
Com a virada de ano, chega o momento de planejar o próximo. É fato que você vai querer que seu salão de beleza ou SPA cresça e tenha melhores resultados e, para isso, é importante planejar corretamente o que deve ser feito. Com a ajuda de um bom sistema para salão de beleza ou sistema para SPA é possível automatizar tarefas, mensurar resultados e realizar campanhas de marketing que vão ajudar no dia a dia.
Coletando dados para começar a planejar
Antes de começar a olhar para frente é importante olhar o que já passou. Colete os dados de como foi seu ano. Melhores resultados, vendas, acertos e erros devem estar todos na sua mão para que você possa entender o que deve ser repetido, melhorado ou evitado.
Muitas vezes, com a correria das atividades do dia a dia não observarmos esses detalhes e a impressão de que “fizemos muita coisa” fica, mas não o impacto que elas tiveram sobre nosso negócio. Nesse momento a máxima “recordar é viver” é essencial para que se possa olhar para o próximo ciclo com carinho e cuidado.
Pensando em caminhos
Para o próximo ano, aonde você quer chegar? Essa é a primeira pergunta que deve nortear seu planejamento!
Crescer mais o fluxo de seu estabelecimento? Vender mais produtos? Trazer novos produtos, tratamentos ou serviços? Fazer mais uso de marketing para estética para promover seu estabelecimento? Utilizar as redes sociais para promover seu espaço?
Ao se fazer essas perguntas você deve tentar buscar respondê-las de forma honesta, pensando no seu negócio atual, em como foram seus resultados no ano anterior e o que pode ser realizado e o que não pode ser realizado. Alguns exemplos de reflexões para ajudar:
- Oferecer novidades: o que você quer oferecer? Seu estabelecimento está preparado? Será fácil implantar? Há demanda do mercado para isso? Como você vai divulgar isso?
- Aumentar movimento e vendas: como foi seu fluxo no ano anterior? O que você pode fazer para ter mais clientes e vendas no seu salão de beleza ou SPA? Você conta com apoio de um sistema que permita você controlar seu movimento e ganhos?
- Divulgar seu estabelecimento: o que você está fazendo para se promover? Postagens nas redes sociais, treinamento da sua equipe, uso de ferramentas como aplicativos (FLOWwwer) que ajudam você a se conectar a seus clientes e abordar novos potenciais clientes.
Como colocar meu planejamento na prática
Para fazer seu salão de beleza, clínica estética ou SPA acontecer em 2016 é importante fazer o planejamento não ficar somente em sua cabeça ou papéis e tomar vida. Adotando um programa para gestão de salão de beleza você terá ajuda para administrar o dia a dia, divulgar sua empresa e medir seus resultados. Esse é um primeiro passo!
Agora, coloque todas as ideias e metas que colocou para o ano em uma lista: ordene por ordem de prioridades, na sequencia classifique em grau de dificuldade de programar e coloque prazos para tirar os planos do papel. Consulte frequentemente e veja se os planos estão andando. Atualize o que for realizando, ajuste datas que mudarem e guarde as informações para que no próximo ciclo de planejamento você tenha as informações organizadas.