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5 Dicas para a ficha de clientes de um salão de beleza

> 5 Dicas para a ficha de clientes de um salão de beleza
ficha de clientes de um salão de beleza

 

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Foi-se a época em que os dados dos clientes do nosso seu salão de beleza eram anotados em caderninhos ou naquelas fichas de papel amarelo que nunca eram encontradas quando mais necessitávamos. Lembra-se disso?

 

Eram outros tempos e o objetivo da ficha de clientes era contar com um nome e um telefone para contatar quando fosse necessário. Atualmente, aprendemos que quanto mais conhecemos nossos clientes, mas oportunidades temos de obter excelentes resultados em todas as ações que realizemos. Conheça a seguir como contar de uma ficha de clientes perfeita!

 

Você saberia dizer quantas clientes do seu salão de beleza fizeram manicure há mais de 30 dias e qual é o seu número de celular ou email atualizado? Você sabia que com essa informação, que parece um pouco sem sentido, você poderia criar uma promoção para atrair essas clientes que não fizeram a unha nas ultimas semanas e realmente estão necessitando?

 

Imagina que você é esta cliente. Você teve um mês realmente complicado e não teve tempo nem de olhar-se no espelho. Essa cliente recebe uma mensagem SMS no celular com uma oferta do eu salão de beleza que diz: “Olá Mariana, te oferecemos um desconto de 10% na realização de manicure e pedicura. É só hoje, aproveite! Beijos, assinado Salão de Beleza. Você não iria ainda que fosse rapidinho?

 

 

Essa é a grande importância de manter a ficha dos clientes atualizada, organizada e bem alimentada de dados que possam ser uteis para seu negócio. Quanto mais você aproxime-se das pessoas que passam por você, mas oportunidades você terá de ser um sucesso!

 

Ok, mas como fazê-lo?

O primeiro é contar com uma ferramenta de gerenciamento de clientes, seja ela um sistema de gestão para clinicas estéticas ou um Excel. O importante é que você tenha claro os dados mais uteis para seu negócio. O que você acredita que seria interessante saber dos seus clientes para definir suas estratégias de marketing?

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5 Dicas para a ficha de clientes

Email: é importante contar com um email atualizado para enviar newsletter, notícias, ofertas e promoções do seu salão e inclusive confirmar agendamentos.

 

Telefone atualizado: Com a era tecnológica é bem provável que nossos clientes mudem de número de celular frequentemente. Se você quiser realizar campanhas de marketing SMS ou simplesmente localizar a seus clientes, este dado é imprescindível.

 

Data de nascimento: Saber a data de nascimento dos nossos clientes é importante por 2 razoes; primeiro porque através dessa informação conhecemos sua idade, um dado valioso no momento de planificar novos tratamentos estéticos para seu salão, assim como os tipos de produtos de beleza e packs de sessões que queremos oferecer. Se a maioria das nossas clientes têm 10 a 25 anos, com certeza aquele equipamento fantástico para rugas não agradará sua clientela.

 

Histórico de tratamentos: É imprescindível também controlar todos os tratamentos que os clientes realizaram para saber que tipo de estética mais lhe interessa e oferecer complementos desses tratamentos. Se seu cliente fez um peeling semana passada é lógico que não quer receber ofertas sobre peeling novamente. O melhor seria oferecer produtos complementários que poderiam ajudar na recuperação. Também poderíamos entender que esse cliente se preocupa com sua pele, com o qual uma campanha de hidratação de cútis dentro de alguns meses poderia despertar seu interesse.

 

Fotografias antes e depois: Atualmente, com um simples telefone celular é possível registrar os progressos dos tratamentos dos seus clientes para que tanto você como ele possam ver quão positivo estão sendo as sessões no seu salão. Não há melhor propaganda que resultados reais.

 

Lembretes: Cada pessoa é única, assim que é muito importante tratar as características de cada um dos seus clientes com muito carinho. Se, por exemplo, um cliente fez uma depilação e sair com a pele irritada, seria importante acrescentar à sua ficha que esta pessoa têm muita sensibilidade cutânea. Crie um sistema de lembretes que te avise que seu cliente é diabético, ou tem medo de tesouras ou qualquer outra característica. Existem alguns programas de gerenciamento de clientes que te avisam, ao agendar um horário, sobre as necessidades especiais dos clientes.  

 

Esses são alguns dos dados mais eficazes no momento de conhecer um pouco mais seus clientes e conseguir oferecer um serviço muito além das suas expectativas.

 

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