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Serviços para público masculino podem ser um grande diferencial

> Serviços para público masculino podem ser um grande diferencial

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A Estratégia do Oceano Azul é uma teoria segundo a qual as empresas devem buscar distanciar-se de seus concorrentes, ampliando o mercado e chegando até novos públicos através de ações e produtos inovadores. Nos negócios de estética e beleza, como em todos os outros, esta é uma das chaves para o sucesso. Em um “oceano” dominado por salões de beleza que oferecem serviços semelhantes a clientes com necessidades parecidas, buscar explorar “novos mares” deve ser uma orientação constante. No Brasil, o público masculino, em especial, tem um grande potencial para ser explorado e é a dica de hoje que FLOWww traz a você.

 

Em 1990, o consultor coreano W. Chan Kim utilizou a metáfora do oceano azul para descrever um ambiente em que a empresa opera com mais espaço e tranquilidade, com concorrência irrelevante e novas regras de mercado. Ao contrário, um “oceano vermelho” seria um contexto em que todos os concorrentes disputam de maneira acirrada um mesmo mercado com soluções e produtos semelhantes entre si, como em um mar cheio de tubarões que se enfrentam constantemente.

 

Na área de beleza, gestão e marketing em estética, preço, atendimento, divulgação e qualidade são essenciais, mas a prosperidade também passa em grande escala pela diferenciação. Enxergar e criar novas oportunidades são importantes para destacar-se. Uma das tendências com grande nicho de mercado a ser explorado é o de serviços de beleza para homens.

 

Segundo o Sebrae, a oferta de serviços customizados para este público ainda é insuficiente diante do crescente interesse por parte dos homens em produtos e serviços de beleza e estética. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2014, os produtos de higiene e cosmética voltados ao público masculino representaram quase 11% do consumo total destes produtos e geraram um faturamento de R$ 11,1 bilhões.

Pesquisa feita pela JWT com mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra

O fenômeno, afirma o Sebrae, é mundial e deve consolidar, nos próximos anos, uma tendência forte de consumo em cosméticos e tratamentos para eles. De acordo com uma pesquisa feita pela JWT com mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra:

 

- 54% deles usam produtos para a pele

- 33% depilam ou removem pelos

- 29% dos homens fazem manicure

- 24% investem em tratamentos faciais

- 13% depilam a sobrancelha.

 

No Brasil, os homens que mais procuram por serviços e tratamentos de estética nas grandes metrópoles do país têm entre 25 e 34 anos, faixa etária que representa 23% da população masculina. A maioria, 76%, tem alto poder aquisitivo (classe B) e quer serviços cada vez mais exclusivos.

 

Seja em serviços como massagem, limpeza de pele, depilação masculina comum ou definitiva, tratamentos capilares e faciais, manicure ou pedicure, a preferência é por um ambiente que proporcione uma experiência de conforto e sociabilidade. Um exemplo desta tendência é o retorno de barbearias vintage. Estes estabelecimentos começaram a surgir na década de 40, como um espaço tanto de cuidado pessoal quanto de socialização. Agora, a moda voltou a cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Outra ideia que começa a tomar corpo, nesta proposta de cuidado e descontração, são os spas masculinos, exclusivamente para eles.

 

Três dicas para conquistar este público

 

Privacidade: É preciso estar atento às particularidades do consumidor. No caso dos homens, muitos se sentem incomodados em tingir os cabelos ou fazer uma depilação na frente das mulheres, por exemplo, destacam dados do Sebrae. Assim, a privacidade e a exclusividade são um aspecto importante. Além de espaços exclusivos, uma opção é oferecer serviços a domicílio.

 

Entretenimento: Diferentemente das revistas de moda e comportamento típicas dos espaços para mulheres, outros artifícios são recomendados para fazer com que os homens se sintam à vontade: muitos oferecem o jornal do dia, videogame, internet wi-fi, televisão sintonizada em programas de esporte ou mesmo um ambiente que lembre uma cafeteria ou bar.

 

Produtos próprios: É importante lembrar que os produtos usados também têm suas particularidades e são exclusivos para os homens. Tratamentos e pacotes especiais, como Dia do Noivo, já são oferecidos em alguns estabelecimentos.

 

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