
Negócios que se associam a produtos ou serviços similares têm se mostrado uma realidade cada vez mais comum e rentável. Passar em um posto de gasolina e acabar na loja de conveniência, sair para comprar uma roupa e dar de cara com aquele perfume irresistível, tomar um café e acabar comprando um livro no mesmo lugar já se tornou hábito para muita gente. Assim, lojas de todos os setores faturam mais alto e o setor de estética e beleza não pode ficar de fora. Hoje, nossa dica é sobre estes serviços e produtos que você pode incluir em seu centro de estética para aumentar suas vendas.
A tendência de vendas, sobretudo de serviços, no nosso século, está associada a muito mais do que uma necessidade do cliente. Hoje, o consumidor compra uma experiência, algo que vai além do essencial, que inclui uma série de valores agregados e atributos como design, status, bem-estar e saúde. E os vendedores e gestores devem ter isto em mente.
O importante é que haja conexão entre seu serviço e a experiência que está sendo agregada. Pense no que quer promover como estratégia de vendas e saiba também o perfil do cliente que quer atingir, em detalhes. Conte com um bom sistema para salão de beleza para ter em mãos todos os dados relevantes de seus clientes. Nosso post 9 conselhos para uma gestão eficiente de seu centro de estética pode lhe ajudar.
Estabeleça um objetivo de venda
E então foque no seu objetivo. Se a ideia é promover bem-estar e relaxamento, estas são as experiências em jogo. Então, em um tratamento de massagens, por exemplo, é possível elaborar um momento, um segundo serviço ou mesmo um espaço zen para ajudar as pessoas a se desconectarem do seu ambiente tradicionalmente estressante.
Outra ideia: em sessões de maquiagem, para clientes já conhecidos ou novos que você queira fidelizar, ofereça um mini-curso rápido de automaquiagem para o dia-a-dia. Ou de limpeza diária da pele. Esta pode ser uma ideia de promoção ou presente para aniversários, a título de estratégia de fidelização de clientes, por exemplo, ou você pode cobrar um preço simbólico se o mantiver como serviço permanente disponível.
Alguns estabelecimentos também criam um espaço para lanches, chás e cafés. Máquinas de café para autoatendimento são uma boa pedida para os clientes que têm de esperar alguns minutinhos; lanches terceirizados, de preferência saudáveis e bem feitos, também. Só não pode confundir seu business: se você é do setor de estética, não pode ter uma cozinha comercial em funcionamento! Conte com fornecedores externos de boa qualidade, com produtos que já vêm prontos.
Utilize vendas cruzadas em seu salão de beleza
Alguns salões oferecem produtos como roupas, acessórios, cosméticos e outros aliados ao tratamento de beleza. Como já falamos aqui no blog anteriormente, isto se chama cross-selling, ou “vendas cruzadas”, em inglês. Por exemplo, esta técnica de marketing para clínicas de estética permite combinar a venda de uma limpeza de pele à de um creme hidratante facial dias depois da sua realização. É eficaz porque você consegue oferecer ao cliente o que ele realmente precisa nesse momento, enquanto você consegue mover seu estoque e vender mais.
Lembre-se de que é importante controlar todas as ações de vendas cruzadas ou serviços adicionais com uma boa gestão de estoque e uma estratégia de fidelização de clientes. Tudo isso você pode fazer com um programa para salão de beleza de última geração, como FLOWww.
Se deseja conhecer algumas ferramentas e soluções para que a gestão e o marketing do seu negócio sejam mais efetivos, não deixe de visitar nossa web ou experimentar um sistema para clínicas de estética, como FLOWww, que é totalmente grátis por 10 dias.