
Você sente que está desconectado dos seus clientes e que não consegue fazer chegar à eles sua mensagem de forma adequada? Se você sente esta certa desconexão, hoje trago boas notícias; conseguir recuperá-la é mais fácil do que você imagina. Isto porque você, mais do que ninguém, conhece seu público e sabe o que necessitam e o que esperam de você.
O segredo para voltar a conectar é exatamente este: conhecer! Lembre-se que cada cliente é um mundo, têm necessidades diferentes e esperam resultados igualmente diferentes. Conhecendo os perfis de cliente que visitam seu centro e segmentando sua base de dados, será mais fácil antecipar seus desejos e a comunicar-se com eles através do canal mais apropriado.
Hoje veremos juntos algumas ideias que servirão de inspiração na hora de captar e fidelizar seus clientes, mas principalmente no momento de conseguir esta tão desejada conexão com eles, ou em outras palavras, falar sua língua e realizar seus desejos.
Defina seu público objetivo e dedique esforços em atender suas necessidades
Um ótimo truque para definir seu público-alvo é observar sua clientela e ouvir suas necessidades e preferências, e então agrupá-la em 2 ou 3 perfis de clientes principais com características e objetivos comuns. Com isso, você poderá conquistar o coração deles com ações que lhes interessam.
Imagine que você está difundindo promoções para seus tratamentos antirrugas para clientes com 18 anos? Ou ao contrário, lança um concurso com hashtags no seu Instagram para clientes maiores de 60 anos e que não estão familiarizados com as redes sociais? Não funcionará e a conexão deixará de existir.
- Dica: Será muito útil ter uma ferramenta de gestão de clientes, como a 'Busca Avançada' do FLOWww. Com ele, você pode extrair listas de clientes com características comuns (idade, sexo, tipo de tratamentos consumidos, necessidades especiais e até mesmo nível de compra).
Ao estudar e analisar essas informações, você vai desenvolver alguns perfis de cliente ideal, que podem ser desde os clientes consumidores de serviços muito rentáveis ou aqueles que visitam frequentemente sua clínica ou salão ou aqueles que gastam um determinado valor a cada mês. Você decide quem são seus melhores clientes.
Agora que você já sabe a que clientes quer chegar, você só precisa projetar uma estratégia, focada em satisfazer suas necessidades e oferecer serviços, produtos e informações, adaptados a cada perfil.
Conecte-se com o marketing por e-mail.
Você já sabe quem são seus clientes e sabe do que eles gostam. Agora é a hora de lançar ações para atraí-los ao seu centro de estética ou beleza, segmentando seu público e escolhendo apenas os clientes que se encaixam nas características que definem esse perfil. Assim, com a FLOWww, você pode lançar e-mails personalizados de marketing, promoções, ofertas e descontos, ou, informações, recomendações e conselhos para ajudá-los a melhorar os efeitos dos tratamentos recebidos, o uso de produtos e realização de certas práticas.
Por exemplo: se parte de seu público consome tratamentos de redução de medidas e volume corporal, você pode enviar um e-mail marketing, recomendando o seu novo pack 'silhueta perfeita', promovê-lo com 20% de desconto para os clientes que marcarem sua primeira sessão antes termine a semana.
Após a sua visita, você pode enviar um e-mail automático de acompanhamento com recomendações para evitar a retenção de líquidos, por exemplo. Com este tipo de ação, você conquistará a fidelidade do cliente e os deixará mais que felizes.
Conecte-se pelas redes sociais.
As redes sociais são um fantástico canal de captação de clientes, aproveite-as! A partir da sua página do Facebook e do seu perfil do Instagram, você pode lançar publicações alinhadas com os gostos e preferências de seus perfis de clientes ideais. No final das contas, este é o público que você deseja atrair para o seu centro de beleza e fidelizar com conteúdos de interesse, certo?
Por exemplo: se o seu centro de beleza é especializado em tratamentos faciais e corporais, e você acaba de contratar um especialista em sobrancelhas e cílios à sua equipe, poderá anunciá-lo em suas redes para atrair potenciais clientes interessados em seus novos serviços. Além disso, sua página no Facebook ou seu perfil no Instagram são o canal perfeito para mostrar seu trabalho e aumentar sua visibilidade e presença online.
Explore o potencial das suas redes sociais, com nosso e-book "Kit online para Estética e beleza". Você vai adorar!
A FLOWww ajuda você a conhecer, conectar e reter seus clientes, colocando à sua disposição ferramentas de gestão e marketing, adaptadas às necessidades de centros de estética e beleza como o seu. Não perca a oportunidade de oferecer aos seus clientes exatamente o que eles estão procurando! Experimente o FLOWww gratuitamente e volte a conectar com seus clientes potenciais!