
Na gestão de um salão de beleza, a organização não somente é um item que depõe a favor da imagem corporativa, transmitindo uma mensagem de profissionalismo, limpeza e ordem. Ela é essencial, também, para evitar desperdícios de materiais e poupar t
empo dos profissionais e do cliente, o que influi diretamente nos resultados de vendas dos negócios de estética. Confira, portanto, nossas dicas para manter um ambiente organizado, eficiente e aconchegante.
Fachada e vitrine de uma clínica de estética
Comece a sua organização pelo lado de fora: a fachada ou vitrine. Planejar esta parte importante da decoração de salões de beleza é essencial porque se trata da primeira impressão do cliente sobre seu negócio. A fachada deve transmitir a proposta do salão com cores e formas – logomarca, cores, serviços, contatos. Cuidado com a abundância de elementos, como pôsteres ou displays. Eles podem ajudar a divulgar um ou dois tratamentos estéticos que são seu ponto forte, mas também podem dispersar a atenção caso se convertam em um excesso de informações.
Espaço da recepção e sala de espera
Comodidade, bom gosto e tranquilidade devem ser priorizados. Pense no número de assentos para espera segundo o volume de clientes que recebe. Entretenimento, como música ambiente, revistas, cafeteria e internet wi-fi podem fazer parte deste local. Se optar por música, escolha trilhas sonoras relaxantes e em volume baixo, para não gerar um excesso de ruídos e estresse. Cores claras também são calmantes e uma decoração clean, minimalista, é a melhor pedida. A sala de espera também pode incluir produtos para vendas cruzadas ao cliente – faça uma bela seleção e crie uma pequena vitrine bonita, organizada e chamativa. Esta é uma estratégia de marketing para estética que ajuda a ampliar as vendas.
Ambientes de circulação
Aproveite corredores e halls para jogar com belos espelhos e criar cantinhos acolhedores e charmosos. Uma poltrona bonita, plantas, mais uma vitrine daquele produto especial dão o toque final. Aqui, você pode contar com uma cor mais forte, fazendo um contraste com as demais da decoração de sua clínica de estética. Deixe à disposição do cliente um porta guarda-chuvas e cabideiros ou armários individuais com chaves, para casacos, roupas e sacolas do público.
Lavatórios e mobiliário para estética
Os móveis devem ser cômodos tanto para os profissionais de estética quanto para o cliente. No caso dos lavatórios, uma atenção especial deve ser dada ao sistema de escoamento, que deve ser profundo e limpo sempre, para não entupir. O fluxo de água deve ser abundante e um aquecedor solar ajuda a economizar energia elétrica. Nas estações de trabalho, conte com várias tomadas sob os aparadores e escolha móveis para salão de beleza com nichos e gavetas onde organizar acessórios. Alguns ganchos colocados sob as bancadas, para secadores e pranchas, por exemplo, são uma boa ideia. Também é uma tendência usar cadeiras e poltronas que funcionam como um baú, com gavetas ou lugares para guardar objetos sob os assentos. É interessante porque economiza espaço e também ajuda a organizar tudo.
Cada coisa no seu espaço
Lembre-se de que tudo deve ter um sentido prático na decoração para salão de beleza. Em áreas de grande circulação, crie estações de trabalho móveis para cada profissional, que deve ser responsável por seus pertences. A iluminação deve ser abundante e confortável. Em espaços para tratamentos específicos, como massagens, a regra é a mesma: nichos organizadores e gavetas escondem a confusão de cremes e acessórios; grandes espelhos ampliam espaços; cores neutras e iluminação adequada – neste caso para relaxar – são a melhor pedida. Divida os acessórios por tipo, de forma que nada se perca, como: só tesouras, só alicates. Gaveteiros podem ser identificados com etiquetas. Separe tecidos e toalhas sujas das limpas em cestos próprios para isto.
Controle de estoque do salão de beleza
Nesta área, a funcionalidade deve ser a regra. Conte com prateleiras e caixas identificadas com o produto e validade. Divida os produtos de beleza em categorias, como cremes para cabelo, xampus, colorações, cremes para o corpo, etc., a fim de facilitar a localização de cada um deles. Os mais antigos devem vir à frente, para serem aproveitados antes da data de validade. Conte com um sistema de gestão online para fazer seu controle de estoque informatizado, com lembretes sobre cada produto que está prestes acabar ou vencer.
E não se esqueça também de organizar as informações relevantes para sua clínica de estética: perfil dos clientes, dados financeiros, agenda... É importante contar com um software para salão de beleza para reunir todos estes dados – não confie nas anotações em papeis. Isto fará toda a diferença para ter uma visão completa e conseguir alcançar os resultados desejados. Se ainda não conhece FLOWww, clique abaixo e descubra tudo que podemos fazer por você. Até a próxima!