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Agenda de salão de beleza: como deve ser?

> Agenda de salão de beleza: como deve ser?
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O bom gerenciamento da agenda do nosso salão de beleza é uma das peças fundamentais para o bom funcionamento do negócio. Como muitos outros elementos que compõem a alma da nossa empresa, a sua administração nem sempre é fácil, sobre tudo no começo, quando ainda nem estão todas as variáveis que a compõem bem definidas.

Como deve ser?

Para esclarecer um pouco algumas questões, vamos partir da premissa de que como é lógico, não há uma única resposta para esta pergunta. O igual que qualquer outro aspeto do nosso salão, a agenda tem que ser uma parte mais da nossa estratégia. E pelo tanto, estar inserida com coerência dentro do plano de negócio. Sendo assim, não vamos a encontrar uma única forma ou a forma mágica por excelência de levar a agenda se pensamos nela de uma forma isolada. É fundamental entender onde estamos posicionados, qual é o perfil dos nossos clientes, e sobre tudo, que é o que queremos vender além do próprio serviço.

 

Em termos de gerenciar a agenda para o nosso salão, deveremos pensar em qual é o perfil maioritário dos nossos clientes. Qual é a sua faixa etária, quais são as suas necessidades, qual é o seu orçamento, o que procuram ou porque frequentam o salão são algumas das questões que há que levar em consideração. Esclarecer isto nem sempre é fácil, e para diminuir as possibilidades de erro, vamos tenta colocar-nos na pele do cliente e pensar como ele pensa. O que ele procura? Trata-se de um trato diferenciado, de um serviço de baixo custo ou tal vez de um serviço familiar?

 

Sendo assim,o igual que ocorre com o desenho do espaço físico ou o perfil dos profesionais que contratamos, dependendo da estratégia definida,a nossa administração da agenda deve estar em concordância.

Se definimos por exemplo, que a estratégia do nosso salão está focada em um perfil de mulher jovem, de renda média que trabalha e conta com pouco tempo para ir no salão, as suas necessidades provavelmente serão as de ter um serviço económico, efetivo e rápido. De outra forma, pode ser que o perfil seja o oposto, uma mulher de idade meia, com uma renda familiar meia-alta, que frequenta o salão como uma parte mais da agenda do seu próprio dia. No primeiro caso, a cliente não valoriza tanto conhecer o profissional que ministra os serviços e sim prioriza que o salão resolva o seu problema com o tempo.

 

Se entendemos as necessidades de este perfil de cliente, entenderemos que conseguiremos uma fidelização de estes se facilitarmos a compatibilidade da sua vida laboral, familiar e social. Como? Uma boa opção seria pela aposta por um funcionamento de salão sem agendamento prévio. Um serviço rápido mas de qualidade. A cliente se sentirá confortável com não ter que planificar a ida ó salão. Cada vez são mais os salões que apostam por esta estratégia de “serviços rápidos” sem agendamento.

 

Em contraposição, no segundo caso, provavelmente o modelo de salão sem “cita previa” não se adapta a este perfil. Neste caso as necessidades passam por se sentir tratada com familiaridade, para ela o tempo não é um problema. Um sistema de agendamento telefónico ou online efetivo parecem ser neste caso a melhor estratégia a seguir.

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