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Como utilizar a internet para ouvir seu cliente

> Como utilizar a internet para ouvir seu cliente

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Foi-se o tempo em que os estabelecimentos comerciais podiam contar apenas com aquela folhinha de papel, a chamada “pesquisa de satisfação”, para saber a opinião do cliente. Geralmente respondida com pressa, a pesquisa em papel dificilmente trazia detalhes e percepções aprofundadas. A internet, felizmente, vem criando diversos espaços não apenas onde se pode saber realmente a opinião do consumidor, mas também onde ele se sente mais à vontade para interagir com as empresas. Como os salões de beleza podem se beneficiar desta tendência? Venha conosco e descubra!

 

Mapeando as comunidades nas redes sociais, sites de notícias e veículos de comunicação especializados, como revistas online de estética, é possível ficar de olho nas tendências de mercado e de comportamentos do seu público-alvo. No entanto, é possível ir mais além e criar formas de interação e de aproximação das pessoas que se interessam e que frequentam os negócios de beleza.

 

Saiba o que estão falando de seu salão de beleza

 

Comunidades nas redes sociais, blogs de estética, sites de beleza e sites onde consumidores podem expor suas opiniões, como o Reclame Aqui, são lugares onde é recomendável monitorar permanentemente os comentários dos usuários. Adquira este hábito e procure por hashtags e temas ligados ao seu salão de beleza e os serviços oferecidos. Você pode também entrar nestas comunidades e fazer perguntas pontuais, nas caixas de comentários de posts que tenham a ver com seu business.

 

Abra múltiplos canais de atenção ao cliente

 

Hoje em dia, o especialistas em administração, sobretudo em marketing para estética, recomendam que a internet deve ser usada como um canal de atenção ao cliente por várias e simultâneas vias: site, e-mail, blog e redes sociais. Monitore diariamente as perguntas e interações realizadas. Responder a dúvidas e questionamentos com rapidez, agradecer pela presença nas redes e sugerir conteúdos do interesse do cliente – a partir de links do seu site ou posts do seu blog, por exemplo – podem estimular cada vez mais esta forma de contato.

 

Aproveite para oferecer agendamento online

 

Contar com uma agenda online e oferecer esta modalidade de marcação de horários uma tendência para salões de beleza que facilita muito a vida do usuário e do gestor do negócio. Este recurso, que pode ser usado a partir de um computador ou de um smartphopne, pode ser incorporado via Facebook, web corporativa ou blog. Assim, o histórico e a agenda online ficam permanentemente atualizados e registrados na web, liberando o tempo do gestor para outras atividades. Conte com uma boa agenda online para salão de beleza e aproveite suas vantagens.

 

Faça a pesquisa de mercado e opinião na internet

 

Sabe a pesquisa de satisfação que mencionamos no início do texto? Pois é, você pode enviá-la também por e-mail após as sessões e os atendimentos feitos. Existem vários sites de questionário e pesquisa online gratuitos, como o Survey Monkey e o Sua Pesquisa, onde você pode fazer perguntas personalizadas, adicionar comentários e depois compilar os resultados segundo seu interesse. Com uma boa gestão de clientes, através do seu programa para salão de beleza, você certamente saberá o e-mail deles e os últimos tratamentos realizados.

 

Administre os comentários negativos

 

Eles podem chegar por várias vias: e-mail, comentários nas redes, em blogs ou em sites, sejam os seus ou aqueles gerais das comunidades e sites de notícias. É claro que os elogios são ótimos e devem ser agradecidos, mas a gestão de críticas e reclamações dos clientes é mais delicada. Veja os comentários negativos como uma oportunidade para melhorar e responda a eles, com educação, humildade e, principalmente, agilidade. A atenção e as respostas devem ser sempre personalizadas e buscando soluções para que os problemas não tornem a acontecer. Não há nada mais viral do que uma publicidade negativa online.

 

As redes sociais são, atualmente, um excelente canal de comunicação com o consumidor. Descubra também as melhores redes sociais para seu salão de beleza.

 

E fique de olho nas novidades de FLOWww, seu sistema de gestão online que nunca te deixa na mão. Se ainda não conhece, clique abaixo e saiba tudo que podemos fazer pelo seu negócio de estética! Até a próxima!

 

 

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