
Não temos dúvidas que a decoração é parte importante para um salão de beleza ou clínica de estética.. Receber bem os seus clientes é um dos aspectos fundamentais de qualquer case de sucesso na indústria da beleza. A decoração do seu salão é uma extensão da sua marca, por isso você deve prestar bastante atenção para não errar nessa hora. Vale lembrar que além de tempo, isso demandará investimento da sua parte mas, ao final,cada detalhe irá falar por você e sua marca.
Escolha uma temática
Escolha uma temática com a qual você se sinta identificada, que “combine” com sua missão, localização, público alvo e fatia de mercado. Escolha uma paleta de cores apropriada à temática escolhida. Se você não tem certeza quanto à temática, pense um pouco sobre o que você imaginou quando pensou em entrar no negócio de beleza e estética e o que inspirou você. Isso pode ajudar sua tomada de decisão.
Escolha um estilo
Considere o seu público alvo e demografia para isso. Quem vai frequentar seu espaço? Quais sãos os hábitos e gostos do seu público? Seu salão é um salão de luxo? Se sim, escolha detalhes como candelabros de cristais e bancada de mármore. Caso o seu salão esteja em algum lugar histórico, vale a pena aproveitar isso, considerandoitens característicos, como ferramentas de trabalho vintage, ambientação que remeta à uma década específica, entre outras ideias. Se você quer atender um público mais amplo, vale trabalhar com cores. No caso de salões familiares pode-se usar cores primárias, em especial se você atende crianças.
Seja ousada sim!
Não tenha medo de usar cores contrastantes, espelhos maiores e luzes diferentes. Espelhos grandes irão lhe ajudar a criar ambientes mais amplos e dar uma sensação de espaço ao seu ambiente. Se o seu salão contar com teto alto, você pode adicionar cortinas de veludo ou seda, que partem desde o teto até o chão, dando um toque de drama e luxo ao seu salão ou clínica. Se você optar por decorar seu espaço com toque monocromático, quebre a monotonia com uma peça impactante como um sofá vermelho, por exemplo.
Vintage pode, mas cuidado para não ficar preso demais ao passado
Cuidado paranão parecer uma viagem no tempo. Mesmo se a tematica do seu espaço tenha uma pegada “anos 50”, por exemplo, tome cuidado com os movéis retro, quadros e demais itens de decoração. Consulte um designer de interiores e pesquise sobre tendencias sempre para evitar misturas demais ou exageros. Se vai usar quadros com fotos de penteados e estilos para seus clientes, certifique-se que sejam modernos e acompanhem tendências. Estilo de decoração vintage ou retrô não significa ser ultrapassado.
Não exagere com itens de decoração!
Empilhar produtos, peças decorativas ou ferramentas de trabalho dá uma sensação de desorganização ao invés de decoração. Espaço clean e organizado transmite tranquilidade e eficiência profissional. Flores são lindas mas fique atenta ao decorar: vasos com flores nas janelas, pois além de ocupar espaço, ainda atrair insetos. Mantenha seu salao organizado, tire o desnecessario e deixe que ele fique com estilo e o seu jeito. Fique atenta também à detalhes que ficam com ar de desleixo: elimine do seu espaço revistas antigas. Não pega bem chegar a um salão de cruzar com revistas de mais de ano para leitura enquanto o cliente espera ser atendido.
Organize sua gestão
Além das dicas que já demos, você pode conferir mais algumas em nosso blog para organizar e decorar seu espaço de beleza e estética de forma que ele fique mais aconchegante. Feita essa parte de decoração e ambientação, lembre-se de contar com um sistema para salão de beleza ou clínica de estética que vai te ajudar a gerenciar as atividades do dia a dia, deixando você focar no que você mais gosta: nos seus clientes.