
Suas ações e campanhas de marketing para o Natal já estão prontas? O natal é um dos feriados mais lucrativos no Brasil, praticamente a maior parte dos nichos do mercado garantem uma boa porcentagem de crescimento de vendas e receita nesta data comemorativa! O setor da estética e da beleza tem um potencial enorme de lucrar ainda mais, no final do ano, as pessoas costumam ter um descanso dos trabalhos e buscam aquele momento de cuidado e preparo, para aproveitar as festas da melhor forma.
Esse é o momento perfeito para você desenhar sua campanha de marketing para o natal, a fim de atrair novos clientes, movimentar a sua base de clientes fidelizados e aproveitar o movimento da Black Friday! É importante que suas ações básicas estejam em dia, bem ordenadas e ágeis, para que o seu tempo seja otimizado no enfoque das vendas!
Se você ainda não planejou nada, não se preocupe, em nosso artigo de hoje separamos 8 estratégias para tornar esse momento ainda mais lucrativo, aumentando suas vendas e fortalecendo seu negócio inclusive no mundo digital.
Campanha de marketing para o Natal: 8 estratégias para tornar esse momento ainda mais lucrativo!
Para garantir que sua campanha de marketing para o Natal seja efetiva no aumento das vendas, você deve prepará-la antecipadamente, a fim de ajustar os canais de comunicação, preparar sua equipe de trabalho, desenhar como os procedimentos e produtos serão vendidos e traçar os objetivos e metas que devem ser alcançados.
Para esse momento, é importante otimizar a maior parte do tempo que conseguir, contando que os processos possam ser feitos de forma ágil, automatizada, segura e sempre acessível, como ocorre com o desenvolvimento de softwares de gestão. Dessa forma, você poderá focar quase que exclusivamente no maior objetivo: o aumento das vendas.
Visto isso, listamos 8 estratégias para preparar seu negócio de estética e beleza, tanto para as vendas e agendamentos online quanto para a captação e fidelização de seus clientes, criando um fluxo orgânico no funil de conversões e garantindo o movimento de clientes, até mesmo nos meses após as festas de fim de ano. Veja:
#1 Crie uma Landing Page específica para suas ações de natal.
Para começar, saiba que uma Landing Page é a primeira página que um visitante acessa ao entrar em um site. A visão do inbound marketing sobre isso, é que essa página de destino tem um grande potencial de captação e conversão de leads e também de vendas. Por isso, comumente em landing pages, são expostos os produtos que estão sendo vendidos ou disponibilizados gratuitamente, para dar a chance do potencial cliente conhecer a marca e a empresa e num futuro realizar sua ação de compra.
Visto a latência do feriado natalino, toda a chance de captação e conversão deve ser estudada e considerada para investimento. Como landing pages estão em constante uso, é uma excelente oportunidade de expor sua campanha de marketing de natal, bem como:
- Pacotes com serviços personalizados e preços especiais
- Exposição dos produtos em forma de presentes, como uma cesta com produtos selecionados que representarão uma linha de tratamento por exemplo
- Listas de sugestão de presentes, e também aqueles presentes que mais tem saída
- Programas aderidos pelo seu negócio, como descontos ao convidar um amigo
- Oportunidade de cartões presentes para amigo-secreto de firmas, grandes empresas e também para relacionamentos interpessoais - amigos, namorados e familiares
- Promoções e descontos em procedimentos mais rentáveis
- Entre outros serviços que você pode oferecer e tornar o momento vantajoso para seu cliente!
Pacotes são uma excelente forma de fidelizar seus clientes, unir procedimentos que possam oferecer um tratamento completo com resultados visíveis e um preço acessível é mais do que tentador!
Portanto, desenhe pacotes que oferecerão aos seus clientes estímulo para comparecer em todas as sessões, mantenha o controle de presença e use esse momento para trabalhar o seu cliente, realizando vendas cruzadas e aumentando seu tíquete médio.
Utilizando um software de gestão como a FLOWww, é possível criar pacotes personalizados com nomes sugestivos e que estejam disponíveis para agendamento através de um aplicativo! Além de todas as vantagens já oferecidas, você tornará essa compra em uma experiência única, repleta de comodidade e agilidade - o que mais precisamos em meio aos preparativos para o natal!
Pensando em formas de fidelização, vamos discorrer sobre programas que irão estimular a fidelidade dos seus clientes ao seu negócio!
- Programa de Pontos - a cada procedimento realizado em seu centro de estética e/ou beleza, seu cliente irá receber uma quantia de pontos que poderá ser acumulada e tardiamente trocada pelos seus serviços e produtos preferidos! Essa estratégia, irá impulsionar a frequência do seu cliente no consumo e também o fará sentir recompensado.
- Programa Convide um Amigo - além de favorecer a recorrência é um investimento na captação de novos clientes! Oferecer desconto aos seus clientes recorrentes ao trazer ao seu negócio um novo cliente é aumentar sua receita duplamente!
- Bônus - os bônus são um estímulo indireto ao consumo, seus clientes irão comprar antecipadamente e depois apenas consumir, e logo se sentirão incitados a consumir novamente! Excelente método para aumentar o ticket médio.
- Assinaturas semanais ou mensais- apresente uma vantagem para aqueles clientes com consumo praticamente fixo em sua clínica ou salão de beleza, ofereça a compra de uma assinatura! Dessa forma, os serviços poderão ser comprados com um valor acessível e você terá garantia do fluxo de clientes.
#3 Aproveite o movimento da Black Friday e aplique novos descontos e promoções
A Black Friday é um dos movimentos que mais garante vendas, por vezes, a semana em que ocorrem os eventos de promoções e descontos, asseguram mais lucratividade do que o ano todo. Isso se dá, pelo movimento gigantesco de vendas, e esse detalhe específico - o fluxo exacerbado de clientes - não pode ser ignorado!
Sendo assim, aproveite toda a captação que foi feita neste período, e estude quais dos seus serviços e produtos podem proporcionar uma boa conversão de vendas. A intenção, não é “torrar” seu negócio, mas potencializar as ações de compra, respeitando o ponto de equilíbrio da sua empresa.
Uma boa estratégia para promoções e descontos, é compreender o seu estoque e ter domínio do que é mais consumido nele, para isso, a FLOWww disponibiliza históricos de consumo e venda. Por meio desses, você pode segmentar o que tem tido menor saída ou o que até mesmo está parado e colocá-los em evidência para uma saída lucrativa.
Comece a envolver seus clientes em sua campanha de marketing para o natal, criando uma atmosfera que contextualize com o conteúdo que será gerado. Por isso, ao criar conteúdos para sua rede social, oferecendo seus pacotes, serviços e promoções, personalize os designs com cores, elementos, músicas e mais que os façam sentir como parte da data comemorativa.
Uma vez que a identidade visual esteja alinhada com sua campanha de marketing, concentre-se em desenhar conteúdos para publicações que visem aumentar suas vendas. Este é o momento ideal para explorar as ferramentas dispostas nas redes sociais, em que seus clientes estão ativos.
Talvez seus clientes não consumam e interajam com conteúdos do seu setor, no Youtube ou Twitter, mas podem fazê-lo no Facebook e no Instagram. Portanto, uma vez que você identifica qual o canal é mais utilizado pelos seus clientes, você poderá traçar um cronograma de postagens que te ajudarão a não perder o timing nas visualizações e entrega de suas publicações.
Para te ajudar neste processo, conte com um planejador de ações de marketing, este que é disponibilizado pela FLOWww, é gratuito e você pode imprimi-lo, para que toda sua equipe possa estar a par.
Para potencializar suas vendas no Instagram, produza:
- Reels divertidos com músicas ou toques natalinos que demonstrem seus serviços, produtos ou até mesmo brincadeiras que façam seus clientes interagirem;
- Publique pelo menos um novo post no feed por dia, use este espaço para apresentar os pacotes disponíveis e os procedimentos que entraram em promoção;
- Nos stories crie enquetes, perguntando se seus clientes já compraram presentes de natal, se os preparativos já estão prontos, e enfim assuntos que remetem a ação da data. Esta ferramenta também é válida para: colocar uma "caixa de perguntas" sobre quais procedimentos ou produtos seus clientes colocariam na lista de desejos, apresentar soluções rápidas como cartões-presentes e dicas de presentes, além de aproximar seu cliente mostrando um pouco da rotina e descontraindo com memes, ou frases por exemplo. Lembre-se, de sempre tornar o conteúdo humanizado.
Na biografia do perfil do seu negócio, esclareça dados básicos e também deixe o link para agendamento e compra online, isto facilita e muito a ação de compra do seu cliente, por exemplo, a FLOWww possui um aplicativo chamado FLOWwwer e por meio desse, seu cliente pode desde agendar horários e pacotes até realizar a compra de seus produtos e recebê-los em casa!- Saiba como utilizar as hashtags, procure combinar as hashtags mais utilizadas com aquelas originais do seu negócio, criadas por você! Um truque é utilizá-las nas legendas de suas publicações e reels, e não nos comentários, para que você possa alcançar ainda mais pessoas e aumentar suas conversões.
- Promova suas publicações e vídeos utilizando o Facebook Ads: Essa será uma estratégia fantástica para aumentar a captação de leads e também para expandir o conhecimento que as pessoas passarão a ter do seu negócio.
#5 Crie campanhas de marketing com a FLOWww
O processo de criação de campanhas de marketing pode ser muito trabalhoso, até porque são muitos detalhes que devem ser cuidados e aprimorados, além de que, você precisa estar de olho nos resultados da sua campanha para se certificar que está fazendo a coisa certa. Tudo isso pode ser muito mais simples e ágil, se você contar com um software de gestão.
Com a FLOWww, você pode criar campanhas em seu sistema e gerar formulários de captação, dessa forma, ao propagar suas ações nas redes sociais, aqueles que tiverem interesse poderão entrar em contato por meio deste formulário. Os dados básicos serão colhidos, e esse potencial cliente poderá ser trabalhado pela sua equipe.
Além disso, por meio desse sistema, você pode gerar e-mails e mensagens push automáticas para os clientes que selecionar. Para se certificar que sua campanha de marketing tem alcançado as metas traçadas, você pode acessar relatórios, tais quais: estatísticas (para entender os canais pelos quais seu cliente tem sido captado), financeiro como ROI ( retorno de investimento) e os KPI's fundamentais.
#6 Ofereça a troca de pontos acumulados para os serviços com menor saída
Como já discorrido, o programa de pontos é sem dúvida alguma uma excelente estratégia de fidelização, mas além disso, pode ser uma forma de tornar seus serviços menos consumidos, mais conhecidos e também mais vendidos!
Dessa forma, fazer uma ação pontual, em que a troca de pontos ocorrerá por um tempo determinado num serviço específico, poderá ser uma forma de movimentar suas vendas e aumentar a lucratividade.
Aproveitar o natal para “queimar” seu estoque com serviços e produtos que têm sido menos rentáveis, segundo os dados do seu histórico de compra, é uma excelente oportunidade de aumentar o ticket médio, e findar o ano tornando seus procedimentos mais conhecidos e potencializando a chance de compra.
#7 Prepare o ambiente do seu negócio de estética e beleza
Assim como a identidade visual digital do seu negócio estará preparada para envolver seus clientes no clima natalino, sua clínica de estética ou seu salão de beleza também devem estar. A decisão de compra se dá pela experiência, e por isso você deve oferecê-la de forma completa.
Não é necessário realizar um grande investimento, mas preocupe-se em decorar seu negócio de forma alegre e encantadora. Você pode e deve seguir a linha do design e da arquitetura do local, por exemplo, se a sua clínica estética tiver um estilo mais boho, você pode optar por itens decorativos mais minimalistas e criar sua própria paleta de cores natalina.
O importante, é se concentrar no Inbound Marketing, sua campanha de marketing para o natal deve alcançar seus clientes em todos os canais, inclusive no presencial. Por isso, envolva seus clientes, com a decoração, música, snacks e enfim uma experiência natalina única!
#8 Envio de E-mail marketing e mensagens push automatizadas
Para ter uma boa captação e uma conversão consolidada, você precisa nutrir seus potenciais e clientes efetivamente. Além do mais, o que adiantaria planejar uma ação de marketing completa e não comunicar a existência dela? Nada!
Tendo isto em vista, desenhe um conteúdo informativo e atrativo para seu e-mail e mensagens push, vise comunicar seus clientes da campanha mas também, busque criar um senso de urgência. Expresse tudo o que tem à disposição e a grande procura sobre isso, assim seus clientes não irão enrolar para tomar uma decisão de compra.
Uma ferramenta importante, e também oferecida pela FLOWww é a automatização dos envios! Com tantas questões que devem ser alinhadas e que exigem seu foco, otimizar tarefas simples irá potencializar a produtividade da sua equipe de trabalho. Uma vez que a campanha é criada no sistema, você terá acesso a uma interface completa e semi pronta, basta você adicionar o conteúdo e programar o envio.
A campanha de marketing para o natal do seu negócio pode ser um verdadeiro sucesso, e com tanto conteúdo de qualidade, basta respirar fundo e colocar as mãos à obra! Esse processo pode ser ainda mais ágil e efetivo, se você contar com uma solução tecnológica que possui todas as ferramentas que você precisa para aumentar suas vendas. Não perca mais tempo, presenteie a gestão do seu negócio pedindo uma demonstração dos nossos serviços.