
Administrar um espaço de beleza requer habilidades que vão além do saber técnico essencial à prática de esteticista. Como em qualquer negócio, as preocupações vão desde o espaço físico, passando pelo treinamento de pessoal, controle de estoque, finanças, estratégias de captação e fidelização de clientes, promoção de vendas... a lista parece infinita! A boa notícia é que é possível fazer tudo isso com a orientação de especialistas como os de FLOWww e um bom planejamento de gestão e marketing. Hoje, trazemos nove dicas de gestão para centros de estética que vão lhe ajudar a manter o foco naquilo que é realmente importante em seu negócio.
9 conselhos para uma gestão eficiente do seu salão de beleza
1) Planeje bem seu espaço físico
O espaço físico deve levar em conta a organização do espaço de beleza. Uma boa iluminação, mobiliário adequado, um layout que facilite os trabalhos devem ser considerados. O mobiliário para estética tem particularidades que devem ser levadas em conta. A limpeza em dia e funcionários uniformizados passam uma sensação de profissionalismo. É importante também contar com uma recepção para receber pagamentos e fazer os agendamentos. Um ambiente com internet wi-fi, revistas, televisão, água e café tornam a espera mais agradável. Lembre-se que a imagem física, externa e interna, do seu centro de estética, é também um cartão de visitas do seu negócio.
2) Estude o mercado, os custos e retornos
Esteja sempre a par das tendências de mercado e saiba os custos e retornos possíveis de cada tratamento. O controle da gestão financeira, aliado ao controle do estoque, com registros de entradas e saídas, está diretamente relacionado à saúde da empresa. Conheça também os tratamentos que mais geram lucros e invista em sua promoção. Conte com estatísticas e relatórios FLOWww e ferramentas como o Fluxo de Caixa para ter todos estes números à mão. Saber negociar descontos com os fornecedores de cosméticos e prazos interessantes de pagamentos também é interessante. E a dica de ouro: jamais misture o dinheiro do salão com as finanças pessoais.
3) Tenha controle total da sua agenda
A agenda do dia-a-dia, por ser um item altamente dinâmico, deve estar sempre atualizada e compartilhada entre os funcionários, de preferência online. Permitir agendamentos a distância, via mobile, contar com uma agenda para salão de beleza online ou através de aplicativos para centros de estética, como FLOWwwer, ou por redes sociais, também é uma tendência crescente, que facilita tanto a vida do consumidor quanto do gestor, que pode usar seu tempo para tarefas mais estratégias.
4) Conheça muito bem seus clientes
Uma gestão eficiente de clientes ajuda a conhecer com profundidade o seu público-alvo, suas preferências, tratamentos e profissionais favoritos, contatos, aniversários, focos de interesse. Com estes dados em mãos, é possível fazer ações de marketing personalizadas, oferecer promoções com foco em seu interesse e estimular que eles lhe indiquem para outras pessoas. Mostre que seu público é especial e esforce-se para fidelizá-lo por meio de ações de marketing para salões de beleza.
5) Evite desperdícios, reduza e reutilize
Esteja atento à utilização de quantidades adequadas de produtos como cremes, shampoos e condicionadores, e de recursos como água e energia. Faça campanhas de conscientização entre seus colaboradores e evite desperdícios com regras simples, como secagem de toalhas ao ar livre e desligar a água e a luz quando não estiver sendo utilizada. Prefira equipamentos que consomem menos energia e economize também nos custos de operação de seu negócio. Saiba mais como reduzir desperdícios e ter um centro de estética mais sustentável neste post.
6) Muita atenção à higiene e à limpeza
A questão da higiene nos espaços de estética é fundamental, pois está relacionada à saúde dos funcionários e clientes. Alguns itens, como alicates e espátulas de metal, devem ser esterilizados sempre, procedimento que pode ser realizado por aparelhos próprios para estética como a autoclave. Atenção também ao que deve ser considerado descartável: ceras para depilação e espátulas de madeira, por exemplo. Mantenha toalhas, macas, lençóis, acessórios de cabelos e mobiliário impecáveis. Segundo o Sebrae, manicures devem usar luvas e ser vacinadas contra hepatite. No site da Anvisa também há instruções de higiene para prestação de serviços de beleza.
7) Controle de estoque é fundamental
Um bom gestor de um espaço de beleza utiliza apenas produtos de qualidade e sabe tudo que entra e sai de seu estoque. Não acumule grandes quantidades, pois isso representa capital estagnado. Faça uma previsão realista das suas necessidades, acompanhe a validade dos produtos e conte com bons fornecedores. Revise periodicamente o inventário o estoque de seu centro de beleza. Para ter uma gestão do estoque eficiente, conte com ferramentas como FLOWww, que lhe alerta quando um produto está prestes a terminar, lhe apresenta dados e relatórios de consumo e lhe permite ficar a par do status de cada item.
8) Cuide da sua equipe, seu preparo e motivação
Um bom líder escuta as pessoas, pensa em sua qualificação, sua qualidade de vida e se esforça para tornar as equipes mais motivadas. A produtividade, concentração e comprometimento de seus colaboradores dependem em grande parte disso. No caso de negócios como os de estética, isso é ainda mais importante, pois os funcionários são o contato mais próximo do cliente. Valorize e estimule bons resultados, invista em seu melhoramento profissional e em seu treinamento para o trato com o cliente e construa um ambiente de diálogo e transparência.
9) Comunicação é a chave de uma boa venda
Warren Buffett, guru do marketing, fala sempre sobre a importância em construir a reputação de uma empresa investindo sempre em comunicação. Um gestor deve levar em conta que este investimento nunca é supérfluo se aplicado de forma planejada e adequada aos seus objetivos empresariais: seja por internet, redes sociais, telefone celular, correio, publicidade ou ações de marketing de pequeno ou grande alcance, fazer-se ouvir, ver e ser lembrado é fundamental para ganhar e fidelizar clientes.
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