
Mais um ano que se acaba, mais um ciclo que está a ponto de completar-se. Para você, empresário do segmento estético, é inevitável olhar para trás e identificar quão positivas (ou negativas) foram as decisões tomadas no ano de 2014. Que efeito elas repercutiram no dia de hoje para você, sua clínica de estética e clientes?
Essa retrospectiva é de suma importância para cimentar as bases e estratégias do próximo ano aproximando-se um pouco mais aos seus objetivos. Sem essa análise faz-se complicado conhecer as pautas que estão acelerando ou atrasando sua caminhada até o sucesso. É momento de enfrentar os problemas e buscar as soluções definitivas, é momento de analisar, pensar e agir.
Aproveite a expectativas de um novo ano para inovar e melhorar em todos os âmbitos que o requerem. Como você sabe, um negócio só cresce se há amor e muita dedicação. E isso você tem de sobra. A continuação, lhe apresento as 5 pautas mais importantes que você levar em conta para começar 2015 melhorando a gestão e o marketing da sua clínica de estética:
5 pautas mais importantes
1. Gestão de dados
Os dados gerados na sua clínica de estética são o bem mais valioso que seu negócio pode ter. Você está aproveitando a informação que recolhe a cada dia na sua clínica para usar ao seu favor? Se sua resposta é não provavelmente esteja fazendo caso omisso ao que seu negócio e seus clientes precisam. Como você pode saber em que tratamentos e produtos investir se não conhece seus serviços estrela? Como pode estabelecer uma porcentagem de comissões aos seus profissionais se não conhece seus melhores esteticistas? Como poderá criar pacotes de beleza de sucesso sem saber o que seus clientes querem e precisam?
As respostas a estas perguntas estão no seu próprio dia a dia e nas informações que você obtém ao agendar um horário, ao atender um cliente, ao vender um produto, ao fechar sua caixa do dia.
2. Otimização do tempo
O tempo sempre corre contra nós! A boa notícia é que atualmente contamos com diversos recursos e ferramentas capazes de economizar nosso tempo de um lado para que possamos dedicá-lo àquelas tarefas que nos ajudam a fazer crescer nosso negócio.
Sempre recebo solicitações de donos de clínicas de estética e salões de beleza dizendo que perdem muito tempo realizando um controle dos clientes, agenda e faturamento. Você já imaginou se todo esse processo estivesse integrado e automatizado? Essa é uma realidade que nos brindam os softwares de gestão e marketing como FLOWww. Com este tipo de plataforma, todas as ações que você realiza diariamente ficam devidamente registradas para que você não tenha que preocupar-se com nada. Esse tempo é imprescindível para que você conheça melhor seu público alvo e prepare as campanhas de marketing mais acertadas. Falaremos delas no próximo ponto.
Você pode pensar que o tempo que dedicará a implantar e aprender usar um software é valioso demais para perder e isso pode ser fatal para seu negócio. Remediar os problemas com soluções provisórias só o resolve superficialmente; eles seguirao ai. É muito mais sensato e produtivo parar algumas horas e preparar seu negócio para contar com esse respaldo tecnológico que seguir fazendo tudo sozinha. Além do mais, no caso de FLOWww, você conta com vídeos tutoriais, artigos de conhecimento e até webinars de 15-20 minutos para aprender a mexer naquelas ferramentas que você tem mais interesse.
Invista esse tempo no seu negócio para ganhar todo o folego que você precisa para seguir crescendo. Essa é a fórmula do sucesso.
3. Marketing
Que sua clínica de estética experimente verdadeiramente o sabor do sucesso deve conhecer seus clientes e seu público alvo 100%. Não me refiro a conhecer seu nome, telefone e email, mas sim suas preferências pessoais, seus gostos, filme favorito, prato favorito e toda e qualquer informação que te permita definir seu perfil e comportamento. Somente assim você conseguirá colocar-se na pele dessas pessoas e saber exatamente o que precisam de você.
4. Vendas
As vendas são o seguinte passo que você deverá dar depois do marketing. O resultado da equação de conhecer seu público + entender suas reais necessidades + preparar uma campanha para oferecer suas vantagens = aumento das vendas. Por essa razão, é de grande importância que você tenha total controle sobre estoque, lucros e sobre a gestão dos seus pacotes e bônus de tratamentos; um dos seus maiores reclamos para manter sua fluidez econômica e capitalizar investimentos. Se você não dispõe de uma plataforma integral que te diga o está acontecendo em tempo real, é possível que muitos detalhes se percam pelo caminho. E é exatamente de detalhe em detalhe que muitos negócios fracassam.
5. Gestão de equipe
Identifique quais são seus profissionais mais e menos rentáveis e tome atitudes em relação a eles. FLOWww oferece uma série de relatórios e estatísticas imprescindíveis para conhecer sua equipe de perto. Aos profissionais que não rendem muito, você pode oferecer cursos de formação, oferecer prêmios para motivá-los ou simplesmente uma boa conversa para entendê-lo melhor a ajudá-lo. Enquanto aos melhores profissionais, não deixe de reconhecer seu trabalho e, pouco a pouco, aumentando suas responsabilidades dentro do negócio. É bom para eles que se sentirão satisfeitos de contar com sua confiança e é bom para você que poderá ir delegando tarefas às pessoais mais competentes da sua clínica.
Em 2015, não deixe passar absolutamente nada. Abra suas portas todos os dias com o absoluto controle. O próximo ano experimentará um enorme crescimento do ramo da estética o que significa que sua competência estará cada vez mais acirrada. Conte com o melhor aliado que sua clínica de estética pode ter e estar sempre um passo à frente. Faça que sua clínica seja sempre a primeira e melhor opção para seus clientes.