desejam! Crie campanhas de marketing especial, faça parcerias com outros nichos da estética, por exemplo com massagistas, e promova em suas redes. Alcance mais clientes usando o meio digital.
#2 Desenvolva a comunicação com os seus clientes, nutra-os e fortaleça sua base de dados.
Para ser mais assertivo em sua comunicação, entenda as fases do funil de conversão de cada cliente, crie estratégias de nutrimento a partir disso, e otimize sua gestão! Utilizando recursos completos, como a ferramenta "Busca Avançada" na FLOWww, você poderá segmentar sua base de dados e fortalecê-la, alimentando leads, clientes e clientes fiéis, de forma personalizada.
Envie mensagens personalizadas, criando Workflows (listas de envio de mensagens push e e-mails automatizados), ou WhatsApp. Por exemplo:- Mensagens para potenciais clientes que apresentaram interesse em seus serviços: apresente seu negócio, e ofereça a oportunidade de realizar um orçamento. Você também pode ( e deve) investir neste momento, disponibilizando uma sessão teste gratuita de uma área determinada para depilação, ou uma amostra grátis de um óleo pós depilação. Algo que estimule seu potencial cliente a te visitar.
- Mensagens para leads após a primeira sessão do procedimento: lembre-se de questionar como o seu lead está, se apresentou alguma alergia, se gostou do serviço e aproveite para indicar um retorno. Além disso, não se esqueça, de enviar possíveis recomendações e cuidados após a sessão, como evitar a exposição solar, utilizar cremes hidratantes na área, e de forma alguma aplicar ácidos. Agradeça pela confiança e mostre interesse em vê-lo novamente.
- Mensagens para aqueles clientes que há um tempo não aparecem: relembre os procedimentos feitos e questione se gostariam de marcar uma nova sessão, com certeza há algum ponto discutido entre a sessão sobre vida pessoal, profissional, use isso para criar um diálogo próximo e afetivo. Ofereça promoções e descontos especiais se for o caso.
- Mensagens promovendo campanhas de marketing, com promoções, descontos e possíveis parcerias: para potencializar suas ações de marketing, comunique sua base de contatos, convide seus leads, clientes e os clientes recorrentes para participarem das promoções e eventos pontuais.
#3 Crie promoções e descontos especiais!
Para estimular o consumo dos seus serviços de depilação, crie promoções e descontos especiais para os seus clientes. Visto como uma área pode ser bastante em conta, faça promoções de pacotes, por exemplo, "Pacote Verão". Neste pacote, você pode incluir virilha, pernas, axilas e barriga, com 20% de desconto.
Além disso, você pode oferecer descontos especiais para aqueles clientes fiéis, que sempre escolhem o seu serviço. Ou como forma de investimento, descontos especiais na primeira sessão, como um estímulo ao retorno. Se você notou que há dias específicos em que o movimento é mais baixo, crie promoções pontuais para fomentar o fluxo de atendimento do dia, por exemplo: "As quartas-feiras sua depilação de buço ganha 10% de desconto!".
#4 Use ferramentas de fidelização para otimizar o funil de conversão.
A favor do bom funcionamento do seu funil de conversão, e de manter o ciclo do mesmo orgânico, prezando o alcance - nutrimento - conversão - fidelização, use programas de fidelização a favor do seu negócio. Na FLOWww, temos dois programas principais e que geram um bom resultado, são eles:
- Programa de Pontos: a cada sessão de depilação realizada, seus clientes terão a chance de ganhar x pontos. Após um número determinado de sessões, esses pontos serão acumulados e poderão ser trocados por um pacote personalizado ou por uma nova sessão gratuita!
- Programa Convide um Amigo: alcance e fidelize simultaneamente! Favoreça seus clientes mais fiéis que trouxerem novos clientes, beneficiando-os com descontos e promoções em seus procedimentos de depilação. Enquanto isso, trabalhe o novo cliente, oferecendo seus pacotes especiais ou um desconto em sua primeira sessão.
#5 Combine procedimentos e ofereça pacotes personalizados.
Quais procedimentos podem ser combinados e representar rentabilidade para o seu negócio? Pacotes personalizados com procedimentos combinados, oferecem um resultado mais completo para o seu cliente, e esta ação além de fidelizá-los, aumenta o ticket médio dos mesmos, através desta venda cruzada, consequentemente a lucratividade do negócio é impulsionada.
Para oferecer pacotes personalizados, capriche na ficha de anamnese dos seus clientes, busque entender quais são suas reclamações, necessidades, desejos e objetivos com os procedimentos. Anote as possíveis alergias e contra indicações médicas, assim o pacote criado será efetivo e de alta qualidade.
Como já citado, você pode criar pacotes pontuais, combinando a estação do ano, como o verão, primavera, inverno, ou ainda dias onde o fluxo de atendimentos esteja baixo. Pacotes personalizados são uma excelente estratégia de fidelização, por isso, ofereça-os com preços especiais aos seus clientes mais recorrentes. Não deixe de ter como opção, pacotes mais simples e com preço mais em conta, para aqueles clientes que acabaram de chegar.
Para garantir que o marketing do seu negócio gere bons resultados e seja efetivo para os objetivos traçados, conte com um software de gestão e marketing, como a FLOWww! Com as ferramentas disponíveis no sistema, a gestão de clientes, vendas e as ações de marketing estarão sob seu controle, de forma ágil e prática. Impulsione hoje, as estratégias de marketing para depilação, conquiste novos clientes e aumente suas vendas. Peça uma demonstração personalizada do nosso sistema, e alcance novos resultados, comece clicando no botão abaixo.