
Sair do lugar comum ajuda que você aumente consideravelmente os resultados. Pequenas ações no dia a dia podem promover suas vendas e atrair novos clientes para seu negócio. Separamos aqui algumas dicas que você pode seguir agora e usar juntamente com seu sistema para seu salão de beleza ou clínica de estética. Confira!
Atrair novos clientes
Promova a divulgação boca a boca: Basta pensar: quantos clientes você tem hoje? Com quantas pessoas eles conversam todos os dias? Você pode multiplicar o número de pessoas através de seus clientes atuais se preparar um bom programa do tipo “Convide um amigo”. Oferecer descontos especiais para pessoas que chegam pela primeira vez ao seu salão e, se conseguir amostras grátis de produtos com seus fornecedores, melhor ainda! Isso os ajudará a eliminar aquele medo que de conhecer novos lugares.
Pense também nas crianças e homens. Ofereça preços especiais em dias específicos da semana para eles.
Prepare um espaço para as crianças
Se você nunca pensou neles como clientes, está na hora de considerá-los. As mães se sentirão mais confortáveis em levar seus filhos a salões onde já são clientes, além do fato que irão adorar contar com um espaço onde seus filhos possam brincar enquanto elas fazem o cabelo. Você não precisa gastar muito, basta alguns brinquedos e desenhos para colorir que eles ficarão felizes :)
Dedique-se aos clientes atuais
Fidelizar seus clientes é a melhor maneira de garantir sua renda fixa mensal. Para isto voce deverá convencer eles a voltar sempre, e isso implica conhecer seus gostos e oferecer mais do que eles esperam (e é claro, mais do que seu concorrente está oferecendo). Pode ser pouca coisa, mais um bom café e revistas que eles gostam faz toda a diferenca (entregando nas maos deles, claro, e falando que voce encomendou especialmente para eles).
Também uma forma de conquistá-los é mostrando alguma novidade ou tendencia neles, sendo assim os primeiros.
Ofereca novos produtos e serviços
Revise constantemente seus produtos e serviços. Não fique sempre com os mesmos. Seus clientes irão cansar de ver sua vitrine sempre os mesmos produtos ou não verem inovação nos serviços. Uma linha de produtos nova, um novo tipo de massagem, um novo corte, etc.. Dedicar um tempinho fazendo uma pesquisa de mercado trará muitos beneficios para enxergar o que precisa ser renovado no salão.
Pergunte a seus clientes o que eles querem e precisam
Obter feedback dos clientes sempre é vantajoso. Isso lhe ajudará a rever o que pode ser mudado, afinal de contas, se muitos clientes reclamam da mesma coisa sem dúvida deve ser mudado.
Para ter essa informação, basta perguntar. Algumas pessoas podem não gostar, ou podem não falar toda a verdade ou nem mesmo querer responder, mesmo através de um formulário. Lembre-se: Marketing é uma troca. Você deverá incentivá-los se quiser obter bons resultados, e bons resultados não significam apenas elogios, mas sim opiniões reais. Uma dica? Faça um concurso, crie as regras - uma delas pode ser sinceridade 100% ;)
Não tenha medo de elevar seu preço
Não estamos falando de colocar todos seus preços nas nuvens, mas sim criar serviços “premium”. Para cada serviço comum acrescente um serviço premium com o preço mais alto, mas que tenha algo extra ou com produtos de alta qualidade. Ter várias opções sempre é bom para seu cliente.
Escolha um nicho de mercado e trabalhe com ele
Você pode oferecer o mesmo que todos os outros, mas não precisa focar nisso. Observe e pesquise o que as pessoas costumam pedir mas que poucos ou nenhum ofereçam. Torne-se um especialista e irá se diferenciar por isso. Isso implica estudar mais e treinar toda a sua equipe. É um diferencial onde você irá se destacar.
Confira aqui outros diferenciais que você pode explorar.
Invista na sua equipe
As pessoas que trabalham com você são as responsáveis pela experiência que o seu cliente terá quando for ao seu salão. São os embaixadores da sua marca e investir neles nunca será uma perda, pois se você assumir a responsabilidade de ajudá-los no desenvolvimento profissional receberá de volta a contribuição no crescimento do seu negócio.
Além do pagamento e dos benefícios, o ambiente de trabalho e principalmente os treinamentos são essenciais. O trabalho já é cansativo, portanto um ambiente alegre e uma boa comunicação interna sem dúvida irão ajudar.
Inovação faz parte do sucesso. Você deverá sempre buscar por ferramentas e soluções para gerir seu negócio no seu dia a dia e um bom software irá lhe ajudar a decolar na frente dos concorrentes. Teste grátis por 10 dias nossa ferramenta e confira o quanto ela pode facilitar o seu trabalho.