
A primeira impressão é a que fica. Nosso centro de estética ou salão de beleza deve criar nos clientes uma impressão positiva assim que entrem e o ambiente é um fator importante para conseguir este efeito.
Para te ajudar nesta tarefa, recompilamos vinte conselhos express de decoração para seu negócio de estética e beleza que conquistarão o coração dos seus clientes e lhes deixarão com vontade de voltar!
20 Tips de decoração
1. O ambiente em geral deve ser relaxante e tranquilo. Quando entramos em um lugar cheio de ruído, música excessivamente alta ou bagunça nosso primeiro impulso é sair correndo. Desse modo, tenha especial atenção a este detalhe, o que você sente ao entrar pela sua porta? Seu centro te dá paz ou te dá vontade de sair correndo? Lembre-se que seus clientes estão no seu centro para cuidar de si mesmos e é importante fazer tudo para que ele curta ao máximo estar com você.
2. Para ajudar-lhe a criar um ambiente que transmita tranquilidade, tente utilizar cores pastéis e neutras nas paredes e artigos decorativos. O centro deve mostrar calidez e ser acolhedor para nossos clientes.
3. Tente criar espaços íntimos, algum cantinho privado, onde suas clientes possam relaxar e fugir do stress do mundo exterior.
4. Pode que seja óbvio, mas a ordem e a limpeza também são importantes na hora de decorar seu centro ou salão. De pouco vale uma decoração de bom gosto se as prateleiras estão cheias de pó, se as lixeiras estão cheiras, se há caixas esparramadas pelo chão.
5. No momento de pensar em decorar seu centro de estética, tenha em mente duas palavras: equilíbrio e funcionalidade. Tente comprar mobiliário e acessórios que sejam bonitos e que ao mesmo tempo sejam práticos para você no dia a dia. Por exemplo, uma mesa na sala de espera que também permite guardar objetos, uma vitrine com gavetas para guardar os produtos de venda ou ganchos nas paredes que te permitam pendurar suas ferramentas de trabalho.
6. Olhe para seu centro ou salão agora. Pense em como melhorar a distribuição dos móveis para ganhar mais espaço. As vezes uma mudança de móveis de lugar pode dar a impressão de que o espaço é maior.
7. A recepção e a sala de espera são as primeiras coisas que vêem nossos clientes, assim que cuidado redobrado com eles! Ambos devem ser confortáveis e dar sensação de relaxamento, tipo “ah, que gostoso estar aqui!”. Coloque sofás amplios de cores cálidas. Encima do balcão da recepção coloque um vaso de flores frescas, elas sempre dão um ar de elegância ao ambiente.
8. Já que a sala de espera é a primeira coisa que os clientes vêem, aproveite este ambiente para fazer o marketing da sua marca. O logotipo do seu centro ou salão devem ganhar lugar de destaque com cores contrastantes às cores pastéis. Deixar por ali bonitos folhetos com sua carta de serviços e produtos também é uma ótima forma de fazer publicidade.
9. Outra característica importante é a iluminação. Quanto mais natural seja, melhor. As janelas devem ser grandes para deixar entrar o máximo de luz possível. Esta luz também é ótima para ver os resultados dos tratamentos.
10. Se o seu estabelecimento não conta com muita luz natural, capricha na iluminação artificial, sem que o centro pareça Las Vegas! Muitas vezes ao invés de lâmpadas muito fortes, podemos jogar com abajures e luzes indiretas para criar um clima agradável e iluminar todo o seu centro ou salão.
11. Se você não está pensando em realizar uma reforma ou pintar as paredes do seu centro, utilize os papéis de parede, que estão super de moda e te permitem mudar de estilo cada vez que você sinta necessidade.
12. O uso de materiais ecológicos para decorar é muito eficaz e original, principalmente porque combinam com tudo e você agradará aqueles clientes mais “green”.
13. O chão do centro ou salão também influenciam muita na impressão geral. Um chão de parquet ou piso flutuante sempre são um acerto. Para seus clientes aparecerá algo super bonito e moderno e para você será muito fácil de limpar.
14. Em relação aos móveis, você poderá escolher alguns estilos dependendo da sensação que quer passar. Se deseja uma decoração mais séria e elegante, os móveis de madeira são os mais indicados. Se você gosta de um ar mais vintage, móveis com efeito envelhecido ou poderá revestir seus móveis com “papel contact" com temática mais romântica.
15. Utilizar as cores da nossa marca para os móveis é uma ótima idéia! O importante é saber dosar o uso dessas cores. Para conseguir o resultado de forma sutil, aposte em alguns móveis com a cor da sua marca e a maioria de cores neutras. Também poderá utilizar as cores de marca nos objetos, como almofadas, moldura dos quadros, tapetes, etc. São pequenos detalhes que não passarão desapercebidos.
16. Provocar nossos sentidos é uma tática infalível. Saiba mais sobre marketing sensorial aqui. Tudo no seu centro deve ser um deleite para nossos olhos, nariz, paladar, ouvido, paladar e tato. Os detalhes cheio de carinho enchem nossos olhos, além de um aroma gostoso no ar, um chá de ervas ou um chocolate, uma música relaxante e tecidos suaves e gostosos de tocar são perfeitos.
17. As velas aromáticas podem te ajudar tanto a decorar como conseguir este aroma fresco e agradável constante no seu centro, aposte por elas.
18. Você sente que sua decoração está um pouco sem graça ou personalidade? Escolha uma parede bem visível e rompe a monotonía com uma cor forte e contrastante. Você pode aplicar papel de parede só nesta parte ou criar ali um mural de fotos, por exemplo.
19. Comentava anteriormente que as flores frescas na recepção são uma ótima bem-vinda aos clientes, mas na verdade, as flores e plantas devem estar presentes em toda a sua decoração. Você pode utilizar flores artificiais de bom gosto ou escolher plantas fáceis de cuidar e que se acostumem com a temperatura do seu centro.
20. Lembre-se sempre de contar com cartões de visita que casem perfeitamente com sua decoração, logotipo e estilo. Imagine se você escolheu uma decoração romântica, mas no seu cartão de visita as cores escolhidas foram negro e cinza e uma fonte indelicada? Sempre tente que o estilo seja único, de A a Z.
Se você está pensando em abrir um negócio de estética/beleza ou já conta com um mais gostaria de dar uma empurradinha nas vendas e captação de clientes, dá uma olhada nesta guia gratuita “19 regras de ouro para abrir e manter um salão de éxito”. Você encontrará dicas super importantes para que seu negócio seja um sucesso: