
Nem todas as sugestões, técnicas e estratégias são as apropriadas para todos os tipos de negócios. Tudo depende muito se você tem um centro de estética, uma rede de clínicas, um salão de beleza ou uma franquia. No entanto, sempre há perguntas-chave que você deve se responder a si mesmo para saber o estado do seu negócio. São perguntas de resposta rápida e não se precisa de muito tempo para respondê-las. Uma resposta negativa vai te ajudar a conhecer as áreas em que sua empresa deve melhorar:
30 perguntas para saber como estão seus negócios
1. Tenho um pequeno centro de estética, uma rede de centros, uma salão de beleza ou uma franquia?
2. Quanto foi o faturamento da minha empresa no último ano?
3. Quantas pessoas tenho na minha equipe?
4. Minha mensagem (promessa de marca) é clara?
5. Tenho um calendário de marketing e orçamento especialmente destinado para isso?
6. Tenho bem claro o perfil do meu cliente ideal e suas características? Meus produtos e serviços estão se enfocando diretamente nele?
7. Tenho conhecimento de quais táticas de marketing funcionam melhor?
8. Meu site está preparado para captar clientes potenciais e tem uma conversão alta?
9. Meu site faz parte do ciclo de vendas?
10. Fiz um planejamento de ações para os próximos 12 meses e vou implementá-lo?
11. Faço monitoramento minhas ações de marketing e acompanho os resultados?
12. Tenho uma lista de assinantes que cresce de forma orgânica (não comprada)?
13. Dedico grande parte do meu tempo ao marketing do meu negócio ou tenho alguém da minha equipe que cuida disso?
14. Apresento meus produtos/tratamentos desde a perspectiva do meu cliente? Me concentro nos benefícios dos tratamentos mais que nas suas características?
15. Desenvolvi conteúdo como artigos no meu blog, e-books, relatórios, vídeos baseados em meu conhecimento, experiência e produto, e usamos tudo isso para atrair mais potenciais clientes?
Vendas
16. Conheço o funil de vendas da minha empresa e entendo onde devo melhorar? Medimos as variáveis do nosso processo de vendas, incluído o número de sessões
17. Faço um melhor uso da tecnologia para fazer seguimento dos meus clientes e minhas vendas (software de gestão e marketing para centros e clínicas de estética)?
18. Fazemos reuniões com clientes tendo pautas específicas e assim para ter tudo mais organizado?
19. Conto com várias linhas de produto/serviço ao invés de um só produto ou serviço?
20. A maior parte da minha renda depende unicamente de um cliente ou está distribuída em vários clientes?
Sistema para centros de estética
21. Caso me ausente no meu centro por 6 meses, minha empresa ainda irá funcionar e continuaria crescendo?
22. Conto com um organograma (pessoas trabalhando, cargos e funções) da minha empresa documentado e atualizado (mesmo sendo um centro pequeno)?
23. Avalio regularmente os sistemas da minha empresa para eliminar processos ineficazes e trabalho para que eu me torne menos necessária para ao dia a dia?
Finanças
24. Minhas contas estão em dia e faço um controle mensal de tudo?
25. Conto com relatórios detalhados para medir o rendimento da minha empresa?
26. Meu fluxo de caixa (liquidez) é positivo?
27. Tenho claro a porcentagem da margem de lucros da minha empresa?
28. Sei exatamente quanto custa adquirir um cliente (custo de adquisição do cliente)?
29. Tenho pleno conhecimento da rentabilidade de cada uma das nossas fontes de entrada de vendas (produto/tratamento)?
30. Tenho uma visão clara e sei onde quero chegar tanto no pessoal como no profissional daqui a 5 anos?