
Para que seu negócio cresça, alcance novos patamares e se expanda com qualidade, ele precisa ser conhecido pelos consumidores e, além disso deve conquistá-los. Há uma lógica bastante firmada no mercado e também no marketing, que é sobre clientes fidelizados custarem menos, contudo para que exista o fortalecimento do seu salão de beleza e da sua clínica estética e o crescimento esperado, é preciso ter uma base de clientes ampla e consolidada.
Aumentar sua base de clientes, não exige ações desesperadas para atrair qualquer pessoa, mas é sobre ações estratégicas de marketing, que te direcionem a alcançar um público-alvo que faça sentido com o seu negócio. Em outras palavras, é utilizar de recursos para atingir os clientes potenciais. No artigo de hoje, discorreremos sobre a objetividade de abranger o público de interesse, e como fazê-lo! Continue lendo:
Conheça tudo sobre seus clientes potenciais e melhore sua captação!
Para começar, é importante que você entenda a diferença entre clientes e clientes potenciais. Clientes, do latim cliens, diz respeito àquelas pessoas que adquirem seus produtos por meio de um pagamento, ou que consomem seus serviços. Sendo assim, trata-se de indivíduos que já conhecem seu negócio, a qualidade oferecida e frequentam/consomem.
Clientes potenciais, pertencem a um conceito e a uma visão de rendimento futuro. Através de estudos de marketing e análises de dados, conclui-se que determinada pessoa pode vir a se tornar um cliente do seu negócio. Portanto, trata-se de pessoas que ainda não efetuam compras, nem consomem seus serviços mas possuem um perfil adequado para e possivelmente um perfil econômico que condiz com o seu ticket médio.
Mas por que é importante conhecer quem são seus clientes potenciais e como estes dados podem melhorar sua captação? Vamos imaginar uma situação bem simples e comum: há um novo procedimento que você deseja implementar em sua clínica, todavia para a realização deste, é necessário adquirir um equipamento que possui um valor considerável. Uma forma óbvia de saber se este investimento valeria a pena, é entender a procura por ele e mais especificamente se seus clientes teriam necessidades e desejos que poderiam ser supridos por meio do tratamento que você pensa investir.
Para essa tomada de decisão quanto o investimento, você precisa conhecer seus clientes e seus anseios. A mesma lógica é válida para os clientes potenciais. Compreender quem são estes indivíduos, que podem a vir se tornar clientes, te ajudará a criar ações e estratégias para atraí-los, e com as ferramentas certas convertê-los em clientes recorrentes.
Uma vez que é conhecida a dor do seu cliente - por dor entenda-se necessidade - assim como seus desejos, você saberá o que oferecer e buscará a melhor forma de fazer isso. Estar a este passo a frente, irá potencializar sua captação e aumentar sua base de clientes.
Quem são seus clientes potenciais?
Conhecer seus clientes potenciais poupará investimento e tempo, porém você já sabe quem são? Independente da sua resposta, listamos alguns questionamentos que te ajudarão a desenhar um perfil de clientes potenciais. Essa definição, tornará suas estratégias de marketing mais específicas e assertivas!
Perguntas-chaves para você compreender quem são seus clientes potenciais:
Defina seu principal nicho de atuação e qual o perfil de público-alvo que você deseja atingir. Dessa forma, você poderá conhecer quem são as pessoas que possuem afinidade pelo seu negócio e pelos seus serviços. Feito isso, busque compreender:
- Este indivíduo possui alguma aderência ao seu negócio? Ou seja, ele já demonstrou interesse pelos seus produtos ou serviços? Isto pode ocorrer por meio de ligações, comentários ou mensagens em redes socais, ou até mesmo troca de e-mails.
- Quais são as dores desses clientes potenciais? O que eles procuram, quais são os procedimentos e produtos que despertam atenção e curiosidade? Eles já realizam ou realizarão algum tratamento prejudicial no passado? Como seu negócio pode agregar algo?
- Quando existe o interesse desses indivíduos, o que os impede de fechar o orçamento, ou agendar um horário? É o tempo? Valor do procedimento? É a distância devido sua residência ou a localização da clínica/salão de beleza?
- Qual a faixa etária destes potenciais clientes? Onde vivem? Residem em bairros próximos ou de repente são de outra cidade? Em quais meios de comunicação estão mais ativos e respondem com mais rapidez e praticidade?
Para que você comece a tomar ações mais específicas e corretas diante da probabilidade de tornar-se cliente, registre todos estes questionamentos. Registre as vezes que entraram em contato, qual dúvida tiveram, qual foi o produto/tratamento desejado, quem atendeu esse potencial cliente, para que a partir destes dados você mapeie dores, segmente sua base de clientes e saiba como iniciar uma relação com eles.
Por exemplo, em meio a esta colheita de informações você pode descobrir que a Maria já mandou algumas mensagens no Instagram do seu salão de beleza, perguntando se havia alguma promoção para coloração de cabelos. Por meio disto, você pode iniciar um processo de conversão com a Maria, convidá-la a conhecer seu salão, perguntar se ela gostaria de receber informações de ofertas e quem sabe até propor um desconto no procedimento do seu desejo, como: " ganhe 15% de desconto nessa primeira sessão de coloração".
Como atrair clientes potenciais para seu salão de beleza ou clínica estética?
Uma vez que seja do seu conhecimento, quem são seus clientes potenciais, você também precisará saber como atraí-los. Pensando nisso, separamos estratégias para que você possa chamar atenção dos seus potenciais clientes e levar essas pessoas que possuem afinidade e aderência com o seu negócio a tornarem-se clientes de uma vez por todas!
#1 Estabeleça uma comunicação ativa e foque nos meios onde seus clientes estão presentes
Através da comunicação é que tudo acontece, desde a decisão do seu futuro cliente em agendar um horário até diferenciar se este indivíduo que demonstra interesse é um suspect (suspeito- apenas possui curiosidade) ou um prospect (prospecto - possui chances reais de realizar compra). Uma comunicação clara, acelera o processo de captação e vendas!
Dado que já é do seu conhecimento o perfil do sujeito, sua base de dados já foi segmentada, dores mapeada, e o nicho do mercado definido, chegou a hora de trabalhar o CRM. Crie mensagens dinâmicas, que estimulem o engajamento, além disso seja claro nas informações e saiba identificar se há uma possibilidade real de compra ou se é apenas curiosidade.
Para identificar um prospect de um suspect é simples, um indivíduo prospecto: corresponde a interação que sua equipe de venda faz - respondendo mensagens e e-mails, discorrendo sobre interesses, é uma pessoa que possui poder de compra para os seus produtos, está ativa e atenta as promoções. Em contrapartida, um indivíduo suspeito: preocupa-se quase exclusivamente com o preço (nem mesmo com método, ou qualidade), não demonstra urgência no uso/visita para consumo, não corresponde a interação.
A fim de começar com aqueles sujeitos que real possuem interesse em seu negócio, realize envio de mensagens e e-mails, conversando com o cliente e estabelecendo uma relação. Busque estar ativo, e não demorar para respondê-lo, ou até mesmo ignorá-lo. Nestas primeiras mensagens, você pode conversar um pouco sobre o procedimento que este sujeito procura, discorrer sobre valores, métodos, produtos utilizados, e começar a oferecer um orçamento ou quem sabe uma avaliação gratuita em sua clínica.
#2 Gere conteúdo de qualidade nas redes sociais do seu negócio e esteja atento as reações dos usuários
Uma das principais formas de captar clientes hoje, é utilizando dos recursos dispostos no mundo digital, e nada melhor do que as redes sociais com bilhões de usuários ativos. Para chamar atenção dos indivíduos que já se identificam com o seu negócio, crie conteúdos que sejam de qualidade e que vendam seus serviços e produtos de uma forma única. Alguns exemplos, de conteúdos que chamam atenção e estimulam o engajamento, são:
- Reels (ferramenta do Instagram) mostrando a realização de um procedimento e logo em seguida um antes e depois. Vídeos curtos, com boa qualidade e com uma música que esteja em alta.
- Stories com enquetes, caixas de perguntas, e também que comuniquem sobre ofertas, promoções, feedbacks dos seus clientes com fotos repostadas após um tratamento na sua clínica ou salão.
- Fotos no formato carrossel (o famoso arraste para o lado), mostrando um pouco do seu espaço, dos trabalhos realizados no dia, informações sobre procedimentos (por exemplo: entenda os benefícios da drenagem linfática), dicas para o dia a dia e mais.
- Rechear feed e stories com conteúdos gerados com influencers ou blogueiras local, por exemplo utilizando seus produtos em casa, fazendo reviews, ou mostrando o procedimento que foi realizar em seu negócio.
Não se esqueça de interagir com os clientes potenciais, esteja atento aos comentários em fotos, as mensagens diretas, e também as demais redes sociais!
#3 Crie ações atrativas que estimulem a visita em seu negócio como um evento ou uma parceria inédita.
Para estimular que os potenciais clientes visitem e conheçam de fato o seu negócio, você pode criar um evento ou uma parceria inédita. Com a intenção de aumentar sua captação, você pode aproveitar uma data comemorativa e criar uma campanha de marketing específica para este evento, por exemplo: o Carnaval.
Com o intuito de convidar estes futuros clientes a se cuidarem e arrumarem para brilhar no carnaval em seu negócio de estética e beleza, você pode criar ofertas ou pacotes personalizados, como: Unhas (design fibra) + Pedicure + Design de cílios por R$250! Decore seu espaço, comunique em suas redes sociais sobre os pacotes e promoções e capte estes potencias clientes!
Uma outra maneira de estimular a ida, é realizando parcerias inéditas. Essas parcerias podem ocorrer tanto como um desconto entre empreendimentos, portanto sua clínica e uma loja de roupa, por exemplo, quanto entre profissionais. Vamos supor que em sua clínica, não tenha reflexologia e que este seja um procedimento bastante procurado, você pode propor uma parceria para uma profissional da área e captar novos potenciais clientes.
#4 Estude a possibilidade de colocar em ação - ofertas, códigos promocionais, ou realize uma promoção de vendas nos procedimentos/produtos que são de maior interesse e possuem um valor maior.
Não é segredo que ações promocionais e ofertas por vezes são determinantes para que uma venda seja fechada! Visto isso, estude a saúde do seu negócio e a probabilidade de realizar ações como essas. Obviamente que não é do seu desejo, atrair clientes potenciais que só realizam compras quando existem promoções, contudo esta é uma boa estratégia para captação e conhecimento.
Certa vez que seu negócio é conhecido por meio de uma promoção e seus tratamentos ou produtos conquistam aquele cliente, mesmo quando não houver uma promoção de vendas, o mesmo estará lá! Portanto, aplicar descontos, códigos promocionais e ofertas pode ser uma boa forma de captar e converter estes potenciais.
Busque avaliar quais são os procedimentos e produtos mais desejados pelos seus futuros clientes, e também se estes possuem um valor maior para que seja feita uma promoção especial. Não se esqueça, de enviar mensagens SMS, push, e-mail, WhatsApp e criar conteúdo nas redes sociais comunicando da sua campanha!
Melhore sua captação com ajuda da FLOWww
- Crie Workflows específicos e programe o envio automatizado de mensagens e e-mail marketing: a captação e fidelização de clientes são etapas trabalhosas do funil de conversão, isso porque seu cliente está "vulnerável" a receber melhores propostas por seus concorrentes e também suscetíveis a outras situações que possam impedir a recorrência. Por esse motivo, desde o início o cliente deve ser trabalhado e nutrido, com nossa ferramenta Workflows você pode programar o envio automatizado de mensagens SMS, push e e-mail marketing.
- Use as listas de trabalho para gerir os leads e segmentar sua base de dados: com as listas de trabalho, sua gestão de leads será muito mais organizada. Em nossas listas de trabalho, você poderá ordenar quais leads já foram contatados, quais já solicitaram orçamentos, para quais os orçamentos já foram enviados e o status de fechamento deste.
- Acompanhe e analise o processo de captação utilizando o Relatório de Captação da FLOWww: você poderá revisá-lo para ter uma visão geral de suas campanhas e ações de recrutamento, usá-lo para rastrear o trabalho realizado (nome do contato, qual funcionário o tratou, qual ação tomou, se deixou um comentário na chamada , se foi adiado e para qual data e até acesso ao seu arquivo e histórico) e até mesmo para poder fazer alterações na sua estratégia.
- Crie formulários de captação e os vincule em suas redes sociais: com a FLOWww a comunicação fica ainda mais fácil! Ao vincular formulários de captação em suas redes sociais, os potenciais clientes farão um cadastro, com dados básicos e se colocando a disposição de receber ainda mais informações sobre seu negócio. Ainda por meio deste recurso, podem tirar dúvidas, deixar comentários ou agendar horários!
Impulsione sua captação de clientes potenciais utilizando as ferramentas disponíveis na FLOWww. Você terá recursos que te ajudarão a comunicar-se com seus futuros clientes, a trabalhar sua agenda e ainda a realizar campanhas de marketing efetivas.
Para que a gestão de clientes e vendas estejam sempre sob seu controle, contar com um parceiro tecnológico é imprescindível! Pensando nisso, disponibilizamos uma experiência onde você mesmo poderá comprovar nossa eficiência: peça hoje uma demonstração personalizada e gratuita do nosso software de gestão e marketing!