
Uma das principais preocupações de todo negócio que se dedica à estética e beleza é aprender a organizar-se melhor, não perder tempo e evitar ter horários vazios ou disponíveis na agenda. A solução para todas estas inquietudes está na otimização do seu calendário de agendamentos e hoje, lhe contaremos alguns truques, que coletamos da nossa equipe de especialistas de FLOWww, para te ajudar a ter uma negócio de estética e beleza mais productivo e rentável.
Com estas tips você poderá obter maior aproveitamento das suas tarefas e oferecer um serviço mais efetivo e agradável aos seus clientes. Vejamos como otimizar passo a passo!
Aprender a organizar-se melhor
1. Envia lembretes de agendamento
Ao enviar um lembrete de agendamento aos seus clientes - uns dois dias antes da data marcada - você conseguirá que não se esqueçam do compromisso que têm com você e, no pior dos casos, os clientes poderão notificar-lhe com tempo suficiente que desejam cancelar o horário. Dess forma, você poderá eliminar este agendamento ou modificá-lo para outro dia, deixando este espaço livre para outro cliente interessado.
Os lembretes de agendamento sao mais eficazes quando enviados por mensagens SMS ou através de uma notificação push (o mesmo tipo de alerta que nos envia WhatsApp) enviada diretamente do seu aplicativo de beleza, como FLOWwwer ou do seu próprio aplicativo, caso tenha um.
Os lembretes de agendamentos te ajudam a otimizar o calendário, já que você saberá que todos os clientes, ou a grande maioria deles, virão no dia e hora marcadas. Isso é mais dinheiro em caixa para você e consequentemente uma melhora na gestão do seu negócio como um todo.
2. Convide seus clientes a agendar um horário online
Agiliza as tarefas de recepção e a solicitação de agendamento por telefone, email ou presenciais, convidando seus clientes a fazer o download do seu aplicativo para agendar seu horário online diretamente. Os clientes poderão fazê-lo de forma simples e isso te ajudará a economizar tempo e ocupá-lo atendendo os clientes que estão na clínica para a realização de tratamentos.
Se você ainda não tem um aplicativo, lembre-se que oferecemos nosso aplicativo FLOWwwer grátis em todas as versões do nosso sistema, experimente FLOWww grátis, ative seu aplicativo e veja se os resultados são interessantes para você.
3. Bloqueie suas cabines ou cadeiras quando você não puder oferecer um serviço
Naqueles dias que seus profissionais ou esteticistas autônomos não estarão na clínica ou estão indisponíveis, nao se esqueça de bloquear o agendamento para que ninguém possa pedir horário naquele momento. Desbloqueie seu calendário somente naqueles dias que sua equipe tem disponibilidade de atender, a final de contas, não há nada pior que dizer não a um cliente. Assim, você e sua equipe poderão organizar seus horários tranquilamente e sem problemas.
4. Configura corretamente o tempo que necessita para cada tratamento de estética
Uma agenda online ideal é aquela que permite definir o tempo de cada sessão de tratamento, de acordo com o serviço oferecido; não gastamos o mesmo tempo realizando uma manicure que uma depilação com cera para corpo inteiro. Em FLOWww é possível definir o tempo que cada tratamento necessita para ser finalizado e assim, sempre que um cliente agendar um tratamento, o sistema automaticamente ocupará na sua agenda o tempo correspondente.
Mesmo que você não trabalhe com um software de gestão poderá usar a mesma lógica para evitar que um agendamento sobreponha a outro. Essa dica também é excelente para evitar a situação contrária, que você ocupe tempo demais na agenda para um tratamento rápido. Usando esta estratégia, você poderá aproveitar melhor o tempo, poderá organizar-se melhor com sua equipe e ganhará mais também.
5. Registra todas as mudanças, cancelamentos ou solicitações de horário por telefone, email ou em pessoa
Se você levar um controle rigoroso da sua agenda e registrar todas as modificações e solicitações recebidas poderá ter um calendário atualizado sempre em tempo real. Isso também será de grande ajuda para ter um relatório ao fim do mês da porcentagem de cancelamentos que teve, quantos agendamentos confirmados foram realmente realizados, quantos clientes não compareceram à sua clínica, etc. Com esses dados você saberá o comportamento do seu negócio e clientes e poderá tomar as decisões certas.
Isso sempre te ajudará a aproveitar seu tempo ao máximo, a agilizar as tarefas de recepção e ajudar-lhe a concentrar-se no que mais importa: oferecer um serviço de primeira, um serviço personalizado, assim como possibilitar um trato mais próximo e cálido aos clientes.
Alguns dos nossos clientes já experimentaram como otimizar melhor seu tempo com um software de gestão e marketing e já usufruem das vantagens de ter uma agenda online. Veja o depoimento de Condiodo, que nos conta como FLOWww lhes ajuda a agendar horários mais rápido e de forma mais organizada. Se você deseja saber como trabalham, faz click e dá uma olhadinha nesse “Caso de Êxito”, a seguir: