Com certeza, um dos seus maiores objetivos é fazer com que seus clientes consumam e se satisfaçam com seus pacotes de tratamentos estéticos. Mas como alcançar essa meta? Tudo se inicia em oferecer um tratamento que seja 100% personalizado ao seu cliente, focado em suas necessidades e desejos - bem como em suas metas pessoais.
Para tornar seu cliente mais satisfeito, algumas ferramentas e estratégias de marketing podem e devem ser utilizadas, a fim de tornar esse processo de venda e consumo de pacotes de tratamentos estéticos completo. Por isso, hoje dispomos de 5 dicas que irão te ajudar a obter sucesso com seus procedimentos e fortalecer a recorrência de clientes em sua clínica estética! Anote!
1. Promova suas visitas de avaliação como um ponto de partida indispensável antes de iniciar qualquer programa de tratamento.
O primeiro passo para um tratamento completo e bem-sucedido é uma sessão de diagnóstico ou avaliação. Sem ela, não é possível personalizar o tratamento no nível que desejamos. Assim, para que mais clientes se interessem pelos seus programas de tratamento, recomendamos que comece a divulgá-los no seu site e nas redes sociais, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de pedirem mais informações no formulário de inscrição.
Para fazer isso, você pode usar uma Landing Page promocional ou vinculá-los diretamente a um post em suas redes sociais, por exemplo, no Facebook. E como fazer isso? Use, por exemplo, um design feito no Canva e uma mensagem que os incentive a pedir mais informações sobre um determinado tratamento, acompanhado de um link para um de seus formulários FLOWww, segmentado pela origem da campanha.
Assim, você saberá a partir de qual canal os novos contatos entraram pra você, o que eles querem saber e as informações básicas para chamá-los, fazer um agendamento e convencê-los a vir e conhecer seu centro, e ter sua sessão de avaliação antes do tratamento que você irá recomendar.
2. Crie pacotes personalizados e de baixo orçamento com um tratamento que se adapte perfeitamente às necessidades do cliente.
Assim que o cliente fizer o agendamento de avaliação, você poderá conhecer em profundidade o seu caso, avaliar a área a ser tratada e obter todas as informações necessárias para poder criar um plano de tratamento personalizado e o orçamento.
Para isso, você pode contar com os formulários de anamnese completos e com as múltiplas funcionalidades que um sistema online de gestão e marketing como o que a FLOWww oferece, pensadas para ajudar você a conhecer as necessidades do cliente e oferecer sempre a melhor solução. Desde o armazenamento das fotos no seu arquivo, bem como as principais informações, avisos e comentários, e ainda um assistente completo para a criação de vouchers, pacotes e programas de tratamento.
Neste caso, você pode se basear no que aprendeu para criar um programa de tratamento em forma de pacote, no qual poderá estabelecer desde as sessões que farão parte dele até os horários ou prazos recomendados para garantir a máxima eficácia. Ao criar uma proposta personalizada, será muito mais fácil agradar ao cliente, pois ele sabe que você sempre recomendará o melhor para ele.
Como nesses casos o tratamento costuma ter um custo relativamente alto, para fechar a venda com sucesso você pode oferecer ao cliente um desconto pessoal e até mesmo uma forma de pagamento flexível e confortável, um financiamento, por exemplo.
Se você não conseguir fechar a venda no momento e o cliente ainda quiser pensar um pouco, pode enviar-lhe posteriormente a proposta por e-mail, acompanhada de uma oferta especial, as especificações do pacote, as vantagens da contratação do tratamento e os resultados que ele irá obter, de acordo com a sua avaliação e experiência no assunto.
3. Planeje os agendamentos com antecedência para que o cliente compareça a todos eles dentro dos horários recomendados.
Se o cliente aceitou o programa de tratamento que você criou para ele, você pode propor a ele já fazer todos os agendamentos de uma vez só. Esta técnica permite que você dê ao cliente a tranquilidade de saber que ele já tem seus horários todos reservados, e caso necessite alterar algum, é só ele entrar em contato para alterar a data.
Isso, no nível de marketing funciona muito bem, pois você está garantindo a recorrência do cliente e o cumprimento dos tempos recomendados, o que ajudará você a manter o controle, evitar atrasos desnecessários e, acima de tudo, oferecer resultados satisfatórios dentro do prazo prometido.
4. Conte com um sistema de lembretes de agendamentos 100% eficaz para manter todos os seus programas atualizados.
Com todos os agendamentos já marcados, você só terá que entregar ao cliente o programa com todas as datas para que ele saiba e, claro, você pode enviar-lhe um lembrete automático do agendamento por SMS ou mensagem push na véspera, para evitar que ele se esqueça.
Se ele precisar alterar a data, basta ligar, ou caso tenha recebido um SMS, é só acessar o gerenciador de agendamentos e marcar para outro dia. Fácil assim!
O cliente vai gostar de saber que você o conhece e se preocupa em avisá-lo, principalmente levando em consideração o número de datas a serem lembradas e o tempo entre as sessões.
Adicionar lembretes de agendamentos à sua estratégia de comunicação ajudará você a cuidar do seu atendimento ao cliente, a trazer o tratamento em dia sem contratempos e, principalmente, a evitar cancelamentos e faltas de última hora, que acabam por atrapalhar sua agenda e a organização do dia a dia de sua equipe.
5. Implemente uma estratégia completa de acompanhamento e recomendações, com foco no cumprimento dos objetivos.
Por fim, você pode implementar uma estratégia de acompanhamento, automatizando o envio de mensagens que acompanham seu cliente ao longo de seu tratamento. O que esses e-mails e mensagens push devem conter?
Mensagens de incentivo e motivação.
Informações sobre o andamento do seu tratamento.
Rotinas de cuidados em casa e recomendações sobre nutrição e exercícios.
Avisos antes da próxima sessão.
Artigos de interesse e vídeos relacionados ao seu tratamento.
Ofertas especiais de produtos complementares, que podem ajudá-lo a aprimorar, melhorar e manter os resultados.
Fazer um acompanhamento efetivo com seus clientes ajudará a manter a confiança e o interesse deles em você, a retê-los e a contribuir para que se mantenham motivados e entusiasmados para terminar o tratamento e ver os resultados definitivos. Um cliente satisfeito é um cliente que retorna e faz de você uma referência!
Você quer mais? Incentive-o a participar do seu programa de fidelidade, recomendando você aos seus amigos e familiares com a ajuda dos cartões do programa de fidelidade "Convide um Amigo". Ele vai adorar ajudá-lo e ser recompensado por isso!
O que você achou dessas ideias de marketing? Prepare-se para lançar os melhores programas de tratamento e fazer com que seus clientes os concluam com alto grau de satisfação.
Conte com a FLOWww, um sistema online de gestão e marketing especializado e 100% adaptado às necessidades do seu negócio de estética e beleza. Solicite uma demonstração personalizada agora!