
Com o notável aumento do uso das mídias sociais, é fácil saber onde a pessoa cortou o cabelo, fez a unha e, por que não, onde está se desestresando com uma ótima massagem. Menções de páginas, pessoas e hashtags são bastantes usados. Não seria ótimo se pelo menos metade dos seus clientes contasse que visitou seu salão, marcasse você ou sua empresa e até usasse as hashtags?
Mesmo fazendo um ótimo trabalho, não significa que seus clientes irão lhe recomendar por aí de boca em boca ou nos perfis sociais. Como infelizmente as coisas não funcionam assim, temos algumas dicas que sendo bem aplicadas sem dúvida irão trazer mais vendas. Mas lembre-se que nada é da noite para o dia. Concentre-se em um trabalho focado não só na sua parte, mas também na sua equipe.
Faça você mesma suas fotos: Não espere seus clientes postarem, antecipe-se e faça primeiro. Crie perfis sociais para sua empresa (não é recomendável usar seu perfil pessoal, o número de pessoas que você pode adicionar é limitado, além de não ter números de visualizações entre outras estatísticas) e publique lindos cabelos, seja sua própria modelo. De vez em quando faça fotos do seu look e poste juntamente com outras dos seus trabalhos. Seguem algumas dicas aqui de como fazer boas fotos até mesmo com seu celular.
Dicas para seu salão
- Seja sua própria modelo: Esqueça esse mito que cabeleireira não costuma andar arrumada. A semana é ótima para mostrar opções e inspirar suas clientes.Quando terminar um corte ou penteado, tire uma foto: Sempre peça a permissão do seu cliente antes de postar (alguns não gostam, mas felizmente a grande maioria sim). Se puder, tenha por perto uma boa câmera e fique de olho nos melhores ângulos para mostrar bem o seu trabalho.
- Faça parcerias com fotógrafos: É indiscutível o trabalho profissional do fotógrafo. Contar com algumas fotos profissionais dão uma grande vantagem pois é aí que voce pode explorar os detalhes (maquiagem de perto, detalhes de penteados, etc).
- Seja uma embaixadora do seu salão: sendo sua modelo e sempre carregando seus cartoes de visita com você. Quando for elogiada pelo corte, cor ou penteado que estiver usando, não esqueça de agradecer, entregar um cartao de visita e convidar para conhecer seu salão.
- Fique de olho nas tendências: Quando alguma tendência for lançada, não a perca! Se for a primeira (ou uma das primeiras) a oferecer esse serviço, dará um destaque ao seu salão. Salões e clínicas competem pelos serviços e qualidade dos mesmos, não fique para trás. Uma nova tendência de cor ou tratamento, além de ser um diferencial, é um ótimo gancho para falarem da sua marca e visitarem seu salão ou centro de estética.
Com estas dicas, sem dúvida mais clientes estarão engajadas e sua base de dados irá aumentar. Não esqueça que um bom software de gestão é preciso nessa hora :)