
As esteticistas e profissionais que trabalham com estética e beleza com mais êxito na sua carreira são aquelas que, além de oferecer um serviço de qualidade, são capazes de manter uma conversa agradável com todos seus clientes, independentemente da idade, estilo ou opinião.
Para muitas esteticistas conversar com os clientes é algo natural, entretanto, para outras pode ser um pouco mais complicado; seja porque a timidez vence a batalha ou porque não sabe exatamente por onde começar a puxar um assunto interessante. Seja qual seja seu caso é de suma importância esforçar-se para que esses minutos, nos quais estamos tratando nosso cliente, sejam o mais satisfatório e interessante possível.
A continuação...
5 dicas de ouro para manter conversas maravilhosas com seus clientes
Comece com perguntas simples
Há algumas perguntas que são básicas e que podem ser interessantes para começar uma conversa larga e divertida. Perguntas como “Para onde viajará nessas férias?”, “E você já tem algo planejado para o próximo feriado?”, “Você vive aqui pertinho?”, etc.
Esse tipo de pergunta dará margem a que o cliente nos conte um pouco sobre sua vida e planos para que você saiba como seguir conduzindo esse diálogo.
Dê espaço para que falem de si mesmos
As pessoas gostam de falar de si mesmas de vez em quando e esse é o momento ideal para fazê-lo. Quando o cliente comece a responder as questões anteriores, questões mais gerais, você poderá aproveitar para perguntar mais detalhes sobre seus planos e deixar que digam tudo aquilo que desejam sobre sua vida.
Não há nada pior que uma pessoa que não nos deixa falar ou participar de uma conversa, não é verdade? Pois é, seus clientes também gostarão de falar um pouco sobre si para você, ainda que seja algo sem tanta relevância, um acontecimento recente, uma experiência.
Anote tudo!
Essa é uma oportunidade de ouro para conhecer seus clientes! Sempre comento que para o sucesso do seu negócio estético e das suas campanhas de marketing é imprescindível conhecer cada uma daquelas pessoas que atendemos na nossa clínica. Conte com um software de gestão e marketing que permita gerenciar e manter uma ficha de clientes completa, uma ficha que vá muito além de nome e telefone.
Experimente nosso software por 10 dias grátis e gerencie a ficha dos seus clientes como nunca tinha pensado fazer!
Durante a sessão de tratamento, memorize os pontos mais importantes da conversa para depois armazenar no seu software de gestão e marketing. Informações como nome do marido, cor predileta, planos de futuro, tipo de trabalho que realiza, etc. são dados valiosíssimos para que você possa tomar as melhores decisões em relação à produtos, serviços e estratégias de marketing!
Cuidado com as perguntas fechadas
Pratique e elabore perguntas que não podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”. Incentive seu cliente a dar detalhes sobre sua resposta, a explicar-nos porque pensa assim. Desse modo, a conversa irá muito mais fluida e ao final da sessão vocês sentirão vontade de seguir batendo papo!
Respeite os espaços
Realmente é muito mais divertido realizar uma sessão de tratamento acompanhada de uma boa conversa, entretanto, devemos também respeitar as pessoas que não manifestam vontade de falar conosco naquele momento.
Há dias em que estamos menos extrovertidas e só queremos realizar nossos compromissos e ir a casa. Não tome como algo pessoal, respeito o espaço do seu cliente e deixe-a vontade em silencio também! Ainda que não troquem muitas palavras, o carinho e o sorriso no rosto sempre falaram mais que mil palavras! Eu tenho certeza que seu cliente agradecerá esse respeito.