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20 ideias de 20 minutos para melhorar o marketing da sua clínica ou salão

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Ideias de Marketing para clínica de estética

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Sabemos que muitas vezes trabalhar o marketing da sua clínica de estética ou salão de beleza é complicado, já que nem sempre sobra muito tempo livre para este tipo de estratégia. Por essa razão, preparamos este post para que você possa colocar suas tarefas de marketing ao dia utilizando somente 20 minutos ao dia!

 

Esta lista de ideias lhe ajudará a dar um grande empurrão ao marketing do seu negócio sem comprometer outras áreas que igualmente requerem grande parte do seu tempo e atenção.

 

20 ideias de 20 minutos para melhorar o marketing da sua clínica ou salão

 

Marque um horário em alguns centros de estética ou salões de beleza de primeira categoria ou aqueles que você considera concorrência direta como se fosse um cliente misterioso. Observa como se comportam e aproveite esta oportunidade para inspirar-se e adaptar as coisas mais bacanas no seu negócio. Por exemplo, se a recepcionista do salão que você visitou é ótima em técnica de vendas ou enquanto você esperava sua vez te ofereceram algo de beber, poderá adaptar essas ideias ao seu modelo de negócio e perfil de clientes. A ideia é fazer que seus clientes sintam-se cuidados, como verdadeiras celebridades da clínica ou salão mais VIP do mundo!

 

Faça também um seguimento nas redes sociais da sua concorrência ou daquelas clínicas, salões e profissionais que são referência para você. Observa dia a dia o que eles fazem para que sejam tão populares, o tipo de publicação que ganha mais curtidas e adaptá-lo às suas necessidades. O objetivo não é copiar, mas sim, aproveitar boas ideias e transformá-las em algo que seja válido para seu negócio e clientes.

 

Peça aos seus clientes que recomendem seus serviços na sua página de Facebook ou que escrevam um depoimento para o seu site. Esta opinião é fundamental para dar credibilidade e confiança para o seu público alvo.

 

Convide seus clientes a inscreverem-se nas novidades do seu blog. Não tem um blog? Veja aqui porque você deveria pensar em ter um! O objetivo é nutrir sua base de dados com o email dos clientes para que você possa trabalhar campanhas de email marketing e enviar periodicamente newsletter, promoções, emails se seguimento, etc

 

Anime seus clientes a fazer o download doapp FLOWwwer ou do app da sua clínica ou salão, já que assim poderá segmentar sua base de dados pelos usuários do app e enviar notificações push personalizadas, segundo suas preferências de tratamentos, por exemplo.

 

Crie em Canva bonitos cartões para utilizar o programa de fidelização Convide um Amigo. Imprime-as em uma gráfica com um material de boa qualidade e oferecê-las aos clientes mais fiéis da sua clínica ou salão. Graças a isso, você poderá conseguir novos clientes, fidelizar os atuais e ganhar em dobro.

 

Defina um desconto especial para aqueles clientes que realize um gasto considerável ou que superem o valor médio do ticket. Você pode criar um desconto especial para eles no seu sistema FLOWww e adicioná-lo diretamente ao ticket na hora do pagamento.

 

O seu site e seus materiais de marketing (apresentações, folhetos, fotos) estão atualizados? Revisá-los e atualizá-los frequentemente para que não terminem obsoletos e provoquem uma má impressão aos seus clientes. Dedique 20 minutos ao mês para revisar seu conteúdo, comprovar o funcionamento do seu site, imagens, etc. Seu site é uma vitrine online do seu negócio e portanto deve estar sempre em dia e ser utilizado para divulgar suas novidades.

 

Comprove se sua tabela de  preços e produtos está atualizada em todos os canais, anúncios, sites (seu e de parceiros), blog, Facebook e demais redes sociais. Revise suas ofertas e promoções e modifique-as de acordo com o período do ano, datas especiais, para chamar a atenção dos clientes. As novidades sempre fascinam o público e são uma ótima “desculpa” para trazer mais pessoas à sua porta.

 

Revise seu site, blog, página de redes sociais de dispositivos diferentes, por exemplo, o computador da clínica ou salão mas também notebook, tablet e diferentes tipos de celular para confirmar que as imagens e letras são vistas corretamente. A maioria das pessoas hoje em dia navega na Internet através dos seus telefones celulares, imagina se todo o seu conteúdo se vê com má qualidade ou muito pequeno? Adapte-se a tudo!

 

Crie conteúdo de qualidade para seus clientes através do seu blog. Não é necessário publicar todos os dias, nem que os artigos sejam muito extensos. Divulga estes posts em redes sociais, acompanhados de páginas de referência, vídeos, imagens relacionadas aos seu tratamentos ou ofertas atuais

 

Se você na6o tem tempo de ter uma rotina de conteúdo frequente, utilize esses 20 minutos para programar suas publicações nas redes sociais. Algumas ferramentas podem te ajudar nesta tarefa, como Hootsuite ou Postcron. Deixe tudo programadinho e esqueça-se das redes sociais por um bom tempo. 

 

Entra em contato com os meios de comunicação locais ou com meios setoriais (imprensa digital ou escrito do segmento da estética ou da beleza, rádio ou televisão locais, etc.) e oferece uma colaboração. Você pode oferecer-se para escrever para uma columa sobre estética ou beleza, quem sabe participar de um debate televisivo sobre alguma tendência de estética. Outra opção seria separar um pouquinho do seu orçamento em marketing e pagar por um anúncio ou reportagem patrocinada nos meios que mais te interessem e até mesmo uma vinheta na radio que dê a conhecer um pouco mais do seu negócio.

 

Organiza reuniões informais e breves com distintos comércios do bairro para conhecê-los melhor e abrir a possibilidade de uma colaboração em conjunto. Por exemplo, você pode organizar um desfile com as lojas de moda locais com as últimas tendências de moda, maquiagem e estética. Pense que não somente as lojas relacionadas a moda podem participar, para que o desfile aconteça também precisará da ajuda de uma floricultura, um fotógrafo, uma agência de modelos, etc. Esta é uma excelente oportunidade para que todos participem e tirem proveito do evento.

 

Reuna sua equipe durante 20 minutos por semana o mês e ofereça algumas técnicas de vendas. Fale sobre novidades, explica o melhor argumento e forma de vender determinado serviço ou produto, como estimular a venda cruzada e a venda relacionada. Um momento juntos, como equipe, será essencial para que todo mundo se sinta mais unido e motivado. E isso é o melhor marketing que existe.

 

Prepara um orçamento anual com o valor que pretende gastar com marketing online e offline. Pesquisa os resultados de campanhas do ano passado, averigua qual deles rendeu melhores resultados e estabeleça uma nova estratégia para o próximo ano.

 

Nosso maior cartão de visita é a aparência da nossa clínica ou salão. As plantas e flores naturais sempre ajudam a deixar tudo mais bonito.

 

Cuida também da limpeza da sua clínica ou salão, desde a recepção, até estantes, cabines de tratamentos e equipamentos. Uma fragrância de limpeza te ajudará a criar um ambiente fresco e elegante.

 

O ruido na sua clínica ou salão também faz parte da sua imagem, logo do seu marketing. Faça o exercício de sentar-se em vários ambientes do seu centro ou salão, feche os olhos e escute o som ambiente. Há muito barulho? A música está muito alta? É possível escutar tudo o que sua esteticista fala com o cliente dentro da cabine? Resolva estes detalhes para manter a imagem de um lugar acolhedor e relaxante. 

 

Realize uma pesquisa com os clientes da sua clínica ou salão sobre aqueles aspectos que te preocupam ou que gostaria de melhorar. Você pode pedir para que eles respondam no seu próprio estabelecimento ou online (há plataformas como SurveyMonkey que podem te ajudar nesta missão).

 

Se você adorou essas dicas rápidas, não perca a oportunidade de aprender como criar um completo plano de marketing para sua clínica de estética ou salão. Com este passo a passo você poderá criar sua própria estratégia e desenhar ações de marketing que serão sucesso garantido!

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