Blog - Notícias, tendências e desenvolvimentos no setor de beleza

Você sabia que seus clientes podem fazer um agendamento e até comprar pelo WhatsApp?

Written by FLOWww | 23/06/21 09:00

 

Até agora, seus clientes têm usado o WhatsApp para tirar dúvidas, saber de sua disponibilidade e até mesmo para fazer um agendamento. Mas na verdade este canal não foi feito para gerenciar as reservas de um negócio, mas para se comunicar com mais rapidez e facilidade.

Para isso, já existem profissionais e centros que apostam no WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes, embora alguns ainda utilizem os seus pessoais. Qual é o seu caso? Se você quer dar um passo adiante e começar a canalizar os pedidos de agendamento de forma mais eficiente, sem ter que gerenciá-los pessoalmente, fique atento às dicas que te daremos a seguir.

Hoje compartilhamos com você algumas recomendações para começar a oferecer aos seus clientes a possibilidade de agendarem seus horários e comprarem seus vouchers, packs e produtos online no mesmo local, com total autonomia e conforto. Direto do celular ou tablet, 24 horas por dia, 7 dias da semana e sem precisar gerenciar nada. Anote!

Você sabia que seus clientes podem fazer um agendamento e até comprar pelo WhatsApp?


1. Comece migrando para o WhatsApp Business para aproveitar ao máximo este canal de comunicação.

Pare de usar o seu WhatsApp para responder a perguntas, uma vez que é um canal para uso pessoal e está limitado a funções básicas. Se quiser começar a trabalhar de forma mais profissional e parar de lotar o seu telefone privado, baixe o WhatsApp Business e trate de configurá-lo com seu telefone comercial.

Assim, você pode começar a aproveitar as vantagens extras que a plataforma oferece. Veja algumas delas:

  • Você terá o seu próprio perfil de empresa, que poderá preencher com os dados do seu negócio, com um cadastro para contato.

  • Você pode marcar seus contatos por tipo, de acordo com suas necessidades: novo cliente, cliente fiel, cliente que sempre pede para agendar, cliente com dúvidas frequentes etc. Depois, você pode lançar comunicações por grupo, o que será útil quando você quiser enviar mensagens promocionais, por exemplo.
  • Edite respostas rápidas para tê-las disponíveis no seu catálogo. Por exemplo, para não ter que escrever sempre a mesma coisa, você pode ter respostas predefinidas, e usá-las quando quiser responder a um determinado tipo de mensagem. Você vai economizar muito tempo!
  • Configure respostas automáticas para usar quando você estiver ausente, após o expediente ou não puder responder porque está atendendo outro cliente. Assim, se escreverem para você, por exemplo, às 21h, receberão uma mensagem convidando-os a deixar uma mensagem pedindo um agendamento que você atenderá no dia seguinte. Pode ser também uma mensagem padrão, incentivando-os a fazer o agendamento online a partir do seu portal de reservas e vendas online.



2. Tenha sempre à mão o link para o seu portal de agendamentos, quando o cliente lhe pedir para agendar.

Você sempre sonhou que seus clientes pudessem fazer um agendamento em qualquer canal, seja nas redes sociais, no seu cartão de visita do Google Meu Negócio ou no seu site. Mas eles se acostumaram a fazer isso pelo WhatsApp, certo? Aproveite a presença deles neste canal de comunicação para transformar o interesse e a vontade de agendar um horário em um aumento real da ocupação da sua agenda e mais oportunidades de vendas. Como funciona o portal de reservas e vendas on-line da FLOWww? Aqui estão algumas chaves para entender como funciona:

  • A ferramenta Área do Cliente é conectada ao seu sistema FLOWww e ao mecanismo de operação do seu app, seja ele FLOWwwer ou o app de sua marca. É como expandir os benefícios do app para o ambiente da web. Mas se preferir uma opção mais simples, você pode usar o módulo web com o calendário de agendamentos online .

  • Por ser um portal da internet, possui um link e, portanto, você pode compartilhá-lo e inseri-lo em qualquer lugar como em redes sociais, seu site, uma landing page promocional, um e-mail e até no WhatsApp. 

  • Se além de ter o agendamento online habilitado na FLOWww com a opção de pagamento imediato e antecipado , você tiver a opção de e-commerce ativada, poderá oferecer aos seus clientes uma vitrine completa com seus melhores vouchers e pacotes de tratamento e também com seus produtos. E o que mais? Se tiver o app personalizado, seu cliente também poderá ter acesso às informações completas dos produtos, com todas as descrições, e a possibilidade de solicitar a entrega dos produtos adquiridos.

  • Uma outra forma de enviar mensagens de WhatsApp para seus clientes, é utilizar a ficha cadastral dos seus clientes e enviar a partir do seu sistema FLOWww, sem precisar gerar links, ou sair da sua plataforma de gestão! É prático e rápido!

3. Acompanhe as suas mensagens promocionais com o link para o seu portal de agendamentos e vendas online.

Assim como você divulga seus serviços, bônus, pacotes e produtos no seu site e redes sociais para conseguir mais agendamentos e vendas, também pode fazê-lo pelo WhatsApp, contando com designs e mensagens que incentivam o cliente a dar o passo.

Como? Já falamos das tags do WhatsApp Business, mas só elas vão lhe oferecer muito pouco. Se combinadas com uma pesquisa segmentada de seu banco de dados de clientes na FLOWww, você poderá obter mais e melhores resultados. 

O que pode ser feito? Graças a elas, você poderá enviar ações específicas para determinados grupos, complementadas por aquelas que você colocou no seu sistema FLOWww por e-mail, mensagem push ou SMS. Ao promover seus serviços e produtos, você poderá manter aquela clientela que está acostumada a usar o WhatsApp e que não usa um app, por exemplo.

Transforme o WhatsApp em mais um dos pilares básicos de sua estratégia e das suas campanhas de marketing multicanal com a ajuda de nosso portal de agendamentos e vendas online. Saia de um canal frenético cheio de mensagens e vá para uma ferramenta de marketing da qual você pode tirar o máximo proveito.

Quer saber mais sobre o nosso portal de vendas e agendamentos online, o calendário de marcações e outras ferramentas de marketing? Aposte num software de gestão e marketing como o FLOWww para apoiar a sua comunicação e estratégia, 'educar' a sua clientela orientando-a para marcação de agendamentos e compras online e comece a ganhar tempo enquanto multiplica suas oportunidades. Peça já a sua consulta para uma demonstração gratuita e personalizada.