
Divulgar o seu salão ou clínica estética com baixo orçamento não é uma tarefa simples. Para quem é empreendedor há algum tempo, isso não é mais novidade, porém não escapam do dia a dia que requer muito planejamento e bom manejo de recursos.
Não importam as circunstâncias, contar com um planejamento e com estratégias de comunicação devem estar sempre na lista de tarefas. O grande problema com o qual nos encontramos atualmente é o pouco dinheiro ou simplesmente não destinar quase nada para a divulgação da marca.
Não temos dúvida do grande investimento que foi o seu salão: móveis, produtos, profissionais… e quem sabe o dinheiro para marketing ficou “para depois”. É por isso listamos aqui algumas maneiras de te ajudar na divulgação da sua marca gastando pouco dinheiro.
Trabalhe com produtos diferenciados
Não estamos falando aqui em comprar somente produtos caros para seu salão. Mas sim, em produtos de qualidade e que tal vez o seu competidor não use, pode ser algum produto ecológico /“verde” ou natural, ou aposte em produtos para atender nichos que não estão sendo atendidos corretamente na sua região. Um exemplo disso pode ser tratamentos capilares para cabelos grisalhos (você já viu alguma coisa assim?). Lembre-se que não é só pelo fato de todos os salões usarem as mesmas marcas, que buscando no Google você vê milhares de salões que as usam que você precisa usá-las, porque será assim mesmo que o cliente estará vendo você: um a mais entre os muitos salões. Seja criativo, teste bastantes, busque diferenciação.
Faça do marketing o seu eixo principal
Ter clientes fiéis não se consegue da noite para o dia. Para muitos salões, marketing é sinônimo de publicidade, e não é bem assim. Marketing começa com a maneira de pensar dos seus colaboradores. Uma dica? Faça reuniões mensais onde são discutidos os aspectos-chave do salão, como feedbacks dos clientes, sugestões e treinamentos. Sim, treine sua equipe, faça com que todos entendam a filosofia da empresa e que cada cliente sinta essa filosofia através deles.
Identifique seu nicho
Definir o seu nicho de mercado irá lhe ajudar a economizar um monte. Imagine investir muito dinheiro em algum jornal ou revista, e não conseguir o retorno que esperava. Por isso, defina muito bem o público que você irá atender. Procure contar também com diferenciais para o seu salão e assim evitar que seu salão se pareça com os demais, pelo ponto de vista do cliente.
Fortaleça o relacionamento com seus clientes
Os clientes querem sentir uma conexão e não mais somente que você está vendendo para eles. As maiores empresas do mundo criam um relacionamento com seu público, é só dar uma olhada nas mídias sociais da Coca-Cola e Disney, por exemplo. Tenha uma base de dados, crie promoções e ofertas customizadas, presenteie seus clientes ou faça eventos para eles, sempre visando em aprimorar esse relacionamento. Mandar emails com as promoções da semana ou serviços especiais também são úteis. Até contamos aqui como criar emails marketing efetivos.
Aproveite ao máximo suas mídias sociais
Sem dúvida as mídias irão te ajudar a divulgar os produtos e serviços do seu salão. Porém busque sempre vender o resultado final. Vamos supor que você queira vender um produto para alisar, uma boa ideia seria fazer um layout (o Instagram traz essa ferramenta, confira nosso artigo com dicas para o uso do Instagram para seu salão) do produto + o resultado, de preferência a foto do resultado obtido no seu salão.