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20 Ideias criativas de marketing para o natal em suas redes sociais!

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 Ideias criativas de marketing para o natal em redes sociais

20 ideias de mkt para o natal em suas redes sociais

A combinação perfeita: redes sociais com bilhões de usuários ativos + um dos feriados mais lucrativos para o mercado, o Natal! Segundo o site do E-commerce Brasil, apenas no primeiro semestre de 2021, nosso país atingiu R$53,4 bilhões em vendas online. Outros relatórios revelam que um dos motivos deste crescimento é o enriquecimento no ticket médio das compras, registrando um aumento de 22% comparado ao ano interior! 

Com o crescimento do mercado digital, não investir em ações de marketing nas redes sociais para sua campanha de natal, seria como evitar o aumento das vendas e negar todo o potencial de lucratividade que seu negócio de estética e beleza pode ter. Você já pensou qual conteúdo e ferramentas podem te ajudar a atrair ainda mais clientes?

O artigo de hoje tem como objetivo te inspirar e te ajudar a estruturar uma campanha natalina que seja criativa e atrativa. Fortalecendo e desenvolvendo suas redes sociais, e estimulando a captação de potenciais clientes e a fidelização daqueles que já são adeptos aos seus serviços! Seus objetivos e metas para esse mês de dezembro serão possíveis, graças as 20 ideias criativas de marketing para o natal! Vamos?

20 Ideias criativas de marketing para o natal em suas redes sociais!

O marketing de conteúdo é mais do que uma ação atrativa, é uma estratégia de investimento que tem poder de aumentar a captação de clientes e também de multiplicar suas vendas. Um ponto importante muito discutido - visando as redes sociais - é que o conteúdo gerado por sua empresa, deve em 80% agregar valor ao cliente e nos 20% realizar a venda dos seus serviços e produtos.

Para que você tenha uma campanha natalina bem sucedida, o conteúdo deve ser bem elaborado para que seus seguidores e clientes sintam que estão sendo beneficiados e não forçados a comprar. É essencial que sua movimentação nas redes sociais, gere e estimule,  uma percepção positiva da sua marca, o que chamamos no marketing de brand awareness

O brand awareness, fará com que essas pessoas decidam agendar um horário em sua clínica estética ou salão de beleza e indiquem seu negócio a outras pessoas. Até mesmo, é possível que a recorrência de clientes aumente e se fortaleça. Pensando em como arquitetar um conteúdo eficaz para sua campanha de final de ano, listamos 20 ideias criativas de marketing para o natal, contudo a separamos em 5 grupos! Confira:

#1 Conteúdos natalinos que são criativos e que elevam o engajamento!  

Use das ferramentas dispostas nas redes sociais, como no Instagram: reels, stories, post's carrossel, IGTV e outros para gerar conteúdos que sejam interativos. Neste momento é importante que você saiba com certeza, em quais canais seus clientes estão presentes, se no Facebook, no Instagram, TikTok, Youtube, WhatsApp ou outros. Esse dado é importante para que você saiba qual tipo de ferramenta deve usar, e quais são as tendências da plataforma

Para não limitar suas opções de criação de conteúdo, ao invés de ditarmos quais ferramentas e como você deve usá-las, vamos listar ideais criativas de marketing para o natal, e que serão úteis para redes sociais em geral: 

  • Faça um DIY natalino - Diy é uma sigla em inglês que representa o movimento: faça você mesmo! Você pode produzir vídeos rápidos e interativos com ideias e passo a passo de maquiagens, unhas, penteados, roupas e até mesmo receitas específicas para a data. Busque entender a tendência do momento e crie algo original e dinâmico

  • Dê dicas de procedimentos estéticos que darão a sensação de bem-estar e beleza de forma rápida para que seus clientes se sintam ainda melhores nas festas! Busque compartilhar momentos dos clientes durante os tratamentos recomendados, discorra sobre os benefícios e indicações, e mostre os resultados que foram obtidos por outros clientes.
  • Produza uma playlist natalina própria do seu negócio, junte sua equipe e montem um set list com suas músicas preferidas do natal! Além de deixá-las no ambiente da sua clínica ou salão, compartilhe nas suas redes através do Spotify e interaja com seus seguidores e descubra quais músicas os fazem lembrar do natal.

  • Faça concursos com seus clientes - a melhor maquiagem natalina vence, ou até mesmo quem fizer o penteado mais rápido e de forma mais bonita - ou ainda utilizar itens como a melhor decoração de natal! Neste concurso, o prêmio pode ser uma sessão gratuita de um dos seus serviços, aumentando sua captação! 

#2 Pacotes e promoções especiais - Saiba como vendê-los!

Lembre-se que seu conteúdo deve agregar valor, e 20% dele é concentrado em suas estratégias de vendas. Apesar da promoção dos seus serviços e produtos, obter a menor porcentagem nas redes, quando presente, deve ser persuasiva e certeira.  Por isso, veja quatro ideias de como vender pacotes e promoções especiais de natal: 

Ideias para pacotes Natalinos: 

  • "Curtindo o Natal" : neste pacote os serviços combinados terão uma duração mais longa. Se o seu negócio for uma clínica estética, você poderá unir procedimentos que se complementem e que repitam a sessão, tendo um resultado mais marcante. Por exemplo, o seu pacote curtindo o natal, pode ser voltado ao tratamento facial para peles manchadas. Você pode adicionar: microagulhamento + laser + peeling. 
  • "Pronta para a festa - Noel que se cuide!" : neste pacote os serviços combinados terão uma duração mais curta, já que o objetivo do resultado é que seja algo rápido! Se o seu negócio for um salão de beleza, você pode unir neste pacote serviços para preparar sua cliente para o natal, como tintura dos cabelos, escova, corte, penteado, maquiagem, manicure, pedicure e afins! 

Para que a compra e consumo dos pacotes seja ainda mais atrativa, é válido que estes estejam disponíveis para agendamento de forma ágil e rápida, como por meio de aplicativos. Com o aplicativo FLOWwwer, os pacotes criados em seu sistema podem ser acessados por seus clientes e os mesmos podem marcar o horário que convir, graças as atualizações do sistema

Ideias para promoções especiais: 

  • Família reunida no natal - como o natal é uma celebração familiar, você pode aproveitar a data para uma ação especial para quem trouxer mais um cliente, "colocando o programa convide um amigo" em ação. A promoção pode ser para serviços específicos, por exemplo: "Convide um familiar ou amigo e seu corte de cabelo sai com 30% de desconto!", " Botox família: tragam suas mães, irmãs, tias e primas e ganhem 20% de desconto na primeira sessão".
  • Do natal para o ano todo - esse é o momento de fidelizar! Perceba quais são os serviços que foram mais consumidos e os combine formando um pacote, feito isso, coloque as assinaturas mensais desse pacote com um preço promocional de natal. Por exemplo: Pacote Express (manicure + escova), toda sexta-feira, R$220,00 o mês para as assinaturas feitas no natal! 

#3 Crie listas e recomendações de presentes. 

Com a correria de final de ano, tudo que seja mais simples e rápido chama atenção e é de maior preferência! Para facilitar a vida dos seus clientes, disponibilize listas e recomendações de presentes. Você pode dispor seus principais serviços, como pacotes e também a opção de cartões presentes. A intenção é que você exponha seus procedimentos de forma perspicaz.  Veja ideias criativas para criar e recomendar listas de presentes: 

  •  Use o Canva para criar um modelo de lista de presentes para o natal: para expor seus serviços e opções de presentes, use um template criativo, organizado e temático. Busque listar seus serviços que mais fazem sucesso e seus pacotes e promoções mais atrativas! 

  • Gere opções menos específicas para presentes, pensando na ação de amigo secreto:  empresas, famílias e grupos de amigos se reúnem nos finais de ano para o clichê amigo secreto e uma excelente opção para essa ocasião são presentes menos específicos mas que sejam especiais como um cartão presente ou bônus! Exponha essa boa ideia nas redes sociais do seu negócio e veja quantas vendas fará!
  • Pacote personalizado: monte seu presente! Uma vez que os serviços que estarão disponíveis para combinação de pacotes estejam pré-definidos, veja a possibilidade dos seus clientes criarem um pacote fazendo suas próprias combinações e claro você define o preço que parecer mais justo e cabível.  Essa é uma maneira assertiva de deixar seu cliente ainda mais satisfeito!

  • Produza Kit de produtos com um preço especial: com certeza em sua clínica há óleos e cremes que seus clientes amam, pelo cheiro ou pela textura. Assim como num salão de beleza, como linhas de shampoo e condicionador, esmaltes, escovas de cabelo entre outros itens que acabam sendo notados e preferidos. Use esses itens para produzir um kit de presentes com um preço especial! Não se esqueça de fazer uma boa foto e publicar em suas redes.

Nuevo llamado a la acción

#4 Faça sorteios e aumente o brand awareness do seu negócio.

Uma boa forma de aumentar a percepção da sua marca é realizar sorteios! Mas lembre-se que deve ser executado de maneira bem estruturada e também de forma legal - já que temos a lei (nº 5.768 de 1971) que  determina algumas exigências para que sorteios sejam realizados. Uma vez que seus impostos, previdência social e autorização para tal ato estejam em dia, comece seus sorteios natalinos! A seguir, te deixamos ideias criativas de marketing para o natal em suas redes sociais:

  • Procedimentos e pacotes: escolha um dos seus pacotes ou procedimentos com maior saída! Diferente do que muitos negócios pensam, sorteios possuem um bom potencial de conversão, e por isso, oferecer um dos seus serviços mais estimados poderá fidelizar mais clientes! 

  • Um kit presente ou uma linha de produtos: essa é uma ótima oportunidade de pessoas reconhecerem a qualidade dos seus serviços, uma vez que os produtos utilizados em seus procedimentos serão testados e ofertarão excelência nos resultados.

  • Um agendamento num valor pré-determinado: uma boa chance de conversão é seu cliente ter uma experiência completa em seu negócio! Por isso, comece facilitando essa ação, ofereça que o horário seja marcado por meio de uma agenda online - evitando confusões e sobreposições- e capriche no serviço que será realizado! Natal é uma boa data para nutrir a fidelização. 

  • Uma sessão de um procedimento "x" para duas pessoas: pense em oferecer um momento relaxante e de cuidado para seu cliente, como uma massagem ou um spa para os pés, lembre-se de oferecer um tratamento diferenciado e que estimule a recorrência desse cliente. 

#5 Crie uma Landing Page com tudo o que seu negócio tem a oferecer para os clientes nesse Natal. 

Uma landing page temática e específica para sua campanha de natal será muito útil! Nela você pode dispor dados que auxiliarão seus clientes a compreenderem como tudo funcionará! Você deve descrever: 

  • Dados básicos do seu negócio: para que seus clientes possam agendar horários, saber como chegar em seu negócio ou ainda entrar em contato para esclarecer dúvidas, dados como endereço, WhatsApp, redes sociais, telefone, e link para agendamento online devem estar bem descritos.  

  • Pacotes e promoções especiais: esclareça a data em que estes estarão válidos, valores, formas de pagamento, porcentagens de descontos, bem como os serviços que fazem parte da campanha de natal! Confusões como essas podem acabar defasando seu negócio e afastando clientes. 

  • Compartilhe ideias natalinas usando o conteúdo gerado nas redes: playlists, receitas, penteados, rituais para o corpo e bem-estar, entre outras ações que podem ser atrativas fazendo com que seu público interaja com você e acompanhe seu negócio nas redes!

  • Disponibilize a lista de presentes do seu negócios e as opções que vocês oferecem: ofereça o pacote completo, mostre que você entende o "problema"
    (encontrar um presente) e ainda oferece a solução, desde opções genéricas como os cartões presente e bônus até os pacotes e procedimentos disponíveis!

Com essas 20 ideias criativas de marketing para o natal em suas redes sociais você e sua equipe alcançarão os objetivos e metas destacados para esse final de ano! Lembre-se de nutrir os novos potenciais clientes que te encontrarão na web e fortalecer o vínculo com os clientes recorrentes! Oferecemos uma campanha de natal bastante completa e muito mais ágil em sua execução, já que temos todas as ferramentas necessárias para o crescimento do seu negócio! Além disso, seu presente de natal já está te esperando: peça agora uma demonstração personalizada e gratuita do nosso sistema!

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